settings icon
share icon
Pergunta

O que é o Movimento dos Focolares?

Resposta


O Movimento dos Focolares começou em 1943 na Itália como "uma corrente de renovação espiritual e social" dentro da Igreja Católica. Focolare (italiano para "lareira") foi iniciado por uma mulher chamada Chiara Lubich com foco na irmandade universal do homem e na unidade ecumênica. Lubich teve sua ideia de Focolare depois de meditar após a Missa em João 17:21: "Para que todos sejam um só."

Desde o início, o Movimento Focolare era composto por um grupo de mulheres que viviam juntas em Trento, na Itália. Quando a Segunda Guerra Mundial terminou, muitas dessas mulheres mudaram-se para várias outras cidades para espalhar o movimento, em grande parte dentro da Igreja Católica Romana. Atualmente, Focolare afirma ter aproximadamente 120.000 aderentes em 194 nações. A maioria dos membros são católicos, mas a organização também reivindica membros de outras religiões, incluindo anglicanos, judeus, muçulmanos, budistas, hindus e sikhs. Além disso, o movimento inclui uma seção de seu trabalho dedicada a "pessoas sem afiliação religiosa", como agnósticos e ateus.

O Movimento Focolare promove a teologia mariana. Chiara Lubich às vezes se referia à sua organização como "o Trabalho de Maria" com a ideia de que os focolarinos estavam trazendo Jesus para o mundo, assim como Maria fez. Focolare vê Maria como a agente de unificação: “À semelhança de Maria, este Movimento é como o seu manto, que reúne todas as diferentes expressões da Igreja e da humanidade, porque recebeu de Deus o dom de torná-las família. Este dom, este carisma, faz com que o Movimento se assemelhe, precisamente, a Maria no seu papel materno e unificador” (Chiara Lubich, de www.focolare.org/en/movimento-dei-focolari/un-popolo/, acessado em 19/7/2017).

O objetivo do Movimento dos Focolares é "viver o evangelho" para superar todas as divisões e ver o mundo viver em paz. Este é um nobre objetivo, e todos os cristãos devem procurar viver pelos princípios do evangelho de Jesus Cristo. No entanto, Focolare não se trata de evangelizar o mundo ou buscar conversões a Jesus Cristo; trata-se de unir a todos que acreditam em "Deus", quer aceitem ou não Jesus (veja João 14:1). Mas a fé em um "Deus" genericamente definido não é uma virtude (veja Tiago 2:19).

Focolare se trata de buscar a paz não com base na fé compartilhada em Cristo, mas com base na humanidade comum (veja Jeremias 6:14). Trata-se de exaltar Maria como a mãe universal. Trata-se de promover o catolicismo, mesmo em diálogo com outras religiões mundiais; tem sido afiliado não oficialmente ao catolicismo desde o seu início e oficialmente desde 1990.

A verdadeira unidade cristã é construída sobre as verdades da Bíblia, incluindo a salvação através de Jesus Cristo apenas. Jesus fez a reivindicação exclusiva de ser o caminho, a verdade e a vida e disse que ninguém pode chegar ao Pai, exceto através dEle (João 14:6). Os apóstolos ensinaram que não há outro nome debaixo do céu pelo qual devemos ser salvos (Atos 4:12). Como o Movimento Focolare abraça religiões que se apegam a diferentes deuses e diferentes maneiras de salvação, ele não pode ser considerado um movimento cristão bíblico.

Paulo descreve a verdadeira unidade cristã em Efésios 4:3-6: "...procurando cuidadosamente manter a unidade do Espírito no vínculo da paz. Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança do vosso chamado; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, que é sobre todos, por todos e está em todos." A paz mundial é um objetivo louvável, mas não à custa da verdade. Jesus, o Príncipe da Paz, é também a Verdade.

English



Voltar à página principal em português

O que é o Movimento dos Focolares?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries