GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "Os cristãos têm a autoridade para repreender o diabo?"

Resposta:
Há alguns cristãos que acreditam que não só têm a autoridade para repreender o diabo, mas também devem estar repreendendo-o continuamente. Não há base bíblica para tal crença. Satanás, ao contrário de Deus, não é onipresente. Ele só pode estar em um lugar de cada vez e a probabilidade de estar pessoalmente assediando indivíduos cristãos é minúscula. Claro que ele tem legiões de demônios que obedecem às suas ordens e estão por toda parte buscando destruir o testemunho dos crentes. Deve-se notar aqui que o cristão não pode ser possuído por um demônio da mesma forma que as pessoas na Bíblia são descritas como sendo possuídas.

Como cristãos, precisamos estar conscientes da realidade da presença do mal. Ao lutarmos para permanecermos firmes em nossa fé, temos de perceber que nossos inimigos não são apenas ideias humanas, mas forças reais que vêm dos poderes das trevas. A Bíblia diz: "porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes" (Efésios 6:12).

É claro que Deus permitiu que Satanás tivesse uma quantidade significativa de poder e influência sobre a terra, pelo menos por agora, e sempre dentro do controle soberano de Deus. A Bíblia nos diz que Satanás anda em derredor como um leão em busca da presa, buscando vítimas para devorar (1 Pedro 5:8). Satanás é o poder que opera nos corações daqueles que se recusam a obedecer a Deus (Efésios 2:2). Qualquer pessoa que não esteja sob o controle do soberano Deus está sob o controle do diabo (Atos 26:18, 2 Coríntios 4:4). Os cristãos nascidos de novo não são mais escravos de Satanás ou do pecado (Romanos 6:6-7), mas isso não significa que estejamos imunes às tentações que ele coloca diante de nós.

A Bíblia não dá aos cristãos a autoridade para repreender o diabo, mas para resistir a ele. Tiago 4:7 diz: "Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós." Zacarias 3:2 diz-nos que é o Senhor que repreende Satanás. Até mesmo Miguel, um dos mais poderosos dos anjos, não se atreveu a acusar Satanás, mas disse: "O Senhor te repreenda" (Judas 1:9). Em resposta aos ataques de Satanás, um cristão deve apelar para Cristo. Em vez de se concentrar em derrotar o diabo, devemos nos concentrar em seguir a Cristo (Hebreus 12:2) e confiar que Ele vai derrotar as forças do mal.

Não é necessário que um cristão repreenda Satanás porque Deus nos deu a Sua armadura completa para nos proteger contra o mal (ver Efésios 6:10-18). As armas mais eficazes que temos contra o diabo é a nossa fé, a sabedoria e o conhecimento de Deus e Sua Palavra. Cristo, quando tentado por Satanás, respondeu-lhe com as Escrituras (Mateus 4:1-11). Para obter a vitória em assuntos espirituais, devemos manter a consciência limpa e ter controle sobre nossos pensamentos. "Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo" (2 Coríntios 10:3-5).

© Copyright Got Questions Ministries