settings icon
share icon
Pergunta

Qual é a interpretação correta de João 20:23?

Resposta


Em João 20:23, Jesus diz aos seus discípulos: "Se de alguns vocês perdoarem os pecados,são-lhes perdoados; mas, se os retiverem, são retidos." O núcleo da mensagem do evangelho é a verdade de que a forma de alguém ter seus pecados perdoados é ter fé em Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador. Em Atos 10:43-44, quando Pedro estava divulgando o evangelho, ele disse: “Dele todos os profetas dão testemunho de que, por meio do seu nome, todo o que nele crê recebe remissão dos pecados. Enquanto Pedro falava estas palavras, o Espírito Santo caiu sobre todos os que ouviam a mensagem.” 1 João 5:1-5 nos diz que somente aquele que crê em Jesus vencerá o mundo. Lucas 5:20 diz: “Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: — Homem, os seus pecados estão perdoados.” Colossenses 2:13-14 diz que Jesus perdoou todos os nossos pecados. Todas essas passagens confirmam que Jesus é quem perdoa o pecado, e Ele perdoa todos os nossos pecados. Se tivemos fé genuína nEle, outra pessoa não pode mais tarde decidir que não somos perdoados de um pecado ou de outro. Então, o que exatamente Jesus quis dizer em João 20:23?

Somente Deus pode perdoar pecados, e Cristo, sendo Deus, tem o poder de fazê-lo também, mas Ele nunca comunicou tal poder a seus discípulos, nem eles assumiram tal poder para si mesmos. A chave para entender o significado de João 20:23 está nos dois versículos anteriores: “E Jesus lhes disse outra vez: — Que a paz esteja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu também envio vocês. E, havendo dito isso, soprou sobre eles e disse-lhes: — Recebam o Espírito Santo.” Ele os enviou, como Ele está nos enviando, para trazer as boas novas do caminho para a salvação e o céu para todo o mundo. Jesus estava deixando a terra fisicamente, mas prometeu que Deus estaria com eles na pessoa do Espírito Santo vivendo neles. Ao proclamarem o evangelho, eles poderiam dizer honestamente às pessoas que acreditam naquela mensagem que seus pecados foram perdoados, e eles poderiam dizer honestamente às pessoas que não acreditam na mensagem que seus pecados não foram perdoados e que estão condenados aos olhos de Deus. “Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; quem se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus” (João 3:36).

Os crentes hoje têm essa mesma missão! Temos a obrigação de compartilhar a mensagem do evangelho, o caminho para o céu, com outras pessoas no mundo, e realizamos essa missão com o Espírito Santo vivendo dentro de nós, guiando-nos enquanto compartilhamos a Sua verdade. Temos a obrigação de dizer às pessoas que o único caminho para ser perdoado é através da fé. Jesus disse em João 8:24: "Por isso, eu lhes disse que vocês morrerão em seus pecados. Porque, se não crerem que Eu Sou, vocês morrerão nos seus pecados". Esta é a base da mensagem do evangelho e o centro do que devemos explicar ao mundo. Foi o último comando de Jesus a seus seguidores antes de deixar fisicamente a terra - levar adiante a mensagem de esperança e salvar tantos quantos crerem nEle.

Jesus pregou uma mensagem crucial sobre perdoar nossos irmãos, como Deus nos perdoou. Estamos firmes na graça, e Ele espera que mantenhamos nossos corações puros em relação aos outros, não guardando rancor ou abrigando um espírito que não perdoa, especialmente depois que Ele nos deu tanto amor e perdão imerecidos a um custo pessoal tão alto para Si mesmo! Jesus disse que aqueles que foram muito perdoados, amam muito (Lucas 7:47). Ele espera que perdoemos os outros 70 vezes 7 vezes (Mateus 18:22). Também nos é dito que, se estamos orando mas guardamos algo contra alguém, devemos perdoar aquela pessoa para que nosso relacionamento com Deus esteja certo e justo! Colossenses 3:13 diz: “Suportem-se uns aos outros e perdoem-se mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outra pessoa. Assim como o Senhor perdoou vocês, perdoem também uns aos outros.” Sabemos que pertencemos a Ele se amamos nossos irmãos e não os odiamos ou temos falta de perdão em nossos corações (1 João 2:3-6; 3:14-19; 4:16-21). O perdão é uma chave para mostrar que temos, de fato, a vida eterna dentro de nós, de acordo com essas passagens. Se dizemos que amamos a Deus, mas odiamos nosso irmão, somos mentirosos e não há verdade em nós. Portanto, nosso perdão aos outros é um indicador principal de verdadeira comunhão com Deus. Deus olha para o coração e para as ações, não para as meras palavras. Jesus afirmou enquanto estava na terra: “Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.” Portanto, é importante termos uma fé viva e genuína: “Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama permanece na morte” (1 João 3:14).

English



Voltar à página principal em português

Qual é a interpretação correta de João 20:23?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries