settings icon
share icon
Pergunta

O que é um círculo de oração?

Resposta


O termo "círculo de oração" mudou de significado ao longo dos anos. Antigamente, quando os crentes se reuniam em círculo para orar, isso era chamado de "círculo de oração". Hoje, um círculo de oração também pode se referir a um método de "reivindicar" certas coisas em oração: um círculo literalmente desenhado ao redor das coisas que uma pessoa deseja ou o circuito percorrido pelas pessoas que andam em círculo em torno de áreas como forma de "reivindicá-las" em nome de Jesus.

O conceito de círculos de oração tornou-se popular, em parte, pelo bestseller The Circle Maker (O Criador de Círculos) de Mark Batterson. O autor diz: "Desenhar círculos de oração ao redor de nossos sonhos não é apenas um mecanismo pelo qual realizamos grandes coisas para Deus. É um mecanismo pelo qual Deus realiza grandes coisas em nós". Batterson usa a lenda de Honi, o Criador de Círculos, como base para seu método de oração.

Honi Ha-Ma'agel era um erudito judeu do primeiro século aC. De acordo com a história, Honi desenhou um círculo na poeira, permaneceu dentro dele e informou a Deus que não sairia até que chovesse. Quando começou a chuviscar, Honi disse a Deus que queria mais chuva. Então começou a chover torrencialmente. Então ele queria uma chuva calma, disse isso a Deus, e a chuva se acalmou. No livro, Batterson usa o exemplo de Honi para encorajar seus leitores a traçar círculos de oração ao redor de seus sonhos, família, trabalho, problemas, metas e assim por diante. Este artigo não é uma revisão do livro. Há muitas delas online. Em vez disso, é uma crítica do conceito de círculos de oração em geral.

O conceito de círculos de oração é bíblico? Esse "novo modo de orar" tem apoio na Bíblia?

• O método de círculo de oração é baseado em uma história judaica extra-bíblica. Honi não é um profeta bíblico e a Bíblia não o menciona. Muitos defensores dos círculos de oração equiparam (ou pelo menos, comparam) a autoridade de Honi à de Elias. Há um forte contraste entre Honi e Elias, porém. Os profetas bíblicos foram instruídos a esperar pela voz de Deus e depois transmitir as direções de Deus aos outros. Honi não esperou. Em vez disso, ele elaborou um plano de desenhar círculos e exigiu que o Senhor cumprisse seus desejos.

• Círculos de oração não são mencionadas na Bíblia. Se círculos de oração fossem importantes e conferissem autoridade, Jesus teria incluído a ideia em seu tutorial de oração para seus discípulos (Lucas 11:1–4). No mínimo, se círculos de oração fossem úteis em nossas orações, eles teriam sido mencionados em algum lugar das Escrituras.

• A oração bíblica parte de um coração humilde, submetido à vontade de Deus e desejoso de Sua glória. A Bíblia nunca menciona andar em círculos durante a oração, desenhar círculos ao redor de objetos ou exigir o que queremos receber de Deus. O sistema de círculos de oração tem subtons da filosofia "nomeá-lo, reivindicá-lo" que exalta o homem e sua "fé" acima de Deus. Embora muitos defensores do círculo de oração neguem uma associação com essa ideologia, há conexões. Deus não precisa de nós para liberá-lo ou dar-lhe permissão antes de nos abençoar.

• A Bíblia nos instrui a orar corajosamente e a sermos persistentes, mas nunca devemos tentar manipular Deus por meio de uma fórmula ou ritual específico. Devemos desconfiar de qualquer professor que diga que determinadas ações físicas conferem mais poder ou autoridade à oração. Em nenhum lugar das escrituras somos chamados a "reivindicar" o que consideramos como de direito nosso.

• A Bíblia não atribui poder à proximidade ou visualização. Por exemplo, uma oração para que uma pessoa encontre emprego não é mais ou menos poderosa se oferecida sentada na própria casa do que se oferecida enquanto anda ao redor do prédio de escritórios. Acreditar que as orações oferecidas em um ambiente ou posição são mais eficazes do que aquelas oferecidas em outro momento ou de outra maneira é mais supersticioso do que escritural. Embora possamos sentir a necessidade de estar perto de um local ou situação para orar com mais clareza, devemos lembrar que nosso Pai celestial é onipotente e onipresente. Deus sabe exatamente quais são as necessidades presentes e responderá às nossas orações em sua própria vontade e tempo perfeitos.

Da mesma forma, visualizar sua oração com um círculo de oração não lhe dá mais autoridade. A mente humana não tem poder para criar a realidade ou remodelar o mundo ao gosto de alguém, não importa quão concentrados sejam os pensamentos ou quão clara seja a visualização. Só Deus cria, e todo dom perfeito vem dEle (Tiago 1:17). Visualizar a resposta à oração não a tornará mais provável de ser respondida.

A Palavra de Deus nos dá instrução específica sobre a oração. Não precisamos acrescentar a essas instruções numa tentativa de manipular o poder de Deus ou receber respostas às nossas orações.

English



Voltar à página principal em português

O que é um círculo de oração?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries