GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "Será que Marcos 16:16 ensina que o batismo é necessário para a salvação?"

Resposta:
Como acontece com qualquer versículo ou passagem, discernimos o que ela ensina por meio de uma consideração cuidadosa da linguagem e do seu contexto. Também o filtramos por meio do que sabemos que a Bíblia ensina em outras partes sobre o assunto. No caso do batismo e da salvação, a Bíblia deixa claro que a salvação é pela graça por meio da fé em Jesus Cristo, não por obras de qualquer tipo, incluindo o batismo (Efésios 2:8-9). Portanto, qualquer interpretação que chegue à conclusão de que o batismo, ou qualquer outro ato, é necessário para a salvação é uma interpretação falha. Para obter mais informações, visite a nossa página da web "A salvação é somente pela fé ou pela fé mais as obras?"

Em relação a Marcos 16:16, é importante lembrar que existem alguns problemas textuais com Marcos capítulo 16, versículos 9-20. Há alguma dúvida se esses versículos eram originalmente parte do Evangelho de Marcos ou se foram adicionados posteriormente por um escriba. Como resultado, é melhor não basear uma doutrina-chave em nada de Marcos 16:9-20, como a manipulação de cobras, a menos que também seja apoiada por outras passagens das Escrituras.

Supondo que o versículo 16 seja original ao livro de Marcos, ele ensina que o batismo é necessário para a salvação? A resposta curta é que não, não ensina. Para fazê-lo ensinar que o batismo é necessário para a salvação, deve-se ir além do que o versículo realmente diz. O que este versículo ensina é que a crença é necessária para a salvação, o que é consistente com os inúmeros versículos onde apenas a crença é mencionada (por exemplo, João 3:18; João 5:24; João 12:44; João 20:31; 1 João 5:13).

“Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado” (Marcos 16:16). Este versículo é composto de duas declarações básicas. 1—Quem crer e for batizado será salvo. 2 — Quem não crer será condenado.

Embora este versículo nos diga algo sobre os crentes que foram batizados (eles são salvos), ele não diz nada sobre os crentes que não foram batizados. Para que este versículo ensine que o batismo é necessário para a salvação, uma terceira declaração seria necessária, a saber: “Quem crer e não for batizado será condenado” ou “Quem não for batizado será condenado”. Mas, é claro, nenhuma dessas declarações é encontrada no versículo.

Aqueles que tentam usar Marcos 16:16 para ensinar que o batismo é necessário para a salvação cometem um erro comum, mas grave, que às vezes é chamado de Falácia da Inferência Negativa. Esta é a regra a seguir: “Se uma afirmação é verdadeira, não podemos supor que todas as negações (ou opostos) dessa afirmação também são verdadeiras.” Por exemplo, a afirmação “um cachorro com manchas marrons é um animal” é verdadeira; porém, a negativa, “se um cachorro não tem manchas marrons, não é um animal” é falsa. Da mesma forma, “quem crer e for batizado será salvo” é verdadeira, porém, a afirmação “quem crer, mas não for batizado, não será salvo” é uma suposição injustificada. No entanto, esta é exatamente a suposição feita por aqueles que apóiam a regeneração batismal.

Considere este exemplo: "Quem crer e viver em Alagoas será salvo, mas quem não crer será condenado." Esta afirmação é estritamente verdadeira; os alagoanos que acreditam em Jesus serão salvos. No entanto, dizer que apenas os crentes que vivem em Alagoas são salvos é uma suposição ilógica e falsa. A declaração não diz que um crente tenha de viver em Alagoas para ir para o céu. Da mesma forma, Marcos 16:16 não diz que um crente tenha de ser batizado. O versículo afirma um fato sobre os crentes batizados (eles serão salvos), mas não diz exatamente nada sobre os crentes que não foram batizados. Pode haver crentes que não moram em Alagoas, mas ainda assim são salvos; e pode haver crentes que não foram batizados, mas também são salvos.

A única condição específica necessária para a salvação é declarada na segunda parte de Marcos 16:16: “Quem não crer será condenado”. Em essência, Jesus deu tanto a condição positiva de crença (quem crer será salvo) quanto a condição negativa de descrença (quem não crer será condenado). Portanto, podemos dizer com absoluta certeza que a crença é o requisito para a salvação. Mais importante ainda, vemos esta condição reafirmada positiva e negativamente em toda a Escritura (João 3:16; João 3:18; João 3:36; João 5:24; João 6:53-54; João 8:24; Atos 16:31).

Jesus menciona uma condição relacionada à salvação (batismo) em Marcos 16:16. Mas uma condição relacionada não deve ser confundida com um requisito. Por exemplo, ter febre está relacionado a estar doente, mas a febre não é necessária para que a doença esteja presente. Em nenhum lugar da Bíblia encontramos uma declaração como “quem não for batizado será condenado”. Portanto, não podemos dizer que o batismo é necessário para a salvação com base em Marcos 16:16 ou qualquer outro versículo.

Marcos 16:16 ensina que o batismo é necessário para a salvação? Não, não ensina. Estabelece claramente que a crença é necessária para a salvação, mas não prova ou refuta a ideia de que o batismo é um requisito. Como podemos saber, então, se alguém deve ser batizado para ser salvo? Devemos olhar para o conselho completo da Palavra de Deus. Aqui está um resumo das evidências:
1—A Bíblia é clara que somos salvos somente pela fé. Abraão foi salvo pela fé, e nós somos salvos pela fé (Romanos 4:1-25; Gálatas 3:6-22).
2—Ao longo da Bíblia, em todas as dispensações, pessoas foram salvas sem serem batizadas. Todo crente no Antigo Testamento (por exemplo, Abraão, Jacó, Davi, Salomão) foi salvo, mas não batizado. O ladrão na cruz foi salvo, mas não batizado. Cornélio foi salvo antes de ser batizado (Atos 10:44-46).
3—O batismo é um testemunho da nossa fé e uma declaração pública de que cremos em Jesus Cristo. As Escrituras nos dizem que temos a vida eterna no momento em que cremos (João 5:24), e a crença sempre vem antes de ser batizado. Assim como levantar a mão ou fazer uma oração não salva, o batismo também não. Somos salvos apenas quando cremos.
4 - A Bíblia nunca diz que quem não é batizado não é salvo.
5 - Se o batismo fosse necessário para a salvação, então ninguém poderia ser salvo sem a presença de outra pessoa. Alguém teria que estar lá para batizar uma pessoa para que ela pudesse ser salva. Isso efetivamente limita quem pode ser salvo e quando pode ser salvo. As consequências dessa doutrina, quando levadas a uma conclusão lógica, são devastadoras. Por exemplo, um soldado que acredita no campo de batalha, mas é morto antes de ser batizado, irá para o inferno.
6—Ao longo da Bíblia vemos que no momento de fé um crente possui todas as promessas e bênçãos da salvação (João 1:12; 3:16; 5:24; 6:47; 20:31; Atos 10:43; 13:39; 16:31). Quando alguém crê, ele tem a vida eterna, não está sob julgamento e passou da morte para a vida (João 5:24) — tudo antes de ser batizado.

Se você acredita na regeneração batismal, faria bem em considerar em oração em quem ou no que você está realmente colocando a sua confiança. Sua fé é um ato físico (ser batizado) ou na obra consumada de Cristo na cruz? Em quem ou no que você está confiando para a salvação? É a sombra (batismo) ou a substância (Jesus Cristo)? A nossa fé deve repousar somente em Cristo. “... no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça” (Efésios 1:7).

© Copyright Got Questions Ministries