settings icon
share icon
Pergunta

O conceito católico de absolvição é bíblico?

Resposta


Uma definição comum de absolvição é “a remissão formal de pecado impartida por um sacerdote, como no sacramento da penitência.” A Igreja Católica Romana baseia seu ensinamento na necessidade de absolvição, e no papel do sacerdote em obter esse perdão, em uma única passagem do Evangelho de João. “Se perdoardes os pecados de alguém, serão perdoados; se os retiverdes, serão retidos” (João 20:23). Mas esta passagem ensina a necessidade da prática católica de absolvição? A Bíblia fala sobre ou aprova a prática da absolvição?

Sobre o perdão dos pecados, a Bíblia é clara que somente Deus pode perdoar os pecados (Marcos 2:7; Lucas 5:21), e Cristo, sendo Deus, tem o poder de fazê-lo, mas Ele nunca comunicou tal poder a Seus apóstolos, nem eles jamais assumiram ou fingiram exercer tal poder. Na verdade, é a marca do anticristo tentar algo do tipo pois, ao fazê-lo, usurpa-se o direito divino e coloca-se no lugar de Deus. Ao contrário, João 20:23 deve ser entendido apenas de maneira doutrinal ou ministerial, através da pregação da remissão total e livre dos pecados pelo sangue de Cristo, de acordo com a riqueza da graça de Deus. A todos que se arrependerem de seus pecados e acreditarem em Cristo, todos os discípulos de Cristo podem declarar confiantemente que todos os seus pecados são perdoados por causa de Cristo e para Sua glória.

Em João 20:23, Jesus está falando diretamente aos Seus discípulos. É importante notar aqui que Ele não está somente se referindo aos 11 apóstolos, mas também a outros seguidores de Jesus chamados discípulos (ver Lucas 24), bem como a todos que O seguiriam. Isso é importante porque a Igreja Católica afirma que somente seus sacerdotes (através de uma “passagem da tocha da absolvição” chamada sucessão apostólica) têm a autoridade para conceder a absolvição.

Se a absolvição do pecado é o significado das palavras de Jesus em João 20:23, então devemos ponderar exatamente qual era a Sua intenção quando deu a Seus seguidores a autoridade para perdoar o pecado (ou não). Ele os fez juízes e investiu neles o poder de passar uma sentença judiciária, concedendo ou retendo o perdão divino, como a Igreja Católica ensina? Ou Jesus os fez Seus embaixadores para proclamar o perdão através da fé em Seu nome, como os Cristãos acreditam? Em outras palavras, um pecador pode receber perdão diretamente de Deus através da fé, ou ele deve se valer da mediação do sacerdote católico? A Bíblia é clara: nenhum sacerdote é necessário para mediar entre Deus e o homem, “Porque há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem” (1 Timóteo 2:5). O ensinamento católico de absolvição não é bíblico.

English



Voltar à página principal em português

O conceito católico de absolvição é bíblico?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries