settings icon
share icon
Pergunta

A Bíblia é verdadeiramente a Palavra de Deus?

Resposta


Nossa resposta a esta pergunta não apenas determinará como vemos a Bíblia e sua importância para nossas vidas, mas também terá um impacto eterno em nós. Se a Bíblia é verdadeiramente a Palavra de Deus, devemos valorizá-la, estudá-la, obedecê-la e confiar plenamente nela. Se a Bíblia é verdadeiramente a Palavra de Deus, então ela é a autoridade final para todas as questões de fé, prática e moralidade. Se a Bíblia é a Palavra de Deus, então rejeitá-la é rejeitar o próprio Deus.

O fato de que Deus nos deu a Bíblia é uma evidência do Seu amor por nós. Deus comunicou à humanidade como Ele é e como podemos ter um relacionamento correto com Ele. Essas são coisas que não poderíamos saber se Deus não as tivesse revelado divinamente a nós na Bíblia. A Bíblia contém tudo o que a humanidade precisa saber sobre Deus para ter um relacionamento correto com Ele.

Como podemos saber que a Bíblia é a Palavra de Deus e não apenas um bom livro? O que há na Bíblia que a diferencia de todos os outros livros já escritos? Existe alguma prova de que a Bíblia é realmente a Palavra de Deus? Esses tipos de perguntas precisam ser cuidadosamente examinados. Não há dúvida de que a Bíblia afirma ser a Palavra de Deus. Isso é visto no elogio de Paulo a Timóteo: "... e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra" (2 Timóteo 3:15-17).

Há evidências internas e externas de que a Bíblia é verdadeiramente a Palavra de Deus.

Evidência Interna de que a Bíblia é a Palavra de Deus
Evidências internas são aquelas coisas dentro da Bíblia que testificam da sua origem divina. Uma evidência interna de que a Bíblia é verdadeiramente a Palavra de Deus é a sua unidade. Embora na verdade sejam sessenta e seis livros individuais, escritos em três continentes, em três idiomas diferentes, durante um período de aproximadamente 1.500 anos, por mais de 40 autores provenientes de diferentes origens sociais, a Bíblia continua sendo um livro unificado do começo ao fim, sem contradições. Essa unidade é diferente de todos os outros livros e é prova da origem divina das palavras que Deus fez com que os homens registrassem.

Outra evidência interna que indica que a Bíblia é verdadeiramente a Palavra de Deus é a profecia. A Bíblia contém centenas de profecias detalhadas relacionadas ao futuro de várias nações, certas cidades e toda a humanidade. Outras profecias referem-se à vinda do Messias, o Salvador de todos os que acreditariam nEle. Ao contrário das profecias de outros livros religiosos ou de homens como Nostradamus, as profecias bíblicas são extraordinariamente detalhadas. Existem mais de trezentas profecias sobre Jesus Cristo no Antigo Testamento. Não apenas a Sua linhagem foi profetizada, mas também onde nasceria, como morreriam e ressuscitaria. Simplesmente não há outra maneira lógica de explicar o cumprimento das profecias bíblicas a não ser pela sua origem divina. Nenhum outro livro religioso contém a quantidade de profecias detalhadas e preditivas que a Bíblia contém.

Uma terceira prova interna da origem divina da Bíblia é a sua autoridade e poder inigualáveis. Embora este teste seja mais subjetivo do que os dois primeiros, ainda é um poderoso testemunho de que a Bíblia é a Palavra de Deus. A autoridade da Bíblia é diferente da de qualquer outro livro já escrito. Esse poder é visto na maneira como inúmeras vidas têm sido transformadas sobrenaturalmente. Viciados em drogas têm sido completamente curados por ela, homossexuais têm sido libertados por ela, vagabundos e malandros têm sido transformados por ela, criminosos têm sido reformados por ela, pecadores têm sido repreendidos por ela e o ódio muitas vezes se transformou em amor pela influência da Bíblia. De fato, a Bíblia tem um poder dinâmico e transformador que só é possível porque é verdadeiramente a Palavra de Deus.

Evidência Externa de que a Bíblia é a Palavra de Deus
Há também evidências externas indicando que a Bíblia é verdadeiramente a Palavra de Deus. Uma é a historicidade bíblica. Visto que a Bíblia detalha fatos históricos, a sua precisão está sujeita à verificação como qualquer outro documento histórico. Por meio de evidências arqueológicas e escritos extrabíblicos, os relatos históricos da Bíblia têm sido repetidamente comprovados como precisos e verdadeiros. Na verdade, todas as evidências arqueológicas e manuscritas que apóiam a Bíblia a tornam o livro mais bem documentado do mundo antigo. O fato de a Bíblia registrar com precisão fatos historicamente verificáveis ajuda a substanciar a sua afirmação de ser a própria Palavra de Deus e apóia a confiança em relação a outros assuntos tratados por ela.

Outra prova externa de que a Bíblia é verdadeiramente a Palavra de Deus é a integridade de seus autores humanos. Ao estudarmos a vida dos escritores das Escrituras, vemos que foram honestos e sinceros. O fato de que estavam dispostos a morrer horrivelmente muitas vezes pelo que acreditavam mostra que esses homens realmente acreditavam que Deus havia falado com eles. Os homens que escreveram o Novo Testamento e muitas centenas de outros crentes (1 Coríntios 15:6) conheciam a verdade da sua mensagem porque passaram tempo com Jesus Cristo depois dEle ressuscitar dos mortos. Ver o Cristo ressuscitado teve um tremendo impacto sobre suas vidas. Eles deixaram de se esconder com medo para estarem dispostos a morrer pela mensagem que Deus lhes havia revelado. Suas vidas e suas mortes testificam que a Bíblia é realmente a Palavra de Deus.

Outra evidência externa de que a Bíblia é realmente a Palavra de Deus é a sua indestrutibilidade. A Bíblia tem sofrido mais ataques cruéis e tentativas de destruí-la do que qualquer outro livro na história. Desde os primeiros imperadores romanos como Diocleciano, passando pelos ditadores comunistas, até os ateus de hoje, a Bíblia tem resistido ao ataque constante de seus detratores. No entanto, continua sendo o livro mais publicado no mundo.

Ao longo da história, os céticos consideraram a Bíblia mitológica, mas a arqueologia confirmou que ela é histórica. Os detratores consideram seus ensinamentos primitivos e ultrapassados, mas seus conceitos morais e legais têm influenciado positivamente as sociedades em todo o mundo. Ela continua a ser atacada pela pseudociência, psicologia e movimentos políticos, mas continua tão verdadeira e relevante hoje quanto era quando foi escrita pela primeira vez. Isso não deveria nos surpreender. Afinal, Jesus disse: "Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão" (Marcos 13:31).

A Bíblia, única entre os livros, tem transformado inúmeras vidas e influenciado culturas inteiras. Depois de examinar a evidência, pode-se dizer sem dúvida que Deus falou e que, sim, a Bíblia é deveras a Palavra de Deus.

English



Voltar à página principal em português

A Bíblia é verdadeiramente a Palavra de Deus?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries