settings icon
share icon
Pergunta

O que é a divinização na Igreja Ortodoxa Oriental?

Resposta


A divinização ou theosis, segundo a Ortodoxia Oriental, é um processo pelo qual alguém se torna “um com Deus”, e isso é visto como o objetivo da vida cristã. Esta unidade com Deus é um conceito místico que é frequentemente mal interpretado pelos pensadores ocidentais. A Igreja Ortodoxa Oriental é estritamente Trinitária, e o termo deificação não deve ser mal compreendido para sugerir que um ser humano possa realmente se tornar Deus ou um deus, nem isso equivale ao panteísmo. Diz-se que o homem não pode se tornar um com Deus em Sua essência, mas ele pode se tornar um com Suas energias. O amor, por exemplo, é uma energia divina, e é possível que o crente seja completamente unido e dominado pelo amor de Deus.

Os teólogos ortodoxos orientais apontam para uma série de passagens bíblicas para descrever a divinização. Algumas delas estão listadas abaixo:

Romanos 12:2 fala sobre sermos transformados pela renovação de nossas mentes.

1 Coríntios 6:17: “Mas, quem se une ao Senhor é um espírito com ele.”

Colossenses 3:3: “...pois morrestes, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.”

Em Efésios 3:19 Paulo ora pelos Efésios para que conheçam “[...] esse amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais preenchidos até a plenitude de Deus.”

2 Pedro 1:4: “...pelas quais ele nos deu suas preciosas e mais sublimes promessas para que, por meio delas, vos torneis participantes da natureza divina, tendo escapado da corrupção que há no mundo por causa da cobiça.”

O pensamento por trás da doutrina da deificação corre ao longo desta linha: um dia seremos transformados à imagem de Cristo, e deve ser nosso objetivo tornar-nos o mais parecidos possíveis com Ele nesta vida. Fazemos isso quando matamos o pecado em nossas vidas e praticamos disciplinas espirituais. Através destes meios, podemos realmente nos unir a Deus, e isso é possível nesta vida. O ensino Ortodoxo da deificação assemelha-se em muitos aspectos à doutrina da inteira santificação ensinada por alguns grupos Wesleyanos.

O que a Igreja Ortodoxa Oriental chama de “deificação” pode ser entendido pelos evangélicos como o novo nascimento e subsequente santificação. Mas o conceito ortodoxo de deificação leva a santificação mais adiante para incluir uma união mística com Deus. O maior problema com a doutrina não é o termo deificação, mas o meio para ela, como ensinado pela Igreja Ortodoxa Oriental. Segundo o Novo Testamento, estamos unidos com Cristo, repletos da plenitude de Deus, cheios do Espírito Santo e declarados justos com Deus com base na fé em Cristo. Não é algo que acontece como resultado de uma (possível) busca ao longo da vida pela unidade com Deus através do esforço e da disciplina. Em Cristo nos tornamos "participantes da natureza divina" (2 Pedro 1:14). A experiência real disso pode diminuir ou aumentar, mas o fato disso nunca muda.

A grande questão que deve ser respondida por toda religião que leva a sério um Deus santo é "como um homem pecador pode estar diante de Deus e ser completamente justificado?” Realmente só existem duas respostas. Ou Deus aceita o pecador com base em algum esforço por parte do pecador para alcançar um estado de justiça ou Deus aceita o pecador com base na justiça de Cristo creditada ao pecador. Infelizmente, o processo ortodoxo oriental de deificação parece se encaixar perfeitamente na primeira opção.

English



Voltar à página principal em português

O que é a divinização na Igreja Ortodoxa Oriental?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries