settings icon
share icon
Pergunta

O que significa que Jesus é o nosso mediador?

Resposta


Um mediador é aquele que faz a mediação, ou seja, aquele que age como um intermediário para trabalhar com lados opostos a fim de trazer uma solução. Um mediador tenta influenciar um desacordo entre as duas partes com o objetivo de resolver uma disputa. Há apenas um mediador entre a humanidade e Deus, e esse é Jesus Cristo. Neste artigo, vamos ver por que Deus tem um litígio com a gente, por que Jesus é o nosso mediador, e por que estamos condenados se tentarmos nos representar sozinhos diante de Deus.

Deus tem uma disputa conosco por causa do pecado. O pecado é descrito na Bíblia como transgressão da lei de Deus (1 João 3: 4) e rebelião contra Deus (Deuteronômio 9:7; Josué 1:18). Deus odeia o pecado, e o pecado se interpõe entre todos nós e Ele. "Não há justo, nem um sequer" (Romanos 3:10). Todos os seres humanos são pecadores devido ao pecado que herdamos de Adão e devido ao pecado que cometemos em uma base diária. A única penalidade justa por esse pecado é a morte (Romanos 6:23), não apenas morte física, mas a morte eterna (Apocalipse 20: 11-15). A punição justa para o pecado é uma eternidade no inferno.

Nada que pudéssemos fazer por nossa conta seria suficiente para mediar entre nós e Deus. Nenhuma quantidade de boas obras ou observância da lei nos torna justos o bastante para estarmos diante de um Deus santo (Isaías 64:6; Romanos 3:20; Gálatas 2:16). Sem um mediador, estamos destinados a passar a eternidade no inferno, pois por nós mesmos a salvação do nosso pecado é impossível. No entanto, há esperança! "Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem" (1 Timóteo 2: 5). Jesus representa aqueles que colocaram a sua confiança nEle diante do trono da graça de Deus. Ele medeia por nós, tanto quanto um advogado de defesa medeia pelo seu cliente, dizendo ao juiz: "Meritíssimo, meu cliente é inocente de todas as acusações contra ele." Isso é verdade para nós também. Algum dia teremos de enfrentar Deus, mas vamos fazê-lo como pecadores totalmente perdoados por causa da morte de Jesus em nosso favor. O "advogado de defesa" tomou a pena por nós!

Vemos mais uma prova dessa verdade reconfortante em Hebreus 9:15: “Por isso mesmo, ele é o Mediador da nova aliança, a fim de que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia sob a primeira aliança, recebam a promessa da eterna herança aqueles que têm sido chamados." É por causa do grande Mediador que somos capazes de estar diante de Deus vestidos com a justiça de Cristo. Na cruz, Jesus trocou o nosso pecado pela sua justiça (2 Coríntios 5:21). A sua mediação é o único meio de salvação.
English



Voltar à página principal em português

O que significa que Jesus é o nosso mediador?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries