settings icon
share icon
Pergunta

Qual é o significado de Corpus Christi?

Resposta


As palavras Corpus Christi significam literalmente "corpo de Cristo" em latim. Corpus Christi, também chamada de Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, é uma festa religiosa celebrada por muitos católicos romanos na primeira quinta-feira após o Domingo da Trindade, que é o primeiro domingo após o Pentecostes. Em alguns países, é celebrada no próximo domingo após o Domingo da Trindade. Isso significa que Corpus Christi é comemorada aproximadamente dois meses após a Páscoa. Para aqueles que acreditam na transubstanciação, a festa é para celebrar a presença real do corpo de Cristo (o Corpus Christi) no pão e vinho da Eucaristia. Em alguns países com população predominantemente católica, a festa de Corpus Christi também é celebrada fora da igreja com desfiles, onde a Hóstia é carregada pelas ruas.

A festa ou festival chamado Corpus Christi teve origem em 1246 e foi celebrada pela primeira vez na diocese de Robert de Torote, bispo de Liège, Bélgica. Jacques Pantaléon, que havia sido arcediago de Liège, tornou-se Papa Urbano IV, e em 1264 ele ordenou que toda a igreja observasse a festa. No meio do século 14, o festival foi geralmente aceito, e no século 15, tornou-se uma das principais festas da Igreja Católica Romana.

Claro, tal veneração do pão e vinho da Eucaristia é rejeitada pelos evangélicos. Jesus disse: "Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia” (João 6:54). No entanto, Jesus não estava falando literalmente, como Ele explica um pouco mais tarde: “Eu sou o pão da vida; quem vem a mim jamais terá fome, e quem crê em mim jamais terá sede"(João 6:35). Comer e beber o corpo e sangue de Jesus não são feitos literalmente, mas por "vir" e "crer".

O capítulo 29 da Confissão de Westminster afirma claramente a perspectiva evangélica:

"Seção II. Neste sacramento, Cristo não é oferecido ao Seu Pai; nem qualquer sacrifício real feito, para remissão dos pecados dos vivos ou mortos; mas apenas uma comemoração da única oferta de Si mesmo, por Si mesmo, na cruz, de uma vez por todas: e uma oblação espiritual de todo louvor possível a Deus, pela mesma: de tal forma que o sacrifício papal da missa (como eles chamam) é terrivelmente injurioso para o único sacrifício de Cristo, a única propiciação por todos os pecados de Seus eleitos. . .

"Seção V. Os elementos exteriores neste sacramento, devidamente separados para os usos ordenados por Cristo, têm tal relação com Ele crucificado, que, verdadeiramente, mas apenas sacramentalmente, são às vezes chamados pelo nome das coisas que representam, a saber, o corpo e o sangue de Cristo; embora, em substância e natureza, eles ainda permanecem verdadeira e unicamente pão e vinho, como eram antes.

"Seção VI. Aquela doutrina que mantém uma mudança da substância do pão e do vinho, na substância do corpo e sangue de Cristo (comumente chamada transubstanciação) pela consagração de um padre, ou de qualquer outra maneira, é repugnante, não apenas à Escritura, mas até ao senso comum e razão; derruba a natureza do sacramento, e tem sido, e é, a causa de muitas superstições; sim, de grossas idolatrias.”

Corpus Christi, Texas, foi fundada numa área que havia sido anteriormente nomeada por um explorador espanhol que descobriu e nomeou a baía na festa de Corpus Christi em 1519. A cidade propriamente dita de Corpus Christi foi fundada mais de 300 anos depois.

English



Voltar à página principal em português

Qual é o significado de Corpus Christi?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries