settings icon
share icon
Pergunta

O que foi a Controvérsia do Cerne?

Resposta


A Controvérsia do Cerne (também conhecida como Controvérsia da Medula) foi a controvérsia sobre um livro do século XVII, Medula da Divindade Moderna, de Edward Fisher, um ministro leigo que escrevia sob o pseudônimo "E. F." O título, que soa estranho para os leitores modernos, usa a palavra medula para se referir à parte mais íntima ou essencial e a palavra divindade para se referir a uma vida piedosa. Se o livro fosse publicado hoje, poderia ser intitulado "O Núcleo da Vida Cristã". O livro foi originalmente publicado em duas partes, em 1645 e 1649.

Medula da Divindade Moderna é um diálogo fictício entre um jovem cristão, um antinomista, um legalista e um ministro. O livro tenta conduzir o leitor por um caminho que evita os extremos do legalismo (ênfase na observância da lei como meio de aceitação perante Deus) e do antinomismo (rejeição de qualquer padrão de comportamento "necessário" para o cristão).

Somente Cristo é um livro que Sinclair Ferguson escreveu em 2016 sobre a controvérsia. O título completo é Somente Cristo: Legalismo, antinomianismo e a certeza do evangelho. Neste livro, Ferguson explica a disputa entre os “irmãos da medula” e aqueles que se opuseram ao livro de Fisher, apontando a solução para o legalismo e o antinomismo.

Medula da Divindade Moderna não foi amplamente lido e pode ter permanecido obscuridade se não tivesse sido lido e republicado em 1718 a pedido do influente pastor e teólogo escocês Thomas Boston. No entanto, alguns na Igreja da Escócia se opuseram ao livro, alegando que de fato endossava antinomismo. De maio de 1719 a maio de 1720, um comitê investigou o livro e retornou alegando que o livro encorajava o antinomismo. A Igreja da Escócia proibiu os ministros de apoiar o livro e instruiu-os a advertir suas congregações contra ele (o que pode ter feito com que mais pessoas quisessem lê-lo). Boston sentiu que o comitê havia mal interpretado o livro e recorreu da decisão, respondendo às conclusões do comitê. Este recurso foi rejeitado, levando Boston a publicar uma edição anotada em 1726 na esperança de esclarecer a controvérsia. A edição original e a anotada por Boston ainda estão disponíveis em impressão hoje.

Aqueles que se opuseram ao livro Medula da Divindade Moderna sentiram que ele endossava antinomismo. Aqueles que o apoiaram acusaram os oponentes de legalismo. Porém, esta “Controvérsia do Cerne” foi entre pessoas que concordavam com a Confissão de Fé de Westminster, que vai a grandes comprimentos para explicar a justificação pela graça através da fé (evitando o legalismo) e as responsabilidades da vida cristã (evitando antinomismo). O legalismo e o antinomismo não são estritamente doutrinários, pois também têm a ver com nossas atitudes e perspectivas (veja a análise de Tim Keller no prefácio do livro de Ferguson).

Na vida cristã, mesmo entre crentes autênticos, alguns tenderão ao pensamento legalista. Embora saibam que sua aceitação perante Deus não se baseia em seu desempenho, eles ainda tendem a viver suas vidas dessa forma e talvez julguem outros através da mesma lente. Por outro lado, alguns cristãos genuínos são envolvidos pela liberdade da graça e pensam que podem viver como quiserem. Às vezes, eles pecam, pensando que simplesmente não importa.

O conceito de Somente Cristo é a resposta de Ferguson ao antinomismo e ao legalismo. Ferguson escreve que a cura para o legalismo e o antinomismo é “entender e saborear a união com Jesus Cristo. Isso gera um novo amor pela obediência à lei de Deus, que ele agora nos transmite no evangelho” ("Somente Cristo", Crossway Books, 2016, p. 157 em inglês).

A resposta ao antinomismo não é uma dose razoável de legalismo. A resposta ao legalismo não é uma dose razoável de antinomismo. Ferguson diz que a resposta para ambos é simplesmente Cristo e o evangelho. O sentimento predominante deve ser o amor por e a comunhão com Cristo. Quando realmente experimentamos a Ele e conhecemos o Seu amor, somos libertados da necessidade de desempenho, mas também livres para fazer boas obras que Ele tem para nós (veja Efésios 2:8-10). No que diz respeito à Parábola do Filho Pródigo, o filho pródigo era antinomista, e o irmão mais velho, legalista. Ambos os filhos precisavam se voltar ao seu pai, que estava pronto para estender a graça e desfrutar da comunhão deles.

English



Voltar à página principal em português

O que foi a Controvérsia do Cerne?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries