settings icon
share icon
Pergunta

Qual o ponto de vista Cristão sobre a aposentadoria?

Resposta


À medida que os Cristãos se aproximam de sua aposentadoria, eles se perguntam o que devem fazer durante esses anos. Será que os Cristãos se aposentam do serviço Cristão quando se aposentam do lugar de trabalho? Como deve um Cristão enxergar a aposentadoria?

1) Apesar de não existir nenhum princípio bíblico que indique que uma pessoa deve se aposentar de seu trabalho quando alcançar certa idade, há o exemplo dos Levitas e do seu trabalho no tabernáculo. Em Números 4, os levitas do sexo masculino são numerados para o serviço no tabernáculo entre o período de de 30 a 50 anos de idade. "Este é o ofício dos levitas: Da idade de vinte e cinco anos para cima entrarão, para fazerem o serviço no ministério da tenda da congregação; Mas desde a idade de cinqüenta anos sairão do serviço deste ministério, e nunca mais servirão; Porém com os seus irmãos servirão na tenda da congregação, para terem cuidado da guarda; mas o ministério não exercerão; assim farás com os levitas quanto aos seus deveres" (Números 8:24-26).

2) Talvez nos aposentemos de nossas vocações (até mesmo ministério Cristão de "tempo integral"), mas nunca devemos nos aposentar de servir a Deus, mesmo que a forma na qual O servimos mude. Há um exemplo das pessoas bem idosas em Lucas 2:25-38 (Simeão e Ana) que continuaram a servir ao Senhor fielmente. Essa passagem se refere a uma viúva idosa que ministra ao Senhor no templo diariamente com jejuns e orações. Tito 2 afirma que os homens e mulheres mais velhos devem ensinar aos mais jovens a como se comportarem através de seu exemplo.

3) Os anos de aposentadoria não devem ser vividos apenas para divertimento. Paulo diz que uma viúva que vive para prazeres já está morta, apesar de ainda viver (1 Timóteo 5:6). Contrário à instrução bíblica, muitas pessoas igualam aposentadoria com "busca de divertimento" sempre que possível. Isso não signica que os aposentados não podem gozar de golfe, atividades sociais, ou outras atividades de lazer. No entanto, esse não deve ser o foco principal de sua vida, qualquer que seja sua idade.

4) Segundo Coríntias 12:14 afirma que os pais devem economizar para os seus filhos. De longe, a coisa mais importante que deve "guardada" é a herança espiritual que pode ser passada aos filhos, netos e bisnetos. James Dobson, no seu livro, Straight Talk to Men and Their Wives, fala do seu avô que, durante os seus anos de velhice, passava uma hora por dia antes do almoço orando por seus descendentes, tanto os que já viviam quanto os que ainda iam nascer. Um dia ele anunciou à sua família que Deus o informara que todos os seus descendentes até a quarta geração iriam se tornar Cristão. James Dobson era dessa quarta geração e realmente todos os que foram das gerações anteriores não só se converteram, mas eram ministros ou se casaram com ministros da denominação da qual o seu avô tinha sido parte. James Dobson era o primeiro a não entrar no ministério.

Em resumo, quando alguém chega à idade de aposentadoria (qualquer que seja), sua vocação pode mudar, mas o trabalho principal de sua vida não muda. E geralmente são esses “anciões” que, depois de andarem com Deus por todas as suas vidas, podem retratar as verdades da Palavra de Deus ao compartilharem como Deus tem trabalhado em suas vidas. A oração do salmista deve ser nossa oração à medida que envelhecemos (Salmo 71:18): "Agora também, quando estou velho e de cabelos brancos, não me desampares, ó Deus, até que tenha anunciado a tua força a esta geração, e o teu poder a todos os vindouros."

O Cristão não deve nunca se aposentar do serviço Cristão; ele apenas muda o endereço do seu trabalho.

English



Voltar à página principal em português

Qual o ponto de vista Cristão sobre a aposentadoria?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries