settings icon
share icon
Pergunta

A oração "Agora eu me deito para dormir" está na Bíblia?

Resposta


A oração "Agora eu me deito para dormir" não é da Bíblia, embora expresse alguns temas bíblicos. Embora haja várias formas dessa oração, uma tradução muito conhecida em português é assim:

Agora eu me deito para dormir,

Peço ao Senhor que guarde minha alma,

Se eu vier a morrer antes de acordar,

Peço ao Senhor que leve minha alma.

A origem dessa oração é um tanto incerta. A primeira aparição conhecida da oração em sua forma atual foi na edição de 1737 do The New England Primer por Thomas Fleet. Mas algumas de suas palavras parecem ter sido inspiradas pelo Black Paternoster em alemão e a Oração dos Quatro Cantos na Inglaterra.

Independentemente de suas origens finais, a oração se tornou uma canção de ninar extremamente conhecida e apareceu em inúmeras músicas, livros, filmes e artes. Muitas crianças foram e ainda são ensinadas a dizer esta oração todas as noites quando vão para a cama.

A oração Agora eu me deito para dormir é biblicamente sólida? Não completamente. A oração expressa a confiança no Senhor que nunca dorme enquanto vigia seus filhos (veja Salmos 121:3-4). Porém, por causa da morte de Jesus na cruz e da ressurreição, não precisamos continuamente orar para que o Senhor guarde ou leve nossas almas. Do momento em que recebemos Cristo como Salvador, pela graça através da fé, somos salvos e prometidos uma morada eterna no céu (João 3:16; 10:28–29; Atos 16:31; Romanos 8:38–39). Se estamos confiando em Cristo para a salvação, não precisamos continuar pedindo a Ele algo que Ele já prometeu fazer. Nossas almas já estão tão “guardadas” e “levadas” quanto poderiam ser.

Além disso, embora não haja nada de errado em orar uma oração memorizada ou escrita, a oração deve ser uma comunicação viva e vibrante entre nós e nosso Pai Celestial. Assim como seria estranho entregar um discurso memorizado em uma conversa com outro ser humano, também pode ser inadequado recitar palavras memorizadas a Deus de maneira impessoal e sem paixão.

A oração Agora eu me deito para dormir comunica a confiança em Deus. Se for falada de coração, e se associada a um entendimento bíblico de como Deus “guarda” e “leva” nossas almas, não seria necessariamente errado orar esta rima popular. Mas, novamente, o relacionamento pessoal que podemos ter com Deus através de Jesus Cristo deve nos levar acima e além de orações memorizadas.

English



Voltar à página principal em português

A oração "Agora eu me deito para dormir" está na Bíblia?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries