settings icon
share icon
Pergunta

Como funciona a oração?

Resposta


Não há uma fórmula mágica para a oração. Nos termos mais simples, a oração é manter uma comunicação com Deus - falar com Ele, passar tempo em Sua presença e aproximar-se dEle. Através da oração, expressamos adoração e agradecemos a Deus, fazemos nossos pedidos conhecidos a Ele, intercedemos por outros e aprendemos mais sobre o Seu caráter e a Sua vontade para as nossas vidas.

Aprender como a oração funciona faz parte do processo natural de crescimento em nosso relacionamento com o Senhor. À medida que desenvolvemos uma conexão ativa e contínua com Deus Pai por meio de Jesus Cristo, Seu Filho, pelo poder de Seu Espírito habitante, descobrimos o coração da oração.

A oração é uma atividade unicamente humana; nenhum outro ser tem o privilégio de comunicar-se com o seu Criador e Redentor dessa maneira. Mas a oração pode ser intimidante, principalmente se não estiver familiarizado com a prática ou se foi ensinado a ver a oração como uma atividade complexa, formal ou ritualizada.

A base de uma oração que funciona é um relacionamento salvador com Jesus Cristo. Jesus nos disse para orar em Seu nome (veja João 16:23-24), isto é, para orar em Sua autoridade, com base em nossa união com Ele, para o que honraria e glorificaria a Deus. Porque Jesus é o nosso "sumo sacerdote", nós podemos "aproximar-nos do trono da graça com confiança" (Hebreus 4:14, 16).

Oração que funciona - a oração eficaz - deve ser oferecida em fé (Tiago 1:5-7). Parte de orar em fé, Jesus ensinou, é que perseveramos na oração e nunca desistimos (Lucas 18:1). A oração é relacional. Não é para ser forçada, mas sim, para fluir confortavelmente do coração, pois Deus conhece os nossos corações (Salmo 44:21; Lucas 16:15; Atos 15:8; Romanos 8:27).

A oração é baseada no amor de Deus por nós. Como filhos de um Pai compassivo, podemos confiar em Deus e nos voltar a Ele para cuidar das nossas necessidades (Isaías 64:8-9; Salmo 103:13-14).

Se realmente quisermos saber como a oração funciona, faremos dela a nossa missão de estudar a vida de oração de Jesus Cristo, o Filho de Deus. Mais do que qualquer outra pessoa, Jesus teve uma conexão pessoal íntima com Deus Pai e, portanto, Ele é o nosso melhor exemplo a seguir.

Jesus deu aos seus discípulos este ensinamento específico sobre a oração:

"E, quando orardes, não sejais como os hipócritas; pois gostam de orar em pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam sua recompensa. Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê o que é secreto, te recompensará. E, quando orardes, não useis de repetições inúteis, a exemplo dos gentios; pois eles pensam que serão ouvidos pelo muito falar. Não vos assemelheis a eles; pois vosso Pai conhece de que necessitais, antes de o pedirdes a ele" (Mateus 6:5–8).

Jesus enfatizou a oração sincera, baseada em um relacionamento amoroso com Deus Pai. Através da Oração do Senhor, Jesus também deu aos Seus discípulos um modelo para a oração. Primeiro, Ele mostrou-lhes quais deveriam ser as suas motivações na oração - que o nome de Deus seja honrado e a Sua vontade seja cumprida: "Portanto, orai deste modo: Pai nosso que estás no céu, santificado seja o teu nome; venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu" (Mateus 6:9–10).

A submissão à vontade de Deus foi uma característica definidora da vida de oração de Jesus Cristo (veja Lucas 22:42). Deus responde à oração que está de acordo com a Sua vontade: "E esta é a confiança que temos nele: se pedirmos alguma coisa segundo sua vontade, ele nos ouve. Se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que já alcançamos o que lhe temos pedido" (1 João 5:14–15).

Jesus ensinou aos discípulos que, através da oração, eles poderiam ir a Deus para suprir suas necessidades diárias: "O pão nosso de cada dia nos dá hoje" (Mateus 6:11). Nosso Pai cuida de nós. Não precisamos nos preocupar com o que poderemos precisar hoje ou no futuro; falamos com Deus sobre as nossas necessidades, e dependemos dEle como nosso fiel provedor.

A oração também envolve examinar nossos corações, reconhecendo que precisamos do perdão de Deus e confessando nossos pecados: "E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como também temos perdoado aos nossos devedores" (Mateus 6:12). Assim como nosso Pai graciosamente nos perdoa, devemos perdoar aqueles que nos ofenderam. Dar e receber perdão é um elemento vital da nossa íntima comunhão com Deus na oração.

Jesus também ensinou que a oração é uma oportunidade para receber força de Deus para resistir às tentações do inimigo: "E não nos deixes entrar em tentação, mas livra-nos do mal" (Mateus 6:13; cf. 26:41). A oração nos mantém sintonizados com o poder e a orientação do Espírito Santo para resistir à tentação e vencer o pecado.

O pastor e autor Andrew Murray deu uma boa descrição da oração aceitável, escrevendo que "deve ser para a glória de Deus, em plena entrega à Sua vontade, em plena certeza de fé, em nome de Jesus, e com uma perseverança que, se necessário, se recusa a ser negada" (Com Cristo na Escola da Oração, Fleming H. Revell Co., 1895, p. 6).

Até agora, apenas começamos a explorar como a oração funciona. A Bíblia tem muito mais a dizer sobre isso. No entanto, a linha de fundo é que a oração funciona através do relacionamento contínuo do crente com o Deus vivo. Aqueles que estão em Cristo têm o privilégio único de passar suas vidas descobrindo cada vez mais sobre a oração através da interação amorosa com o Pai celestial.

English



Voltar à página principal em português

Como funciona a oração?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries