settings icon
share icon
Pergunta

Por que Deus não responde quando eu clamo: "Deus, por favor me ajude!"?

Resposta


Muitos se sentem abandonados por Deus nos momentos de maior necessidade, pedindo ajuda a Deus, mas não recebendo o que foi pedido. Isso significa que Deus não se importa ou que Ele está ignorando nossos gritos de ajuda? Quando clamamos por Ele, pedindo-Lhe para evitar a dor e o sofrimento, estamos comunicando um desejo universal de evitar a dor. Isso não é fraqueza, mas sim humanidade.

A Bíblia registra vários testemunhos daqueles que clamaram a Deus num momento de necessidade e, pelo menos por um tempo, foram encontrados com silêncio. Jó é o exemplo mais óbvio, pois em seu sofrimento ele sentia como se Deus não estivesse em lugar algum: "Vou adiante, ele não está ali; volto-me para trás, não o encontro; procuro-o à esquerda, onde ele age, mas não o vejo; viro-me para a direita e não o enxergo" (Jó 23:8-9). Os salmistas também lutaram com a sensação de que Deus não estava respondendo aos seus clamores: "SENHOR, por que permaneces longe? Por que te escondes em tempos de tribulação?" (Salmo 10:1); "Até quando, SENHOR? Tu te esquecerás de mim para sempre? Até quando esconderás o rosto de mim?" (Salmo 13:1); "Por que escondes o rosto e te esqueces da nossa tribulação e da nossa angústia?" (Salmo 44:24).

Jesus compreende o sentimento de não querer passar por dor e sofrimento. No Jardim do Getsêmani, pouco antes de Sua prisão, Jesus perguntou a Seu Pai três vezes: "E, adiantando-se um pouco, prostrou-se com o rosto em terra e orou: Meu Pai, se possível, afasta de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres" (Mateus 26:39) (veja também Mateus 26:42 e Mateus 20:22). Embora Ele tenha pedido que o "cálice" passasse, Jesus fez o pedido com a condição "se possível". Jesus estava em completa submissão à vontade de Deus e não à sua própria. Se Seu sofrimento fosse parte da vontade de Deus, então Ele estava disposto a aceitar isso.

Quando clamamos: "Deus, por favor me ajude", Deus nos ouve e sempre responde. Ele pode não responder da maneira que desejamos, mas responde mesmo assim. Compreensivelmente, quando estamos no meio da dor, do sofrimento e do luto, é difícil ver a ampla perspectiva do plano de Deus, especialmente quando recebemos uma resposta de "não" ou "ainda não". Mas podemos confiar na soberania de Deus porque sabemos que Ele é bom (Salmo 48:1; 95:3, 6). Mesmo quando passamos por provações, Deus dá graça (2 Coríntios 12:9). Depois da oração de Jesus no Getsêmani, "Então apareceu-lhe um anjo do céu, que o encorajava" (Lucas 22:43).

Como Deus é onisciente, Ele tem acesso a detalhes que nós não podemos começar a entender. Salmo 147:5 diz: "Grande é o nosso Senhor, forte em poder; não há limite para seu entendimento!". Quando clamamos a Deus: "Por favor me ajude", Ele vê o coração e compreende (Hebreus 4:15), e Sua resposta será sempre de amor (Romanos 5:8; Salmo 139:13-16). Podemos nos submeter à Sua autoridade porque Ele é confiável. Lembre-se, Deus quebrou Seu silêncio e Se revelou a Jó de uma maneira inconfundível (Jó 38:1).

Jesus nos assegura que Deus só nos dará o que é bom e justo em Lucas 11:11-13: "E qual pai dentre vós, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, se lhe pedir peixe, lhe dará uma cobra em lugar do peixe? Ou, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Se vós, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo aos que o pedirem." O Deus que cuida de cada pardal se preocupa com os detalhes de nossas vidas também (Lucas 12:5-6).

Como Deus sabe o que é melhor para nossas vidas, Ele não dirá "sim" a uma oração que vai contra o que é melhor. Podemos não entender ou concordar com o porquê dessa resposta, mas podemos confiar que Deus entende e que Suas ações redundarão para Sua glória e nosso bem final (Salmo 19:7; 2 Coríntios 4:7). Através de momentos dolorosos na vida, podemos aprender a ser como Cristo e glorificar o Senhor com nossas palavras e ações, mesmo através do nosso sofrimento (Jó 1:22; Tiago 1:2-8; 1 Crônicas 16:28-29).

Deus responde a todos os pedidos de ajuda. Mas se essa resposta será a que mais desejamos ou não, depende de Deus. Deus trabalha para o bem daqueles que o amam (Romanos 8:28) e para Sua glória. Podemos confiar que Ele sempre responderá aos pedidos de ajuda de acordo com Sua boa e perfeita vontade. Mesmo quando o salmista estava procurando um Deus aparentemente ausente, ele escolheu viver pela fé: "Mas eu confio na tua misericórdia; meu coração se alegra na tua salvação. Cantarei ao SENHOR, porque ele me tem feito muito bem" (Salmo 13:5-6).

English



Voltar à página principal em português

Por que Deus não responde quando eu clamo: "Deus, por favor me ajude!"?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries