GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "Será que todo mundo tem um “buraco” em seus corações que só Deus pode preencher?"

Resposta:
A origem da frase “buraco no formato de Deus” aparenta ser a oração de Santo Agostinho: “Tu tem nos Criado para Ti, ó Senhor, e nossos corações não podem achar descanso até descansarem em ti”. O significado de um “buraco no formato de Deus” é aquele desejo inato do coração do homem por algo fora de si mesmo, algo transcendente, algo “mais”. Deus criou o homem para o Seu propósito eterno, e nada na era depois da Queda pode trazer satistação completa. É evidente que Deus tem colocado “eternidade” em nossos corações, porque os homens, universalmente falando, têm um desejo por vida eterna. Todas as religiões se baseiam nesse desejo. Todas as religiões prometem céu ou alguma forma de céu. Ninguém quer morrer; todos querem viver eternamente.

O problema não é com a eternidade no coração; mas sim com o próprio coração humano. Jeremias 17:9 descreve a condição de um coração não regenerado: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” Salomão repete o mesmo conceito: “o coração dos filhos dos homens está cheio de maldade, e que há desvarios no seu coração enquanto vivem” (Eclesiastes 9:3). O Novo Testamento concorda: “Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser” (Romanos 8:7). Novamente, no livro de Romanos: “Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus” (Romanos 3:11). Portanto, o coração do homem natural e não regenerado não tem um buraco no formato de Deus em seu coração. Na verdade, seu coração está em guerra com Deus.

Então será que o “buraco no formato de Deus” passa a existir no coração das pessoas em algum ponto? Sim, mas só quando e se o buraco é criado por Deus através do Espírito Santo. Isso é chamado de “regeneração” e é um trabalho supernatural do Espírito Santo através do qual natureza divina e vida divina são dadas (João 3:3-8; Tito 3:5). Isso só é realizado pelo poder do Espírito Santo através do auxílio da Palavra de Deus (João 5:24). Ao que a pessoa responde pode ser chamado de buraco no formato de Deus em seu coração, criado pelo Espírito Santo, e lá colocado para que o pecador arrependido, quando capacitado pelo Espírito Santo, responda em fé à provisão de Deus de salvação através de Jesus Cristo. Aqueles que não respondem ao estímulo do Espírito Santo – o qual convence o mundo de pecado e julgamento (João 16:8) – podem procurar por eternidade, mas não acharão o caminho para a Vida Eterna, disponível apenas através de Jesus Cristo (João 14:6).

É triste dizer que muitas pessoas passam suas vidas procurando por algo além de Deus para preencher os desejos de seu coração por significado na vida – negócios, família, esportes, etc. Mas ao ir atrás das coisas que não são eternas, eles permanecem sem satisfação e se perguntando por que suas vidas nunca correspondem às suas expectativas. Mas quando consideramos Salomão, alguém que teve todas as riquezas, sucesso, estima e poder do mundo – e o que ele disse, tudo passa a fazer sentido. Ele disse que nada a que o homem aspira nessa vida vai satisfazer o seu desejo por eternidade. Ele declarou que tudo era “vaidade”, quer dizer, ele procurou essas coisas em vão porque elas não satisfaziam. No final, ele disse: “De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem” (Eclesiastes 12:13).

O buraco no formato de Deus existe nos corações daqueles que estão sendo regenerados pelo Espírito Santo. Se sentimos o trabalho e o estímulo do Espírito Santo, devemos responder com fé no Senhor Jesus Cristo. Quando isso acontece, esse buraco no formato de Deus será preenchido para sempre, de uma vez por todas.

© Copyright Got Questions Ministries