settings icon
share icon
Pergunta

O que a Bíblia diz sobre ser padrinho/madrinha?

Resposta


Tradicionalmente, os padrinhos eram informalmente responsáveis por garantir que a educação religiosa da criança fosse realizada, além de cuidar da criança caso ela ficasse órfã. Hoje, a palavra padrinho ou madrinha pode não ter conotações explicitamente religiosas. A definição moderna (em particular) de padrinho é "uma pessoa escolhida pelos pais para ter um interesse investido na criação de um ser humano mais completo". No entanto, ser padrinho não é uma posição legal e, caso os pais pretendam que os padrinhos atuem como pais adotivos em caso de sua morte, isso deve ser especificado legalmente pelos meios usuais (como um testamento). Um padrinho pode, ou não, ser parente da criança. Uma criança pode ter um ou vários padrinhos.

O apadrinhamento é geralmente associado à cerimônia de batismo ou batizado em algumas denominações cristãs. O termo apadrinhamento ou padrinhos não é abordado na Escritura. O apadrinhamento é inteiramente uma tradição nem condenada nem aprovada na Escritura. Nos círculos onde se escolhem padrinhos, eles são às vezes chamados de "fiadores". Como o bebê ou a criança pequena não é capaz de falar por si mesmo, os fiadores podem fazer a declaração de fé em Jesus Cristo pelo bebê ou pela criança.

O batismo bíblico exige que o indivíduo tenha sua própria fé em Jesus Cristo como Salvador. O batismo é um símbolo da confiança em Jesus. É uma declaração pública de fé em Cristo e uma representação da morte, sepultamento e ressurreição de Jesus, e de ser levantado para viver para Ele. Portanto, o apadrinhamento não está em concordância bíblica com o rito de batismo para crentes. Ninguém mais pode falar por um bebê ou uma criança pequena sobre sua salvação. Essa deve ser uma decisão pessoal, e quem a toma deve ser maduro o suficiente para entender o que está fazendo e sua importância. Por favor, leia nosso artigo sobre o batismo infantil. Com o batismo do crente em mente, seria difícil que o conceito de apadrinhamento fosse compatível. No entanto, se de alguma forma o ato de apadrinhar pudesse estar relacionado com o batismo do crente, ou separado completamente do batismo, então o apadrinhamento poderia ser apropriado e aceitável.

English



Voltar à página principal em português

O que a Bíblia diz sobre ser padrinho/madrinha?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries