GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O que a Bíblia diz sobre a violência?"

Resposta:
A violência é definida como "a força física exercida com o propósito de violar, danificar ou abusar" e, infelizmente, faz parte da vida cotidiana. Ela está presente em nossos filmes e programas de televisão, e vivemos em um mundo onde o poder é muitas vezes estabelecido por meio da violência. Mas, para os cristãos, a caminho do mundo é sempre superado pela verdade da Palavra. Então, o que a Bíblia diz sobre a violência?

Em primeiro lugar, a violência na mente é tão dolorosa como a violência pelas mãos. Levítico 19:17 diz: "Não aborrecerás teu irmão no teu íntimo; mas repreenderás o teu próximo e, por causa dele, não levarás sobre ti pecado." Quando sabemos que alguém está em pecado, será que é mais amoroso não falar nada e acumular ódio e ressentimento? Deus diz que devemos falar francamente, e Jesus nos diz em Mateus 5:21-22 que a ira pode levar o homem irritado ao julgamento de Deus tão rapidamente como um golpe físico. A violência que ele exibe por outra pessoa pode ser trazida de volta a si mesmo por Deus.

E a violência na guerra? Êxodo 20:13 tinha sido incorretamente traduzido como "não matarás", mas significa, literalmente, "não assassinarás". Deus tem permitido guerras justas em toda a história do Seu povo. De Abraão a Débora a Davi, o povo de Deus tem lutado como instrumentos de julgamento nas mãos de um Deus justo e santo. Romanos 13:1-4 nos diz para nos submetermos às autoridades governamentais e que as nações têm o direito de portar a espada contra os malfeitores, tanto os nacionais quanto os estrangeiros.

A violência ocorre, mas temos de reconhecer a diferença entre o julgamento santo sobre o pecado e as nossas próprias vinganças pessoais contra aqueles de quem não gostamos, que é o resultado inevitável do orgulho (Salmo 73:6). Embora os homens sejam mais propensos a aceitar a violência (especialmente em culturas que retratam os verdadeiros homens como aqueles que nunca choram, sempre têm um plano e carregam uma arma), o homem mais sábio de todos os tempos escreveu: "Não tenhas inveja do homem violento, nem sigas nenhum de seus caminhos" (Provérbios 3:31). A oração e a paciência superam a violência e a raiva em qualquer dia.

© Copyright Got Questions Ministries