GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O que é a Grande Comissão?"

Resposta:
Mateus 28:19–20 contém o que veio a ser chamado de Grande Comissão: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.” Jesus deu esta ordem aos apóstolos pouco antes de ascender ao céu, e ela essencialmente descreve o que Jesus esperava que os apóstolos e os seus seguidores fizessem em Sua ausência.

É interessante que, no original grego, a única ordem direta em Mateus 28:19–20 é “fazei discípulos”. A Grande Comissão nos instrui a fazer discípulos enquanto viajamos pelo mundo. As instruções para “ir”, “batizar” e “ensinar” são comandos indiretos – particípios no original. Como devemos fazer discípulos? Batizando-os e ensinando-lhes tudo o que Jesus ordenou. “Fazei discípulos” é o comando principal da Grande Comissão. “Ir”, “batizar” e “ensinar” são os meios pelos quais cumprimos a ordem de “fazer discípulos”.

Um discípulo é alguém que recebe instrução de outra pessoa; um discípulo cristão é um seguidor batizado de Cristo, alguém que acredita nos ensinamentos de Cristo. Um discípulo de Cristo imita o exemplo de Jesus, apega-se ao Seu sacrifício, acredita na Sua ressurreição, possui o Espírito Santo e vive para fazer a Sua obra. A ordem da Grande Comissão de “fazer discípulos” significa ensinar ou treinar pessoas para seguir e obedecer a Cristo.

Muitos entendem Atos 1:8 também como parte da Grande Comissão: “mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra.” A Grande Comissão é capacitada pelo poder do Espírito Santo. Devemos ser testemunhas de Cristo, cumprindo a Grande Comissão nas nossas cidades (Jerusalém), nos nossos estados e países (Judeia e Samaria), e em qualquer outro lugar a que Deus nos enviar (até aos confins da terra).

Ao longo do livro de Atos, vemos como os apóstolos começaram a cumprir a Grande Comissão, conforme descrito em Atos 1:8. Primeiro, Jerusalém é evangelizada (Atos 1 – 7); então o Espírito expande a igreja por toda a Judeia e Samaria (Atos 8-12); finalmente, o evangelho chega “até aos confins da terra” (Atos 13-28). Hoje, continuamos a agir como embaixadores de Cristo e “rogamos que vos reconcilieis com Deus” (2 Coríntios 5:20).

Recebemos um dom precioso: “a fé que uma vez por todas foi entregue aos santos” (Judas 1:3). As palavras de Jesus na Grande Comissão revelam o coração de Deus, que deseja que “todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade” (1 Timóteo 2:4). A Grande Comissão nos obriga a compartilhar as boas novas até que todos tenham ouvido. Como os servos da parábola de Jesus, devemos cuidar dos negócios do reino, fazendo discípulos de todas as nações: “Chamou dez servos seus, confiou-lhes dez minas e disse-lhes: Negociai até que eu volte” (Lucas 19:13).

© Copyright Got Questions Ministries