settings icon
share icon
Pergunta

Qual é o significado da liderança federal no contexto teológico?

Resposta


Em teologia, a liderança federal é uma teoria usada para explicar a imputação - como o pecado de Adão foi imputado a todos os seus descendentes e como a justiça de Cristo foi imputada àqueles que acreditam no evangelho. De acordo com a teoria da liderança federal, Adão era o chefe federal (ou representante) da raça humana; Adão escolheu pecar, e todos nós somos considerados culpados, também, porque ele era nosso representante. A liderança federal é vista como uma possível explicação da comparação de Paulo dos papéis de Adão e Cristo em Romanos 5:18: “Portanto, assim como por uma só transgressão veio o julgamento sobre todos os homens para a condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação que produz vida.” Assim, o pecado de Adão trouxe condenação à raça humana; o sacrifício de Cristo trouxe salvação para toda a raça. A ideia da liderança federal envolve o ensinamento que Adão foi o primeiro representante da raça humana e Cristo foi o segundo representante.

A ideia da liderança federal não é explícita na Bíblia; isto é, a Bíblia nunca chama Adão de nosso representante. A liderança federal é simplesmente uma maneira que alguns eruditos escolheram falar sobre o envolvimento de Adão e depois de Cristo no destino da humanidade. A teoria é baseada no argumento de Paulo em Romanos 5 que “assim como o pecado entrou no mundo por um só homem, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, pois todos pecaram” (versículo 12). De Adão a Moisés, mesmo antes da Lei ser dada, “a morte reinou” (versículo 14). Se não havia a Lei mosaica e se “onde não há lei também não há transgressão” (Romanos 4:15), como poderiam os filhos de Adão terem sido considerados pecadores? Aplicando o conceito da liderança federal, podemos dizer que foi porque eles eram parte da raça humana; Adão era seu representante, e portanto a transgressão de Adão se aplicava a todos os homens.

A fraqueza da liderança federal é que é uma ferramenta interpretativa, não uma verdade explicitamente bíblica. Romanos 5 não diz que Adão era o representante da raça humana, apenas que “a morte reinou pela transgressão de um só” (Romanos 5:17). Deus nunca diz exatamente como ocorreu a transferência da natureza pecaminosa, apenas que ocorreu.

O que sabemos com certeza é que a morte entrou no mundo através do pecado de Adão. A ideia da liderança federal não é explicitamente declarada na Escritura, mas o pecado de Adão foi definitivamente a origem do problema, e o pecado foi herdado por todos nós através dele. Então Cristo veio e por Seu sacrifício tornou-se nosso Salvador. Assim, existe um paralelo entre Adão e Cristo: “portanto, assim como por uma só transgressão veio o julgamento sobre todos os homens para a condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação que produz vida. Porque, assim como pela desobediência de um só homem muitos foram feitos pecadores, assim também pela obediência de um só muitos serão feitos justos” (Romanos 5:18–19).

English



Voltar à página principal em português

Qual é o significado da liderança federal no contexto teológico?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries