GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "Deus nos pune quando pecamos?"

Resposta:
Para os crentes em Jesus, todos os nossos pecados – passados, presentes e futuros – já foram julgados na cruz. Como cristãos, nunca seremos condenados pelos nossos pecados. Isso foi feito de uma vez por todas: “já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus” (Romanos 8:1). Por causa do sacrifício de Cristo, Deus vê apenas a justiça de Cristo quando olha para nós. O nosso pecado foi pregado na cruz com Jesus, e nunca seremos “punidos” por isso, no sentido de sermos condenados. Ao mesmo tempo, Deus disciplina Seus filhos quando erram, como qualquer bom pai faria. Portanto, pode-se dizer que os cristãos são “punidos” pelo pecado, mas apenas no sentido de serem disciplinados com amor. O restante deste artigo irá referir-se à “disciplina” para evitar a sugestão de que os cristãos recebam “castigo” (condenação) de Deus pelos seus pecados.

Se continuarmos a agir de maneira pecaminosa e não nos arrependermos e abandonarmos esse pecado, Deus aplicará a Sua disciplina divina sobre nós. Se não o fizesse, não seria um Pai amoroso e cuidadoso. Assim como disciplinamos os nossos próprios filhos para o seu bem-estar, o nosso Pai celestial corrige amorosamente os Seus filhos para o seu benefício. Hebreus 12:7-11 nos diz: “É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige? Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos. Além disso, tínhamos os nossos pais segundo a carne, que nos corrigiam, e os respeitávamos; não havemos de estar em muito maior submissão ao Pai espiritual e, então, viveremos? Pois eles nos corrigiam por pouco tempo, segundo melhor lhes parecia; Deus, porém, nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes da sua santidade. Toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; ao depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça.”

A disciplina, então, é como Deus amorosamente guia Seus filhos da rebelião à obediência. Através da disciplina, os nossos olhos são abertos mais claramente para a perspectiva de Deus sobre as nossas vidas. Como o Rei Davi declarou no Salmo 32, a disciplina faz-nos confessar e arrepender-nos dos pecados com os quais ainda não lidamos. Desta forma, a disciplina é purificadora. É também um catalisador de crescimento. Quanto mais sabemos sobre Deus, mais sabemos sobre os Seus desejos para as nossas vidas. A disciplina nos apresenta a oportunidade de aprender e de nos conformar à imagem de Cristo (Romanos 12:1-2). A disciplina é uma coisa boa!

Precisamos lembrar que o pecado é uma constante em nossas vidas enquanto ainda estamos nesta terra (Romanos 3:10, 23). Portanto, não só temos que lidar com a disciplina de Deus pela nossa desobediência, mas também temos que lidar com as consequências naturais resultantes do pecado. Se um crente rouba alguma coisa, Deus o perdoará e o purificará do pecado do roubo, restaurando a comunhão entre Ele e o ladrão arrependido. No entanto, as consequências sociais do roubo podem ser graves, resultando em multas ou mesmo encarceramento. Estas são consequências naturais do pecado e devem ser suportadas. Mas Deus trabalha mesmo através dessas consequências para aumentar a nossa fé e glorificar a Si mesmo.

© Copyright Got Questions Ministries