settings icon
share icon
Pergunta

Qual é a definição de graça?

Resposta


A mensagem do evangelho é a boa nova da graça de Deus, por isso é importante saber o que é a graça e procurar constantemente ter uma visão melhor do que a graça faz em nossas vidas.

A graça é uma parte essencial do caráter de Deus. A graça está intimamente relacionada com a benevolência, o amor e a misericórdia de Deus. A graça pode ser definida de várias formas como "o favor de Deus para com os indignos" ou "a benevolência de Deus para com os que não merecem". Em Sua graça, Deus está disposto a nos perdoar e nos abençoar abundantemente, apesar do fato de que não merecemos ser tratados tão bem ou lidados com tanta generosidade.

Para entender totalmente a graça, precisamos considerar quem éramos sem Cristo e quem nos tornamos com Cristo. Nascemos em pecado (Salmos 51:5), e éramos culpados de quebrar as leis santas de Deus (Romanos 3:9–20, 23; 1 João 1:8–10). Éramos inimigos de Deus (Romanos 5:6, 10; 8:7; Colossenses 1:21), merecedores da morte (Romanos 6:23a). Éramos injustos (Romanos 3:10) e sem meios de nos justificar (Romanos 3:20). Espiritualmente, estávamos falidos, cegos, impuros e mortos. Nossas almas estavam em perigo de punição eterna.

Mas então veio a graça. Deus estendeu Seu favor a nós. A graça é o que nos salva (Efésios 2:8). A graça é a essência do evangelho (Atos 20:24). A graça nos dá vitória sobre o pecado (Tiago 4:6). A graça nos dá "eterna consolação e boa esperança" (2 Tessalonicenses 2:16). Paulo identificou repetidamente a graça como base de seu chamado como apóstolo (Romanos 15:15; 1 Coríntios 3:10; Efésios 3:2, 7). Jesus Cristo é a personificação da graça, aliada à verdade (João 1:14).

A Bíblia chama repetidamente a graça de "dom" (por exemplo, Efésios 4:7). Esta é uma analogia importante porque nos ensina algumas coisas fundamentais sobre a graça:

Primeiro, qualquer um que já recebeu um presente entende que um presente é muito diferente de um empréstimo, que exige reembolso ou devolução pelo beneficiário. O fato de a graça ser um presente significa que nada é devido em troca.

Segundo, não custa nada à pessoa que recebe um presente. Um presente é gratuito para o receptor, embora não seja gratuito para o doador, que suporta o custo. O dom da salvação não nos custa nada. Mas o preço de tal presente extravagante custou muito ao nosso Senhor Jesus, que morreu em nosso lugar.

Terceiro, uma vez que um presente foi dado, a propriedade do presente foi transferida e agora é nosso para sempre. Há uma permanência em um presente que não existe com empréstimos ou adiantamentos. Quando um presente muda de mãos, o doador renuncia permanentemente todos os direitos de renegar ou pegar de volta o presente no futuro. A graça de Deus é nossa para sempre.

Quarto, na entrega de um presente, o doador renuncia voluntariamente algo do que possui, perdendo voluntariamente o que lhe pertence para que o receptor se beneficie disso. O doador se empobrece para que o receptor possa se enriquecer. Esta troca generosa e voluntária do doador para o receptor é visível em 2 Coríntios 8:9: "Pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, tornou-se pobre por vossa causa, para que fôsseis enriquecidos por sua pobreza."

Finalmente, a Bíblia ensina que a graça é completamente imerecida. O presente e o ato de dar não têm nada a ver com o nosso mérito ou qualidade inata (Romanos 4:4; 11:5–6; 2 Timóteo 1:9–10). Na verdade, a Bíblia diz claramente que não merecemos a salvação de Deus. Romanos 5:8–10 diz: "Mas Deus prova o seu amor para conosco ao ter Cristo morrido por nós quando ainda éramos pecadores.... nós, quando éramos inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida."

A graça não para quando somos salvos; Deus é gracioso conosco pelo resto de nossas vidas, agindo dentro e sobre nós. A Bíblia nos encoraja com muitos benefícios adicionais que a graça assegura a todos os crentes:

• A graça nos justifica diante de um Deus santo (Romanos 3:24; Efésios 1:6; Tito 3:7).

• A graça nos proporciona acesso a Deus para comunicar e ter comunhão com Ele (Efésios 1:6; Hebreus 4:16).

• A graça nos concede uma nova relação de intimidade com Deus (Êxodo 33:17).

• A graça disciplina e treina-nos para viver de uma maneira que honre a Deus (Tito 2:11–14; 2 Coríntios 8:7).

• A graça nos concede riquezas espirituais inestimáveis (Provérbios 10:22; Efésios 2:7).

• A graça nos ajuda em nossa necessidade (Hebreus 4:16).

• A graça é o motivo de nossa libertação (Salmos 44:3–8; Hebreus 4:16).

• A graça nos preserva e nos conforta, encoraja e fortalece (2 Coríntios 13:14; 2 Tessalonicenses 2:16–17; 2 Timóteo 2:1).

A graça está ativa e continuamente trabalhando nas vidas do povo de Deus. Paulo deu crédito ao sucesso de seu ministério não a seus próprios trabalhos substanciais, mas à "graça de Deus que estava comigo" (1 Coríntios 15:10). A graça é o ato benevolente contínuo de Deus trabalhando em nós, sem o qual nada podemos fazer (João 15:5). A graça é maior do que o nosso pecado (Romanos 5:20), mais abundante do que esperamos (1 Timóteo 1:14) e maravilhosa demais para palavras (2 Coríntios 9:15).

Como receptores da graça de Deus, os cristãos devem ser graciosos para com os outros. A graça nos é dada para servir os outros e exercer os nossos dons espirituais para a edificação da igreja (Romanos 12:6; Efésios 3:2, 7; 4:7; 1 Pedro 4:10).

English



Voltar à página principal em português

Qual é a definição de graça?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries