settings icon
share icon
Pergunta

O que é a Igreja Católica Liberal?

Resposta


A Igreja Católica Liberal, ou ICL, começou na Grã-Bretanha no início dos anos 1900. A Igreja Católica Liberal não é uma ramificação liberal do catolicismo romano. Ao invés disso, sua origem está no catolicismo independente. As igrejas católicas independentes se identificam com o catolicismo romano em algumas práticas e crenças, mas não são aprovadas pela Igreja Católica Romana, pela Igreja Ortodoxa Oriental ou pela Igreja Anglicana. É verdadeiramente independente destas. No entanto, mantém grande parte da prática externa do catolicismo, incluindo sacramentos, liturgia e ordenação sagrada.

Os católicos liberais são essencialmente teosofistas, o que significa que buscam sabedoria e iluminação mística de uma infinidade de fontes. A Igreja Católica Liberal acredita que todas as religiões estão unificadas sob a mesma sabedoria espiritual — todas as religiões vêm de Deus e contêm as mesmas verdades básicas — mas cada uma expressa essa sabedoria de forma diferente. Em outras palavras, a Igreja Católica Liberal assume uma visão não bíblica de Cristo, que se proclamou como a verdade e a vida e o único caminho para o Pai. Ele não disse que era uma verdade entre muitas verdades; em vez disso, Ele se chamou de "a verdade" (João 14:6). Há salvação somente em Cristo (Atos 4:12).

A Igreja Católica Liberal diz que há muitos caminhos pelos quais uma pessoa pode encontrar a sabedoria de Deus. Isso é uma perversão do evangelho. Ao afirmar que não existe um caminho "correto" para Deus, a Igreja Católica Liberal confunde as pessoas e as afasta de sua única esperança de verdadeira salvação, e fazem isso em nome de Cristo. Isso é abominável. Como disse Paulo: "Conforme disse antes, digo outra vez agora: Se alguém vos pregar um evangelho diferente daquele que já recebestes, seja maldito" (Gálatas 1:9).

A Igreja Católica Liberal segue a doutrina católica romana de uma salvação baseada em obras; a graça, de acordo com a ICL, vem através do recebimento dos sacramentos. Como o catolicismo romano, a Igreja Católica Liberal também ensina a falsa doutrina da transubstanciação — o corpo e sangue reais do Senhor Jesus estão presentes na Eucaristia. Ao contrário do catolicismo romano, a ICL aprova a ordenação de mulheres para o sacerdócio (em violação a 1 Timóteo 2:11–12) e a ordenação de gays e lésbicas praticantes (ignorando 1 Timóteo 1:10 e 1 Coríntios 6:9). Qualquer organização religiosa que ignore tão abertamente a Palavra de Deus não pode verdadeiramente ser chamada de cristã e deve ser evitada (1 Coríntios 5:1–11).

English



Voltar à página principal em português

O que é a Igreja Católica Liberal?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries