GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O que constitui um casamento de acordo com a Bíblia?"

Resposta:
A Bíblia em nenhum lugar afirma explicitamente em que ponto exato Deus considera um homem e uma mulher casados. Existem três pontos de vista comuns: 1) Deus só considera um homem e uma mulher casados quando são legalmente casados – isto é, quando se tornam marido e mulher aos olhos da lei. 2) Um homem e uma mulher são casados aos olhos de Deus quando completam algum tipo de cerimônia formal de casamento envolvendo votos de aliança. 3) Deus considera um homem e uma mulher casados no momento em que se envolvem em relações sexuais. Vamos examinar cada uma das três visões e avaliar os pontos fortes e fracos de cada uma.

1) Deus só considera um homem e uma mulher casados quando são legalmente casados. O apoio bíblico normalmente dado a essa visão é o comando para obedecer às leis do governo (Romanos 13:1–7; 1 Pedro 2:17). O argumento é que, se o governo exige que certos procedimentos e documentos sejam preenchidos antes que um casamento seja reconhecido, o casal deve se submeter a esse processo. É definitivamente bíblico que um casal se submeta ao governo, desde que os requisitos não contradigam a Palavra de Deus e sejam razoáveis. Romanos 13:1–2 nos diz: “Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas. De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação.”

No entanto, existem algumas fraquezas e possíveis problemas com essa visão. Primeiro, o casamento existia antes de qualquer governo ser organizado. Por milhares de anos, as pessoas se casaram sem uma certidão de casamento. Em segundo lugar, ainda hoje existem alguns países que não têm reconhecimento governamental do casamento e/ou nenhum requisito legal para o casamento. Terceiro, alguns governos impõem exigências antibíblicas ao casamento antes de ele ser legalmente reconhecido. Por exemplo, alguns países exigem que os casamentos sejam realizados em uma igreja católica, de acordo com os ensinamentos católicos, e supervisionados por um padre católico. Obviamente, para aqueles que têm fortes divergências com a Igreja Católica e com a compreensão católica do casamento como um sacramento, seria antibíblico submeter-se ao casamento na Igreja Católica. Em quarto lugar, tornar a legitimidade da união matrimonial dependente exclusivamente de estatutos governamentais é sancionar indiretamente a definição estatutária de casamento, que pode flutuar.

2) Um homem e uma mulher são casados aos olhos de Deus quando completam algum tipo de cerimônia formal de casamento. Alguns intérpretes entendem Deus trazendo Eva a Adão (Gênesis 2:22) como Deus supervisionando a primeira “cerimônia” de casamento – a prática moderna de um pai dar sua filha em um casamento reflete a ação de Deus no Éden. No capítulo 2 de João, Jesus participou de uma cerimônia de casamento. Jesus não teria comparecido a tal evento se não aprovasse o que estava ocorrendo. A presença de Jesus em uma cerimônia de casamento de forma alguma indica que Deus exige uma cerimônia de casamento, mas indica que tal cerimônia é aceitável aos olhos de Deus. Quase todas as culturas na história da humanidade observam algum tipo de cerimônia formal de casamento. Em cada cultura há um evento, ação, convênio, voto ou proclamação que é reconhecido como uma declaração de que um homem e uma mulher estão se casando.

3) Deus considera um homem e uma mulher casados no momento em que se envolvem em relações sexuais. Há alguns que entendem que isso significa que um casal não é verdadeiramente “casado” aos olhos de Deus até que tenham consumado o casamento fisicamente. Outros argumentam que, se um homem e uma mulher fazem sexo, Deus considera os dois casados. A base para essa visão é o fato de que a relação sexual entre marido e mulher é o cumprimento final do princípio de “uma só carne” (Gênesis 2:24; Mateus 19:5; Efésios 5:31). Nesse sentido, a relação sexual é o “selo” final da aliança matrimonial. No entanto, a visão de que a relação sexual constitui o casamento não é biblicamente correta. Se um casal é legal e cerimonialmente casado, mas por algum motivo não pode ter relações sexuais, esse casal ainda é considerado casado.

Sabemos que Deus não iguala a relação sexual ao casamento com base no fato de que o Antigo Testamento frequentemente distingue uma esposa de uma concubina. Por exemplo, 2 Crônicas 11:21 descreve a vida familiar de um rei: “Amava Roboão mais a Maaca, filha de Absalão, do que a todas as suas outras mulheres e concubinas; porque ele havia tomado dezoito mulheres e sessenta concubinas; e gerou vinte e oito filhos e sessenta filhas.” Neste versículo, as concubinas que tiveram relações sexuais com o rei Roboão não são consideradas esposas e são mencionadas em uma categoria separada.

Além disso, 1 Coríntios 7:2 indica que o sexo antes do casamento é uma imoralidade. Se a relação sexual fizesse com que um casal se casasse, isso não poderia ser considerado imoral, pois o casal seria considerado casado no momento em que tivesse relações sexuais. Não há absolutamente nenhuma base bíblica para um casal não casado fazer sexo e depois se declarar casado, declarando assim que todas as futuras relações sexuais são morais e honrosas a Deus.

Alguns mencionam Gênesis 24 e a história de Isaque e Rebeca como exemplo de um casal que se casou apenas por meio de relações sexuais, sem nenhum tipo de cerimônia. No entanto, os detalhes que antecedem o casamento revelam que um processo formal foi seguido. O pai de Isaque, Abraão, deu a seu servo uma lista de coisas a fazer para encontrar uma esposa para Isaque (Gênesis 24:1–10). O servo fez tudo o que seu mestre pediu, além de orar a Deus por orientação e confirmação (versículos 12–14). Deus o guiou e também confirmou todos os “testes” do servo para mostrar que o casamento de Isaque e Rebeca foi realmente aprovado por Deus (versículos 15–27). O servo da vontade de Deus estava tão convencido que imediatamente relatou ao irmão de Rebeca, Labão, todos os detalhes que confirmavam a escolha de Deus (versículos 32–49). Quando o jantar foi servido, todos sabiam que isso era de Deus, que Isaque e Rebeca deveriam se casar (versículos 50–51). Em seguida, um dote foi pago e contratos verbais foram firmados entre eles (versículos 52–59). Assim, o casamento mencionado no versículo 67 dificilmente foi baseado em um mero ato sexual. Os procedimentos culturais e as tradições de dote foram cumpridos, as condições foram atendidas, as respostas às orações foram vistas e a óbvia bênção de Deus estava sobre todo o cenário.

Então, o que constitui o casamento aos olhos de Deus? Parece que os seguintes princípios devem ser seguidos: 1) Contanto que os requisitos sejam razoáveis e não contrários à Bíblia, um homem e uma mulher devem buscar qualquer reconhecimento governamental formal disponível. 2) Um homem e uma mulher devem seguir quaisquer práticas culturais, familiares e de aliança normalmente empregadas para reconhecer um casal como “oficialmente casado”. 3) Se possível, um homem e uma mulher devem consumar o casamento sexualmente, cumprindo o aspecto físico do princípio de “uma só carne”.

© Copyright Got Questions Ministries