settings icon
share icon
Pergunta

Como podemos decidir quais livros pertencem à Bíblia se a Bíblia não diz quais livros lhe pertencem?

Resposta


Se a Escritura deve ser a nossa única autoridade, com que autoridade sabemos quais livros pertencem à Bíblia já que ela não diz quais livros lhe pertencem? Esta é uma pergunta muito importante porque uma corrente só consegue ser tão forte quanto o seu elo mais fraco. Na cadeia de comunicação de Deus à humanidade, há um elo fraco? Se sim, então toda a cadeia falha e a comunicação, em última instância, não pode ser confiável.

Considere os vários "elos" que fazem parte da comunicação de Deus para nós: primeiro veio o desejo de Deus de se comunicar. Este estava enraizado em Seu amor, pois a coisa mais amorosa que um bom Deus pode fazer é revelar-se à Sua criação. Em seguida veio a transmissão da Palavra de Deus através de escritores humanos. Isso envolveu um processo que a Bíblia chama de "inspiração", no qual Deus soprou as palavras que os agentes humanos registraram (2 Timóteo 3:16). Depois disso veio a divulgação, ou seja, a Palavra sendo entregue ao seu público através da pregação ou outros meios. Temos então o reconhecimento que aconteceu à medida que o povo de Deus distinguiu a Sagrada Escritura de outros escritos religiosos. Depois disso temos a preservação através da qual a Palavra de Deus tem sobrevivido até os dias atuais, apesar de muitas tentativas de destruí-la. E, finalmente, temos a iluminação, ou seja, o Espírito Santo abrindo a compreensão do crente para receber a Palavra.

E essa é a "cadeia" -- a demonstração do amor de Deus na inspiração, difusão, reconhecimento, preservação e iluminação da Sua Palavra. Cremos que Deus estava envolvido em cada etapa do processo, afinal, por que Deus teria o trabalho de inspirar a Sua Palavra e, em seguida, não preservá-la? Por que Ele falaria conosco e depois deixar de guiar-nos no reconhecimento do Seu discurso?

Este reconhecimento da Palavra de Deus é geralmente chamado de "canonização". Temos o cuidado de dizer que Deus determinou o cânone e que a igreja apenas o descobriu. O cânone das Escrituras não foi criado pela igreja, ao invés, a igreja apenas o descobriu ou reconheceu. Em outras palavras, a Palavra de Deus era inspirada e autoritária desde o seu início – ela "permanece no céu" (Salmo 119:89) e a igreja simplesmente reconheceu esse fato e o aceitou.

English



Voltar à página principal em português

Como podemos decidir quais livros pertencem à Bíblia se a Bíblia não diz quais livros lhe pertencem?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries