settings icon
share icon
Pergunta

O que é o batismo a favor dos mortos?

Resposta


O batismo pelos mortos é uma prática sem fundamento bíblico onde uma pessoa viva é batizada a favor de uma pessoa que faleceu, como um meio de fazer uma profissão pública de fé por uma pessoa que já estava morta. Podemos, essencialmente, pensar nisso como a prática de batizar uma pessoa morta.

A prática tem como base a interpretação errônea de 1 Coríntios 15:29: "Doutra maneira, que farão os que se batizam por causa dos mortos? Se, absolutamente, os mortos não ressuscitam, por que se batizam por causa deles?" Esta é uma passagem difícil de interpretar, mas sabemos, ao compará-la com o resto da Escritura, que não significa que uma pessoa morta possa ser salva por ser batizada por outra pessoa, uma vez que, em primeiro lugar, o batismo não é um requisito para a salvação (Efésios 2:8, Romanos 3:28; 4:3; 6:3-4). A passagem inteira (versículos 12-29) aborda a garantia da ressurreição, e não o batismo a favor dos mortos.

Sendo assim, o que era ser batizado por causa dos mortos? Essa é uma passagem misteriosa, e tem havido mais de trinta diferentes tentativas de interpretá-la. 1. O significado literal do grego no versículo 29 é que algumas pessoas estão sendo batizadas em nome daqueles que morreram - e se não há ressurreição, por que estão fazendo isso? 2. Ou Paulo está se referindo a um costume pagão (note que ele usa “eles”, e não "nós"), ou a uma prática supersticiosa e antibíblica na igreja de Corinto; uma prática que consiste do batismo vicário a favor dos crentes que morreram antes de serem batizados. 3. De qualquer forma, ele certamente não aprova a prática, mas simplesmente afirma que, se não há ressurreição, então qual é o motivo para o costume? A prática mórmon do batismo a favor dos mortos não é nem bíblica ou sensata. Esse tipo de batismo é uma prática comum nas religiões pagãs da Grécia e ainda é praticada hoje por algumas seitas; mas isso não muda o destino eterno de uma pessoa, uma vez que isso é determinado enquanto ela vive (Lucas 16:26).

English



Voltar à página principal em português

O que é o batismo a favor dos mortos?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries