settings icon
share icon
Pergunta

O calvinismo pode ser um obstáculo para a propagação do evangelho de Cristo?

Resposta


Calvinismo é o termo aplicado a uma crença que tem uma visão elevada da soberania de Deus, especialmente em relação à salvação. Os calvinistas estão convencidos de que a Bíblia ensina que o homem é corrupto em todo o seu ser e não pode tornar-se aceitável a Deus por meio de qualquer esforço próprio. Os calvinistas sustentam que na eternidade passada Deus escolheu alguns entre a humanidade para Si. No decorrer do tempo, Deus concede arrependimento e fé a Seus eleitos para que possam despertar para seu estado pecaminoso e necessidade de graça. Aqueles que Ele salva serão preservados para a eternidade pelo Senhor e perseverarão em segui-lo; ou seja, se eles verdadeiramente pertencem a Ele, não podem e não irão jamais cair, porque Ele os mantém seguros.

O ponto que leva alguns a acreditar que o evangelismo não é importante é o da "expiação limitada". Este aspecto do calvinismo ensina que Cristo morreu apenas pelos eleitos. O argumento teológico oferecido é que, se Cristo de fato morreu por cada ser humano na história do mundo, então ninguém iria para o inferno, pois os seus pecados já estão pagos. Como sabemos que a Escritura ensina que muitos passarão a eternidade separados de Deus, deve ser que os seus pecados não foram cobertos na expiação. Ou isso ou há pessoas no inferno pelas quais Cristo morreu, uma conclusão insustentável pelas Escrituras.

Alguns podem dizer: "Cristo pagou pelos pecados de todos, mas cabe a cada pessoa decidir por Ele e aceitá-lo." Essa é a principal questão entre o calvinismo (monergismo) e o arminianismo (sinergismo). Pois se o homem dá o voto decisivo, então como Deus é soberano? Além disso, se o sacrifício de Cristo precisa da aceitação do homem para validá-lo, então não pode ser o sacrifício totalmente suficiente que a Bíblia diz que é (Veja Romanos 5, Efésios 1:3-14). A Bíblia nos diz que nós O amamos porque Ele primeiro nos amou (1 João 4:19), e não o contrário.

Mas o calvinismo, e muitas outras coisas, se fora de equilíbrio, podem atrapalhar o evangelismo. O argumento hipotético levantado contra o calvinismo é este: "Já que Deus escolheu os Seus desde a eternidade passada; e Ele concede arrependimento e fé necessários para se chegar a Ele; e todos aqueles que Ele escolheu irão, de fato, chegar a Ele (João 6:37); e todos que chegam a Ele estão eternamente seguros; então, segue-se que o homem não está envolvido na salvação." Mas esta é uma conclusão errada. O homem está muito envolvido. Deus ordena o fim - a salvação do homem perdido. Mas Deus também ordena os MEIOS para o fim - evangelismo. Deus poderia ter ordenado várias maneiras de comunicar a salvação. Ele deu uma revelação de Si mesmo na criação e na consciência (Romanos 1 - 2). Mas Ele escolheu especificamente comunicar a mensagem do Evangelho através de crentes que compartilham a mensagem da salvação (Romanos 10:9-17). Portanto, quer alguém seja calvinista ou não, evangelizar é responsabilidade de todos os crentes. Historicamente, o calvinismo não apenas NÃO diminuiu o fardo dos calvinistas pelas almas, mas o purificou! Os calvinistas foram alguns dos maiores evangelistas da história da igreja, motivados pelo amor pelo seu Senhor e Salvador que os escolheu e os salvou "antes da fundação do mundo" (Efésios 1:4).

Antes de realmente entendermos a soberania de Deus na salvação, muitas vezes pensamos que o fardo está sobre nós para "produzir" decisões para Cristo. Agimos como se a salvação de uma pessoa dependesse de nós. Então, quando compartilhamos o evangelho e ele é rejeitado, de alguma forma pensamos que falhamos em convencer a pessoa a acreditar e que precisamos de uma apresentação mais sofisticada ou polida do plano da salvação. Podemos ser tentados a diluir o evangelho da próxima vez para obter a resposta desejada. Mas uma vez que entendemos as Doutrinas da Graça, a pressão para forçar uma "decisão" é removida. Agora, testemunhamos porque queremos ser fiéis ao nosso querido Senhor. O evangelismo entre os calvinistas é impulsionado pela conhecida frase "Pela Sua graça e para a Sua glória!" Não, o calvinismo não atrapalha o evangelismo. Se alguma coisa, deve dar ao nosso testemunho grande ousadia com motivos puros.

English



Voltar à página principal em português

O calvinismo pode ser um obstáculo para a propagação do evangelho de Cristo?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries