settings icon
share icon
Pergunta

O que é um Cristão carnal?

Resposta


Pode um Cristão verdadeiro ser carnal? Para responder a essa pergunta, vamos primeiro definir o termo "carnal". A palavra "carnal" é traduzida da palavra grega "sarkikos", a qual significa literalmente "mundano". Essa palavra descritiva é vista no contexto de Cristãos em 1 Coríntios 3:1-3. No início dessa passagem, o Apóstolo Paulo se refere aos leitores como "irmãos", um termo que Paulo usa quase exclusivamente para se referir a outros Cristãos, e então ele passa a descrevê-los como "carnais". Portanto, podemos concluir que Cristãos podem ser carnais. A Bíblia deixa bem claro que ninguém é sem pecado (1 João 1:8). Toda vez que pecamos estamos agindo de forma carnal.

É importante entender que mesmo que um Cristão pode ser, por um tempo, carnal, um Cristão verdadeiro não vai permanecer carnal por muito tempo. Alguns têm abusado da idéia de “Cristão carnal” ao dizer que é possível que pessoas tenham fé genuína em Cristo e vivam o resto de suas vidas de uma forma completamente mundana, sem evidência qualquer de serem “nascidos de novo” ou uma “nova criatura” (2 Coríntios 5:17). Tal idéia não tem nada de bíblica. Tiago 2 deixa bastante claro que fé genuína vai sempre resultar em obras. Efésios 2:8-10 declara que somos salvos somente pela graça através da fé, mas que salvação vai sempre resultar em obras. Pode um Cristão, durante um período de falhas e / ou rebelião, aparentar ser carnal? Sim. Vai um Cristão verdadeiro permanecer carnal? Não.

Já que segurança eterna é um fato encontrado nas Escrituras, até um Cristão carnal é salvo. Salvação não pode ser perdida, porque salvação é um presente de Deus que Ele não vai tirar de nós (veja João 10:28; Romanos 8:37-39; 1 João 5:13). Até em 1 Coríntios 3:15, o Cristão carnal é assegurado de sua salvação: "se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo". A pergunta frequente não é se uma pessoa perdeu sua salvação, mas se essa pessoa era realmente salva de início (1 João 2:19).

Para Cristãos que se tornam carnais em seu comportamento, Deus vai discipliná-los com amor (Hebreus 12:5-11), para que possam ser restaurados à comunhão íntima com Ele e para serem treinados a obedecê-lO. O desejo de Deus em nos salvar é para que possamos nos tornar mais e mais como Jesus Cristo (Romanos 12:1-2), tornando-nos cada vez mais espirituais e menos carnais, um processo chamado de santificação. Até sermos libertos de nossa carne pecaminosa, vamos ter erupções de carnalidade. Para um crente genuíno em Jesus Cristo, no entanto, essas erupções de carnalidade vão ser a exceção, não a regra.

English



Voltar à página principal em português

O que é um Cristão carnal?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries