settings icon
share icon
Pergunta

O que a Bíblia diz sobre o câncer?

video
Resposta


A Bíblia não diz nada especificamente sobre a doença de câncer. No entanto, isso não significa que ela não aborde a questão das doenças. O rei Ezequias estava doente de uma "úlcera" (2 Reis 20:6-8), o que poderia ter sido, na realidade, o câncer com um nome diferente. Assim, embora a palavra câncer não esteja na Escritura, há condições descritas que poderiam muito bem estar se referindo a ele. Quando Jesus estava na terra, Ele curou vários tipos de doenças (obviamente, isso incluiria o câncer) como um sinal para os judeus de que era o Messias. No entanto, o câncer, como todas as doenças, é um resultado da maldição do pecado no mundo.


Em Gênesis 3:17, lemos: "Maldita é a terra por tua causa." A terra foi amaldiçoada por causa do pecado e todos os homens morrem - todos nós voltamos ao pó – e o método de morte pode ser de doença, que, por sua vez, é um resultado natural da maldição sobre a terra. As doenças não são uma "punição", mas o resultado de viver em um mundo decaído e amaldiçoado. Tanto os crentes quanto os descrentes desenvolvem câncer e outras doenças que levam à morte. Precisamos lembrar que, na vida do crente, "todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito" (Romanos 8:28); "todas as coisas" incluem o câncer.

A coisa maravilhosa é que, apesar de estarmos sujeitos a doenças como câncer nessa vida amaldiçoada, temos esperança. Salmo 103 tem uma passagem maravilhosa que nos dá uma confiança garantida de que haverá um fim para os males deste mundo. Salmo 103:1-4 diz: "Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga ao seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios. Ele é quem perdoa todas as tuas iniquidades; quem sara todas as tuas enfermidades; quem da cova redime a tua vida e te coroa de graça e misericórdia. "

Será que essa passagem garante que Deus vai nos curar do câncer ou de outras doenças nesta vida? Não, esse não é o significado desta passagem. Em vez disso, o mesmo Deus que nos perdoa os nossos pecados um dia vai levar-nos a um lugar que Ele preparou para nós (Mateus 25:34). A Sua redenção nos preserva da destruição, e então não haverá mais maldição, doenças ou morte, e seremos para sempre coroados da Sua bondade e graça. A vitória final sobre a maldição do pecado já é nossa em Cristo.

English



Voltar à página principal em português

O que a Bíblia diz sobre o câncer?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries