settings icon
share icon
Pergunta

O que é o Dispensacionalismo Progressivo?

Resposta


Para apresentar o dispensacionalismo progressivo, é primeiro necessário entender o que é o dispensacionalismo tradicional. Segundo Charles Ryrie, autor do livro Dispensacionalismo, existem três princípios primários do dispensacionalismo:

1) A Igreja e Israel são distintos e separados. Israel não foi absorvido pela Igreja (que começou no Dia de Pentecostes, Atos 2). As promessas feitas especificamente a Israel no Antigo Testamento que ainda não foram cumpridas ainda serão cumpridas para a nação de Israel. Não se deve espiritualizar estas promessas nem supor que agora se aplicam à Igreja. Por exemplo, na Aliança Abraâmica, Deus prometeu a Abraão que uma grande extensão de terra no Oriente Médio pertenceria aos descendentes de Abraão. Isso ainda não foi cumprido, mas será no futuro, no reino de 1.000 anos que Cristo governará.

2) O propósito de Deus em tudo que Ele faz é trazer glória para Si mesmo. Outros sistemas teológicos diriam que tudo que Deus faz é para trazer a salvação da humanidade, mas isso simplesmente não pode ser verdade, pois há muitas coisas que Deus fez que não tem efeito na salvação da humanidade.

3) Um método hermenêutico literal ou normal deve ser usado para interpretar toda a Escritura, incluindo profecias não cumpridas. é definida como "o método usado para interpretar a Escritura". Usar uma hermenêutica literal ou normal significa simplesmente que você lê e entende o texto da Bíblia em um sentido normal. Isso NÃO significa que você ignore figuras de linguagem. Figuras de linguagem também fazem parte da interpretação normal. Uma figura de linguagem moderna é "está chovendo canivetes lá fora". Qualquer um reconheceria isso como uma figura de linguagem e entenderia que o que se quer dizer é que está chovendo uma chuva muito pesada. Figuras de linguagem são importantes porque o dispensacionalismo é frequentemente criticado, de forma errada, por usar uma hermenêutica literal.

As figuras de linguagem são consideradas na interpretação normal. Outro sistema teológico usa uma hermenêutica dupla para interpretar a Escritura, onde uma hermenêutica literal ou normal é usada para toda a Escritura, EXCETO para profecias não cumpridas. Para a profecia não cumprida, uma hermenêutica alegórica é usada. Os significados normais das palavras são ignorados, e as palavras das profecias são "espiritualizadas". Um exemplo de hermenêutica alegórica ou espiritualização seria que o futuro reino de 1.000 anos mencionado em Apocalipse 20:1-6 NÃO seria entendido como um reinado literal de 1.000 anos de Cristo na Terra. Em vez disso, é tratado como um reino que está acontecendo agora, e a referência a 1.000 anos representa um longo período de tempo, e não um período literal de 1.000 anos.

Diferentes sistemas teológicos sempre diferem na maneira como interpretam a Escritura (eles diferem por sua hermenêutica). O dispensacionalismo progressivo é defendido por aqueles que acreditam que a hermenêutica normal mantida pelos dispensacionalistas tradicionais deve ser ligeiramente modificada. Os dispensacionalistas progressivos defendem o que descrevem como uma "hermenêutica complementar". Esta hermenêutica é BASICAMENTE a mesma defendida pelos dispensacionalistas tradicionais, MAS os dispensacionalistas progressivos chegam a diferentes conclusões do que os dispensacionalistas tradicionais.

O maior debate entre aqueles que aderem ao dispensacionalismo tradicional e aqueles que aderem ao dispensacionalismo progressivo diz respeito à questão do trono de Davi. Na Aliança Davídica, Deus prometeu a Davi que ele nunca deixaria permanentemente de ter um descendente sentado no trono. Embora tenha havido momentos antes da vinda de Cristo - e atualmente não há ninguém sentado no trono de Davi como rei sobre o reino - esta promessa a Davi será cumprida por Deus quando Jesus Cristo retornar para estabelecer e governar o reino na terra (Apocalipse 19:11 - 20:6).

O debate é este: o dispensacionalismo progressivo afirma que Cristo está agora, neste momento presente, sentado no trono de Davi e governando. Os dispensacionalistas progressivos não negam um reino literal de 1.000 anos sobre o qual Cristo governará. Mas eles dizem que Ele já está sentado e governando no trono de Davi. Isso é conhecido como "já mas ainda não". Jesus já está no trono de Davi, mas ainda não cumpriu completamente a promessa de Deus a Davi para um descendente sentar em seu trono. Textos bíblicos centrais para esta questão são Salmos 132:11; Salmos 110:1-4; Atos 2:30; e Atos 3:19-22. Dispensacionalistas tradicionais afirmam que, embora Cristo esteja sentado à direita do Pai e esteja obviamente governando, isso não significa que Ele esteja sentado no trono de Davi. Eles dizem que o dispensacionalismo progressivo assume demais. Jesus pode sentar-se em um trono e governar agora e não estar sentado no trono de Davi.

Isso foi muito breve. Embora o dispensacionalismo progressivo seja relativamente novo (provavelmente com menos de 15 anos), volumes foram escritos sobre o assunto.

English



Voltar à página principal em português

O que é o Dispensacionalismo Progressivo?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries