settings icon
share icon
Pergunta

O que é o Aliança das Obras?

Resposta


A Aliança das Obras, também conhecida como Aliança Edênica ou Pacto de Obras, é o primeiro acordo feito entre Deus e o homem. Deus estabeleceu a Aliança das Obras com Adão em Gênesis 2:16–17: "Então o SENHOR Deus ordenou ao homem: Podes comer livremente de qualquer árvore do jardim, mas não comerás da árvore do conhecimento do bem e do mal; porque no dia em que dela comeres, com certeza morrerás." Na Teologia do Pacto, a Aliança das Obras se estende além da Aliança Edênica, torna-se a base da Lei Mosaica e é contrastada com a Aliança da Graça.

Como a história da Bíblia indica, alguns convênios de Deus são condicionais e alguns incondicionais. A Aliança das Obras é um convênio condicional. A Confissão de Fé de Westminster descreve este pacto como aquele "no qual a vida foi prometida a Adão, e nele à sua posteridade, sob a condição de perfeita e pessoal obediência" (VII.2). Isto é, a vida eterna foi prometida a Adão e a todos os seus descendentes, se eles obedecessem a Deus.

Infelizmente, Adão falhou em suas responsabilidades e quebrou a Aliança das Obras. Satanás, na forma de uma serpente, enganou a esposa de Adão, Eva, fazendo-a desobedecer a Deus com esta mentira: "Disse a serpente à mulher: Com certeza, não morrereis. Na verdade, Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal" (Gênesis 3:4–5). Seduzida por esta proposta, Eva comeu o fruto proibido. Adão, que obviamente decidiu fazer suas próprias regras em vez de obedecer às de Deus, seguiu sua esposa em pecado e ambos caíram de seu estado de inocência.

As consequências para Adão por não cumprir seu dever de obedecer a Deus foram bastante severas. Adão e Eva, juntamente com todos os seus descendentes, perderam sua comunhão com Deus, sua natureza pura e sua casa no jardim. A humanidade foi posta em um curso para aumentar sua comissão de maldades à medida que o tempo progredia. O primeiro filho de Adão e Eva cometeu um assassinato (Gênesis 4:8), e logo “toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era continuamente má” (Gênesis 6:5).

Na condição caída da humanidade, uma Aliança das Obras só tinha a capacidade de trazer miséria e castigo às pessoas. Como a recompensa para a humanidade, sob a aliança do Éden, era determinada por seu comportamento, eles só podiam colher consequências negativas. A humanidade estava em necessidade urgente de redenção que tiraria sua conta de um status negativo. A humanidade precisava ser libertada do castigo, e foi exatamente isso que Deus providenciou após a Aliança das Obras ter sido quebrada.

Após a queda, antes de Adão e Eva serem expulsos do Jardim do Éden, “o SENHOR Deus fez roupas de peles para Adão e sua mulher, e os vestiu” (Gênesis 3:21), uma ação que implica o derramamento de sangue de um animal. Ao mesmo tempo, Deus fez uma segunda promessa incondicional de redenção com Adão e Eva (Gênesis 3:14–24), que também contém a primeira profecia da vinda de Cristo e indícios do evangelho (versículo 15).

O que a humanidade precisava era de redenção de sua condição desesperadora. Jesus Cristo veio e obedeceu perfeitamente à Aliança das Obras em nosso lugar, preenchendo a conta do homem com boas ações. Ele conseguiu fazer isso porque Ele é Deus em forma humana e não herdou uma natureza pecaminosa de Adão. “Pois, assim como em Adão todos morrem, do mesmo modo em Cristo todos serão vivificados” (1 Coríntios 15:22). O produto do trabalho de Cristo torna-se posse de qualquer um que aceita Cristo na Nova Aliança, que é uma aliança de graça e redenção. "E como Cristo cumpriu a condição da aliança das obras, o homem agora pode colher o fruto do acordo original pela fé em Jesus Cristo" (Louis Berkhof, Teologia Sistemática, Primeira Bandeira da Verdade, 1958, página 214).

Os teólogos às vezes se referem ao trabalho de Cristo em duas partes: Sua obediência ativa e passiva. A obediência dele foi ativa no sentido de que suas ações estavam em conformidade com a vontade de Deus. Esta obediência ativa, que consistia em Seus milagres, obediência ao Espírito de Deus e boas obras, substitui uma vida inteira de desobediência. A obediência passiva de Cristo é vista em Sua escolha de se submeter a Deus e receber o castigo da humanidade sobre Si mesmo. A obediência passiva de Cristo é suficiente para pagar por todas as vidas pecaminosas, não importa o quanto o pecado tenha sido cometido. Cristo cumpriu os termos da Aliança das Obras e exonera todos aqueles que acreditarem nEle.

English



Voltar à página principal em português

O que é o Aliança das Obras?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries