settings icon
share icon
Pergunta

O que a Bíblia diz sobre doar?

Resposta


A Bíblia tem muito a dizer sobre a doação!

Primeiro, Jesus declara que nossa atitude em relação ao dinheiro é indicativa do foco de nossos corações: "Porque onde estiver teu tesouro, aí estará também teu coração" (Mateus 6:21). É útil olhar para nossas várias contas financeiras e observar como gastamos nosso dinheiro. Nosso amor por Deus e Sua obra aparecerá na maneira como doamos nosso dinheiro.

A Bíblia dá alguns princípios úteis para nos guiar em como pensamos e como doamos nosso dinheiro:

1. Deus possui tudo e dá Suas coisas, incluindo dinheiro, para quem Ele escolhe. Considere o Salmo 24:1: "Ao SENHOR pertencem a terra e tudo o que nela existe, o mundo e os que nele habitam." Considere também Provérbios 22:2: "O rico e o pobre se encontram, o SENHOR faz tanto um quanto o outro". A realidade é que tudo o que temos é de Deus. Ele dá de acordo com Seus propósitos e planos. A questão nunca deve ser "Quanto do meu dinheiro devo doar?" mas "Como Deus gostaria que eu usasse o Seu dinheiro?"

2. Como gastamos e doamos o dinheiro de Deus é um aspecto fundamental da adoração. Colossenses 3:17 nos ordena a fazer tudo para a glória de Deus, seja o que for que fizermos. Assim, ao gastarmos e doarmos nosso dinheiro, devemos ter confiança de que o que estamos fazendo glorifica Deus e o honra. Isso inclui nossas doações de caridade à igreja e outros ministérios do evangelho. Mas também inclui o que fazemos com todo o dinheiro que Deus nos confiou.

3. Doar à igreja e ao ministério do evangelho é ordenado por Deus. 1 Coríntios 16:1-2 aborda a necessidade de doar: "Quanto à coleta para os santos, fazei vós também o mesmo que ordenei às igrejas da Galácia. No primeiro dia da semana, cada um de vós separe o que puder, de acordo com o seu ganho, e o guarde, para que não se façam coletas quando eu chegar." Doar consistentemente à igreja para o ministério é uma diretriz de Deus para os cristãos.

4. A doação deve ser feita com consideração, sacrifício, generosidade e alegria. Devemos considerar cuidadosamente quanto doar com base em nossa renda (1 Coríntios 16:2). Nesse sentido, 2 Coríntios 9:6-7 diz: "Mas digo isso: Quem pouco semeia, pouco também colherá; quem semeia com generosidade, também colherá generosamente. Cada um contribua de acordo com o que decidiu no coração; não com tristeza nem por constrangimento, pois Deus ama a quem contribui com alegria." A consideração, generosidade, liberdade e alegria fazem parte da doação. Devemos ser "alegres" em nossas doações. É fácil ser alegre ao cantar louvores a Deus. Essa mesma alegria deve estar presente em nossas doações. Temos um exemplo de doação sacrificial nos macedônios, que doaram mesmo em sua "grande provação", "extrema pobreza" e "além de suas possibilidades" (2 Coríntios 8:1-9).

No Antigo Testamento, os israelitas foram ordenados a doar cerca de 23% de sua renda anual para apoiar os levitas (Levítico 27:30), para financiar celebrações como a Páscoa (Deuteronômio 12:10-18) e para ajudar os pobres (Deuteronômio 14:28-29). Esses comandos incluíam dois dízimos (a doação de 10 por cento) e um terço de um dízimo. A doação era um requisito legal na teocracia de Israel.

Além de sua doação obrigatória, Deus orientou os israelitas a darem ofertas "voluntárias". Deuteronômio 16:10 explica que eles deveriam dar uma "oferta voluntária da tua mão, que darás conforme o SENHOR, teu Deus, te houver abençoado." É esta diretriz que é mais semelhante ao tipo de doação do Novo Testamento. Não há dízimo requerido hoje, mas nossos presentes são mais semelhantes a uma oferta voluntária. Depois de orar e considerar, doamos conforme sentimos que Deus gostaria que fizéssemos. Os crentes têm liberdade nesta área do culto. À medida que o Senhor nos prospera, devemos considerar doar mais.

5. Nossa doação deve ser feita silenciosamente. Jesus nos advertiu contra a doação com alarde ou de uma maneira que chamará a atenção para nós mesmos. Ele nos disse: "Mas, quando deres esmola, a tua mão esquerda não saiba o que faz a direita" (Mateus 6:3). Nossa doação deve "ser em segredo" (verso 4). E temos a promessa de que "teu Pai, que vê o que é secreto, te recompensará" (verso 4). A recompensa de Deus Pai certamente será melhor do que os aplausos e louvores dos homens.

6. Ao doar para a glória de Deus, sacrificialmente, generosamente e com alegria, Deus promete bênçãos. Aquele que dá generosamente também colhe generosamente (2 Coríntios 9:6). Provérbios 22:9 afirma: "Quem vê com olhos bondosos será abençoado, porque dá do seu pão ao pobre." E Jesus diz em Lucas 6:38: "Dai, e vos será dado; recebereis uma boa medida, cheia, generosa e transbordante; pois sereis medidos com a mesma medida com que medis." Em nossa doação para a glória de Deus, acumulamos tesouros no céu. Não buscamos prosperidade terrena e material, mas temos a certeza de que Deus nos recompensará e nos abençoará de alguma forma, algum dia. Talvez a bênção venha aqui na terra, mas certamente virá na glória.

Em Filipenses 4:18, Paulo descreve as dons financeiros dos filipenses a ele como "aroma suave e como sacrifício aceitável e agradável a Deus.” A ajuda prática da igreja ao ministério de Paulo foi notada por Deus e agradável a Ele. Nós também podemos ser fiéis administradores dos dons de Deus em nossa doação.

English



Voltar à página principal em português

O que a Bíblia diz sobre doar?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries