settings icon
share icon
Pergunta

É necessário compreender plenamente o Evangelho para ir para o céu? É suficiente acreditar, mesmo que não o compreendamos completamente?

Resposta


Em certo sentido, a mensagem do evangelho é muito simples de entender: Jesus morreu e ressuscitou para que possamos ser salvos. Os fatos básicos do evangelho são fáceis de entender. Mas, noutro sentido, a mensagem do evangelho é uma das verdades divinas mais profundas alguma vez reveladas à humanidade: Jesus morreu e ressuscitou para que possamos ser salvos. As implicações desses fatos e da teologia subjacente de Deus são profundas o suficiente para manter até mesmo os teólogos mais astutos ponderando por toda a vida. Quando se trata de salvação, quão profundo é necessário um entendimento antes que a fé possa realmente ser chamada de “fé”?

É inegável que a fé salvadora envolve um certo nível de compreensão. Essa compreensão é possível através da pregação do evangelho (Mateus 28:18-20) acompanhada pela obra do Espírito Santo no coração (Atos 16:14). Paulo delineia o processo que leva a uma compreensão adequada do evangelho: pregação, que leva a ouvir, que leva a crer, que leva a invocar o Senhor para a salvação (Romanos 10:14). A “audição” implica compreensão; se a pregação não for compreendida, então não será verdadeiramente “ouvida”.

O conteúdo da pregação que deve ser compreendido é o evangelho. Desde o início, a mensagem dos apóstolos enfatizou a morte e ressurreição de Cristo (Atos 2:23-24). Esta mensagem é “que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. E apareceu a Cefas e, depois, aos doze” (1 Coríntios 15:3-4). Esta passagem contém os elementos básicos do evangelho, que se centram na Pessoa e na obra de Cristo: Jesus morreu pelos nossos pecados e ressuscitou dos mortos. Ninguém é salvo sem compreender esta verdade – e sem confiar nela.

Cada faceta da mensagem do evangelho é importante. Se obscurecermos a compreensão de qualquer elemento do evangelho, a fé se dissolve: se não entendemos que Jesus é o Filho perfeito de Deus, então a Sua morte não tem importância, no que diz respeito à nossa salvação. Se não entendermos que Jesus morreu, então logicamente não entenderemos a ressurreição. Se não entendermos a razão pela qual Ele morreu (pelos nossos pecados), então poderemos nos considerar inocentes e, portanto, sem necessidade de um Salvador. Se não entendermos que Jesus ressuscitou, então perderemos o fato de haver um Salvador vivo e nossa fé estará morta (1 Coríntios 15:17).

A Bíblia dá exemplos de pessoas que alcançaram uma certa quantidade de conhecimento espiritual, mas ainda não foram salvas. Foi depois de compreenderem o essencial do evangelho que essas pessoas confiaram em Cristo e nasceram de novo. O eunuco etíope (Atos 8:26-39), Cornélio (Atos 10), Apolo (Atos 18:24-28) e os doze homens em Éfeso (Atos 19:1-7) todos tinham formação religiosa, mas o momento da salvação só veio quando colocaram sua fé em Cristo – e tiveram que ouvir e entender o conteúdo do evangelho primeiro.

Contudo, para ser salvo, não é necessário compreender tudo o que o evangelho envolve. Na verdade, é impossível compreender a plenitude de tudo o que o evangelho envolve, deste lado da glória. Esforçamo-nos, paradoxalmente, para “conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento” (Efésios 3:19). Mas nunca compreenderemos completamente as riquezas da graça de Deus: “Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!” (Romanos 11:33).

Por exemplo, não precisamos compreender a união hipostática para sermos salvos. Citar a definição de propiciação não é necessário para a salvação. Nem é necessário um conhecimento prático de justificação, redenção ou santificação progressiva para entrar no céu. O conhecimento dessas coisas vem com o tempo e o estudo da Palavra, mas não é necessário compreendê-las no momento em que alguém é salvo. É duvidoso que o ladrão na cruz entendesse muito sobre soteriologia quando se voltou para o Senhor e disse: “Jesus, lembra-te de mim quando vieres no teu reino” (Lucas 23:42).

A mensagem do evangelho é simples o suficiente para uma criança entender. Jesus fez questão de declarar que a salvação está ao alcance dos pequenos: “Deixai vir a mim os pequeninos, não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus” (Marcos 10:14). Louvado seja o Senhor, o evangelho de Jesus Cristo pode ser compreendido pelas crianças. Além disso, para aqueles que são mentalmente incapazes de compreender o evangelho, acreditamos que Deus estende a Sua graça.

Então, para ir para o céu, devemos “crer no Senhor Jesus Cristo” (Atos 16:31). Ou seja, confiamos no sacrifício do Santo de Deus que morreu em nosso lugar e ressuscitou ao terceiro dia. Para aqueles que acreditam no nome de Jesus, Deus dá “o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome” (João 1:12). O evangelho é tão simples — e tão profundo — assim.

English



Voltar à página principal em português

É necessário compreender plenamente o Evangelho para ir para o céu? É suficiente acreditar, mesmo que não o compreendamos completamente?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries