GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: A descoberta da Arca de Noé seria importante? | GotQuestions.org/Portugues

Resposta:
Muitas descobertas da Arca de Noé foram feitas nos últimos anos. Essas descobertas ocorreram em vários locais, desde o Monte Ararat, na Turquia, a uma cordilheira no Irão, até um local totalmente diferente no Monte Ararat (com um centro de visitantes). Não é o objetivo deste artigo avaliar se tais reivindicações são legítimas ou não. Em vez disso, a questão que se coloca é: se a arca de Noé fosse descoberta, isso seria significativo? Será que a descoberta da Arca de Noé faria com que as pessoas se voltassem para Deus com fé?

A descoberta de uma estrutura semelhante a um barco nas montanhas do Oriente Médio, datada aproximadamente da época do relato bíblico da arca de Noé (2500 a.C.), com evidência de vida animal que já esteve a bordo, seria certamente uma descoberta tremenda. Para aqueles que acreditam em Deus e confiam na Bíblia como a Sua Palavra inspirada, seria uma confirmação poderosa de que a Bíblia é verdadeira e de que a história humana primitiva ocorreu precisamente como a Bíblia a descreve. Uma descoberta verificada da Arca de Noé provavelmente faria com que muitos buscadores e céticos de mente aberta pelo menos reavaliassem suas crenças. Para o crítico de mente fechada e o ateu empedernido, contudo, a descoberta da arca de Noé não faria a menor diferença.

A descoberta da arca de Noé, por mais significativa que fosse, não seria suficiente para superar a cegueira espiritual. Romanos 1:19-20 diz: “...porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder como a sua divindade, se entendem e claramente se veem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis.” Se uma pessoa rejeita a evidência clara de Deus no universo, nenhuma descoberta biblicamente relacionada, incluindo a descoberta da arca de Noé, mudaria a sua opinião. Nem mesmo uma ressurreição confirmada diminuiria a falta de fé: “Se não ouvem a Moisés e aos Profetas, tampouco se deixarão persuadir, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos” (Lucas 16:31). Nenhuma descoberta, nenhum argumento e nenhum milagre mudarão a mente de uma pessoa que foi cegada por Satanás (2 Coríntios 4:4) e que está, com um coração duro e uma mente fechada, rejeitando a luz do evangelho.

E se a arca de Noé nunca for descoberta? Isso importaria para o crente? Não, a falta da descoberta da arca de Noé não faz diferença porque a fé cristã não depende de cada relato bíblico ser “provado” de forma explícita ou conclusiva. Os acontecimentos na Bíblia foram acontecimentos históricos reais, envolvendo pessoas reais e, na sua maior parte, registrados por testemunhas oculares, mas não esperamos encontrar artefatos antigos que remontam a tudo o que é mencionado nas Escrituras. Afinal, a fé cristã é construída sobre a . “Bem-aventurados os que não viram e creram!” (João 20:29).

Existem duas razões principais pelas quais a arca de Noé talvez nunca seja descoberta. Primeiro, a madeira da arca teria sido muito valiosa após o dilúvio. Noé e sua família precisariam de madeira para vários projetos. É possível que Noé e sua família ou seus descendentes tenham desconstruído a arca e usado sua madeira para outros fins. Segundo, mesmo que Noé e sua família tivessem deixado a arca intacta, aproximadamente 4.500 anos se passaram desde aquela época. Uma estrutura de madeira exposta a elementos naturais agressivos durante 4.500 anos provavelmente se decomporia ou se transformaria em quase nada.

Embora a descoberta da arca de Noé seja um tremendo achado arqueológico, nunca será algo em que os cristãos devam depositar sua fé. A descoberta da arca de Noé ou da arca da aliança ou do Santo Graal ou de qualquer outro artefato bíblico não “provará” a fé cristã, e não mudará a mente de ninguém que Deus não esteja atraindo para Si (João 6:44). “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem” (Hebreus 11:1).

© Copyright Got Questions Ministries