settings icon
share icon
Pergunta

O que é Nova Israel?

Resposta


Merriam-Webster define Nova Israel como “a comunhão cristã de crentes: a Igreja Cristã”. Essa definição seria contestada por muitos crentes e estudiosos evangélicos. A igreja é realmente a nova Israel? E, se for, o que se tornará da velha Israel? E os crentes judeus de hoje? O relacionamento de Israel e da Igreja tem sido debatido por séculos e provavelmente continuará sendo uma fonte de controvérsia até a volta do Senhor. Com o Holocausto ainda fresco em nossas memórias coletivas, as acusações de antissemitismo costumam surgir na discussão também.

Existem várias abordagens distintas para a questão de Israel e da Igreja, e é nossa esperança que este artigo possa dar alguma clareza e caridade ao assunto e também responder à pergunta sobre a Nova Israel.

A teologia dispensacionalista clássica propõe uma diferença radical entre Israel (o povo judeu) e a Igreja (crentes em Cristo do Novo Testamento). Olhando para Israel e a Igreja como duas árvores, Deus plantou e cuidou de Israel, mas ela não produziu frutos, então Deus cortou a árvore, deixando o tronco e as raízes intactas. Ele então voltou sua atenção para uma nova árvore, a Igreja. Atualmente, a Igreja está produzindo frutos e, quando seu tempo estiver completo, a Igreja será arrebatada e transplantada para o céu. O velho tronco de Israel brotará novamente. Deus a cultivará, e ela finalmente dará frutos. A Igreja não substitui Israel, nem a Igreja é considerada uma "nova" Israel. Nesta construção teológica, não há uma "nova" Israel, apenas Israel e a Igreja - duas entidades separadas.

Continuando a analogia da árvore, a teologia da substituição concorda que Israel não produziu frutos. Mas, em vez de cortá-la e deixar o tronco e as raízes intactas, Deus a arrancou e a destruiu. Em seu lugar, Ele plantou uma nova árvore, a Igreja, que assumiu todas as funções e promessas de Israel. Nesta visão, a Igreja é a Nova Israel.

Enquanto essas duas visões parecem ser as mais comuns, elas não esgotam todas as opções. Quando a evidência bíblica é cuidadosamente examinada, parece que, em vez de cortar a árvore de Israel, Deus simplesmente removeu os ramos incrédulos e depois enxertou novos ramos gentílicos (Romanos 11:17-20). Neste momento, os ramos gentílicos são muito maiores e mais espessos do que os ramos judeus; no entanto, Deus não terminou com os judeus, e um dia esperamos vê-los vindo a Cristo em massa. Deus não rejeitou Israel étnica (Romanos 11:1). A igreja não substituiu Israel, mas os crentes gentílicos tornaram-se parte de Israel neste sentido - são os crentes no Messias judeu que são a verdadeira Israel, sejam eles judeus ou gentílicos. Não há uma "nova" Israel, simplesmente uma continuação de Israel e uma distinção entre Israel crente e incrédula.

A afirmação da teologia da substituição de que a Igreja é a Nova Israel equivale ao antissemitismo? Parece que a acusação de antissemitismo só seria apropriada se aqueles que aderem à teologia da substituição se opusessem aos judeus só por serem judeus. Geralmente falando, eles não fazem isso. Eles simplesmente acreditam que os judeus como povo étnico perderam sua posição especial porque a maioria rejeitou Cristo. Um verdadeiro antissemita se oporia a todos os judeus, sejam eles crentes ou não. (Por exemplo, na Alemanha nazista, judeus que eram pastores luteranos foram forçados a sair do ministério e da igreja por causa de sua etnia, independentemente de sua fé cristã.)

A Bíblia sempre condenou a Israel incrédula nos termos mais fortes possíveis. Veja alguns dos termos usados pelos profetas do Antigo Testamento - Oseias 4:15, Jeremias 3:6 e Amós 2:6-8, por exemplo. O apóstolo Paulo fala dos judeus incrédulos que se opõem ao evangelho assim: “Pois vós, irmãos, vos tornastes imitadores das igrejas de Deus em Cristo Jesus na Judeia, porque também sofrestes de vossos concidadãos o mesmo que elas sofreram dos judeus. Estes mataram o Senhor Jesus, bem como os profetas, e nos perseguiram. Eles não agradam a Deus, são inimigos de todos os homens e nos impedem de pregar aos gentios para que sejam salvos; e desse modo aumentam sempre a medida dos seus pecados; mas, por fim, a ira lhes sobreveio” (1 Tessalonicenses 2:14-16). Mas Paulo não era um antissemita (ele mesmo era um judeu), e ele também escreveu: "Digo a verdade em Cristo, não minto. Minha consciência dá testemunho comigo, no Espírito Santo, de que tenho grande tristeza e incessante dor no coração. Porque eu mesmo desejaria ser amaldiçoado e excluído de Cristo, por amor de meus irmãos, meus parentes segundo a carne. Eles são israelitas, e deles são a adoção, a glória, as alianças, a promulgação da lei, o culto e as promessas; deles são os patriarcas, e deles descende o Cristo segundo a carne, o qual é sobre todas as coisas, Deus bendito eternamente. Amém" (Romanos 9:1-5).

Não existe uma "Nova Israel". A Igreja não se tornou uma nova Israel, nem tomou o lugar da velha Israel. Simplesmente, os seguidores do Rei judeu, crentes no Messias judeu, compõem a verdadeira (não nova) Israel. Se esses seguidores são gentios, então eles foram enxertados e receberam cidadania em Israel - isto é, foram feitos parte do povo de Deus. Hoje, a maioria dos seguidores de Jesus são gentios, enquanto a maioria dos judeus não são Seus seguidores; no entanto, esperamos que isso mude um dia, pois Deus irá novamente mover os corações de Israel étnica. Mesmo agora, vemos que cada vez mais judeus étnicos ocupam seu lugar na verdadeira Israel como súditos do Rei. Incidentalmente, esses crentes não são bem-vindos para retornar a Israel como cidadãos, pois não são considerados judeus autênticos pelo governo israelense. Talvez esses judeus, se houver, deveriam ser considerados a Nova Israel.

English



Voltar à página principal em português

O que é Nova Israel?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries