settings icon
share icon
Pergunta

Devem as mulheres cristãs usar uma cobertura para a cabeça?

Resposta


1 Coríntios 11:3-16 aborda a questão das mulheres e da cobertura da cabeça. O contexto de toda a passagem de 1 Coríntios 11:3-16 é a submissão à ordem dada por Deus e à “cadeia de comando”. Uma “cobertura” na cabeça de uma mulher é usada como ilustração da ordem, liderança e autoridade de Deus. O versículo-chave desta passagem é 1 Coríntios 11:3: “Quero, entretanto, que saibais ser Cristo o cabeça de todo homem, e o homem, o cabeça da mulher, e Deus, o cabeça de Cristo.” As implicações deste versículo são encontradas no restante da passagem. A ordem é: Deus Pai, Deus Filho, o homem ou marido e a mulher ou esposa. O véu ou cobertura sobre a cabeça de uma esposa coríntia crente mostrava que ela estava sob a autoridade do marido e, portanto, submissa a Deus.

Dentro desta passagem também está o versículo 10: “Portanto, deve a mulher, por causa dos anjos, trazer véu na cabeça, como sinal de autoridade.” Por que isso é importante para os anjos? O relacionamento de Deus com os homens é algo que os anjos observam e aprendem (1 Pedro 1:12). Portanto, a submissão de uma mulher à autoridade delegada por Deus sobre ela é um exemplo para os anjos. Os santos anjos, que estão em perfeita e total submissão a Deus, esperam que nós, como seguidores de Cristo, sejamos iguais.

Esta cobertura não significa apenas um pano, mas também pode se referir ao comprimento do cabelo de uma mulher. Como podemos dizer isso? Devemos considerar este versículo no contexto ou no ambiente em que é apresentado. "Ou não vos ensina a própria natureza ser desonroso para o homem usar cabelo comprido? E que, tratando-se da mulher, é para ela uma glória? Pois o cabelo lhe foi dado em lugar de mantilha" ( 1 Coríntios 11:14-15). Portanto, no contexto desta passagem, uma mulher que usa cabelos mais compridos se destaca distintamente como mulher e não como homem. O Apóstolo Paulo está dizendo aqui que na cultura de Corinto, quando o cabelo da esposa era mais longo que o do marido, isso mostrava sua submissão à liderança dele. Os papéis do homem e da mulher são designados por Deus para retratar uma lição espiritual profunda, que é de submissão à vontade e à ordem de Deus.

Mas por que o cabelo é um problema nesta passagem? O apóstolo Paulo está abordando uma questão relacionada à cultura coríntia que estava sendo autorizada a perturbar a igreja. Para uma mulher ter a cabeça raspada era uma vergonha (e, no pensamento judaico, um sinal de luto, Deuteronômio 21:12). O seu cabelo era a sua “glória” (1 Coríntios 11:15). Na cultura coríntia, as mulheres normalmente usavam uma cobertura na cabeça como símbolo de submissão aos maridos. Paulo afirma que é correto seguir esse mandato cultural – dispensar a cobertura da cabeça das mulheres enviaria um sinal totalmente errado para a cultura em geral. Na verdade, Paulo diz que, se uma mulher cristã se recusa a cobrir a cabeça, isso seria equivalente a raspar o cabelo (versículo 6). Uma mulher que se recusou a usar uma cobertura naquela cultura estava basicamente dizendo: “Eu me recuso a me submeter à ordem de Deus”. Portanto, o apóstolo Paulo está ensinando aos coríntios que o comprimento do cabelo ou o uso de uma “cobertura” pela mulher era uma indicação externa de uma atitude de coração de submissão a Deus e à Sua autoridade estabelecida.

A ordem de Deus é que o marido seja o cabeça da esposa, assim como Deus é o cabeça de Cristo, mas não há desigualdade ou inferioridade implícita. Deus e Cristo são iguais e unidos, assim como o marido e a esposa são um. Esta não é uma passagem que ensina que a mulher é inferior ao homem ou que deve ser submissa a todo homem. Está ensinando a ordem e a liderança espiritual de Deus no relacionamento conjugal. Na cultura coríntia, uma mulher que cobria a cabeça durante o culto ou quando estava em público demonstrava a sua submissão à autoridade.

Na cultura de hoje, já não vemos o uso de uma cobertura na cabeça por uma mulher como um sinal de submissão. Na maioria das sociedades modernas, lenços e chapéus são acessórios de moda. A mulher tem a opção de usar uma cobertura para a cabeça se considerar isso um sinal de sua submissão à autoridade do marido. No entanto, é uma escolha pessoal e não algo que deva ser usado para julgar a espiritualidade. A verdadeira questão aqui é a atitude sincera de obediência à autoridade de Deus e submissão à Sua ordem estabelecida “como ao Senhor” (Efésios 5:22). Deus está muito mais preocupado com uma atitude de submissão do que com uma demonstração externa de submissão através de uma cobertura para a cabeça. 1 Timóteo 2:9-10: “Da mesma sorte, que as mulheres, em traje decente, se ataviem com modéstia e bom senso, não com cabeleira frisada e com ouro, ou pérolas, ou vestuário dispendioso, porém com boas obras (como é próprio às mulheres que professam ser piedosas).”

English



Voltar à página principal em português

Devem as mulheres cristãs usar uma cobertura para a cabeça?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries