GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "Um cristão pode ser amaldiçoado? Deus permite uma maldição sobre um crente?"

Resposta:
A Bíblia nos diz que, “como o pássaro que foge, como a andorinha no seu voo, assim, a maldição sem causa não se cumpre” (Provérbios 26:2b). Isso significa que maldições feitas contra pessoas inocentes não têm efeito. Aquele que declara uma maldição contra os inocentes também pode tentar ditar onde um pardal em voo deve pousar. Os filhos de Deus foram justificados por Deus (Romanos 5:1) e, portanto, não merecem punição (Romanos 8:1). Deus não permite que Seus filhos sejam amaldiçoados. Ninguém tem o poder de amaldiçoar aquele a quem Deus decidiu abençoar. Deus é o único capaz de pronunciar julgamento.

Feitiços na Bíblia são sempre descritos negativamente. Deuteronômio 18:10–11 enumera aqueles que lançam feitiços com aqueles que cometem outros atos detestáveis ao Senhor, como o sacrifício de crianças, a feitiçaria, a bruxaria, a adivinhação ou a necromancia (consultar os mortos). Miqueias 5:12 diz que Deus destruirá a feitiçaria e os que lançam feitiços. Apocalipse 18 descreve os feitiços como parte do engano que será usado pelo Anticristo e sua “grande cidade da Babilônia” (versículos 21–24). Embora o engano do fim dos tempos seja tão grande que até mesmo os eleitos seriam enganados se Deus não os protegesse (Mateus 24:24), Deus destruirá totalmente Satanás, o Anticristo e todos os que os seguem (Apocalipse 19–20).

Amaldiçoar aqueles a quem Deus abençoou é um negócio perigoso. Balaão tentou amaldiçoar o povo de Deus, Israel, e descobriu que não podia (Números 22–24). A Sabedoria adverte que “Quem abre uma cova nela cairá; e a pedra rolará sobre quem a revolve” (Provérbios 26:27). Davi orou pedindo ajuda contra seu inimigo que o havia amaldiçoado: “Amou a maldição; ela o apanhe.... Vestiu-se de maldição como de uma túnica... Seja-lhe como a roupa que o cobre e como o cinto com que sempre se cinge” (Salmo 109:17–19). O cristão não pode ser amaldiçoado. A bênção de Deus é mais poderosa do que qualquer maldição.

O cristão renasceu como uma nova pessoa em Jesus Cristo (2 Coríntios 5:17). Como crentes, estamos na presença constante do Espírito Santo que vive em nós e sob cuja proteção habitamos (Romanos 8:11). Não precisamos nos preocupar se alguém lança algum tipo de feitiço pagão sobre nós. Vodu, feitiçaria, bruxaria e maldições não têm poder sobre nós porque vêm de Satanás, e Satanás não é páreo para o Senhor. Sabemos que “maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo” (1 João 4:4).

Deus conquistou a vitória, e em Cristo somos vencedores. “... porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé” (1 João 5:4). O escudo que Deus nos dá pode “apagar todos os dardos inflamados do Maligno” (Efésios 6:16). Somos livres para adorar a Deus sem medo (João 8:36). “O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O Senhor é a fortaleza da minha vida; a quem temerei?” (Salmo 27:1).

© Copyright Got Questions Ministries