settings icon
share icon
Pergunta

O que são os dons espirituais da palavra da sabedoria e da palavra do conhecimento?

Resposta


Existem três listas de dons espirituais nas Escrituras (Romanos 12:6-8; 1 Coríntios 12:4-11; e 1 Coríntios 12:28), mas apenas uma delas menciona os dons conhecidos como a palavra da sabedoria e a palavra do conhecimento (1 Coríntios 12:8). Há muita confusão quanto ao que exatamente são esses dois dons. Talvez a melhor maneira de abordá-los seja descrever o que esses dons não são.

Alguns carismáticos/pentecostais enxergam os dons espirituais da palavra do conhecimento e da palavra da sabedoria como o Espírito Santo falando de um crente para outro, dando revelação a respeito de uma decisão ou situação. Aqueles que usam esses dons dessa forma muitas vezes dizem algo assim: "Eu tenho uma palavra do Senhor para você." Ao fazer isso, eles afirmam estar falando em nome de Deus e que suas palavras devem ser obedecidas rigorosamente.

Esta compreensão dos dons da palavra do conhecimento e da palavra da sabedoria chega perigosamente perto de negar a doutrina da suficiência das Escrituras. Se Deus continua a revelar a sua vontade e sabedoria através da revelação especial a indivíduos, então pode a sua Palavra ser verdadeiramente suficiente para nos tornar "perfeitos e perfeitamente habilitados para toda boa obra" (2 Timóteo 3:17)? Será que Deus realmente tem nos dado tudo de que precisamos para a vida e a piedade (2 Pedro 1:3), se precisarmos que outras pessoas nos deem uma revelação especial de Deus? Isso não quer dizer que Deus nunca usa outra pessoa para falar conosco, mas se muitas vezes precisarmos de mensagens diretas de Deus através de outras pessoas a fim de vivermos nossas vidas, então é a Palavra de Deus verdadeiramente suficiente, como declara ser?

Assim, se os dons da palavra da sabedoria e do conhecimento não são dons proféticos/reveladores, então exatamente o que são? Sabemos que uma coisa é certa: esses dons são dados pelo Espírito para construir (edificar) o corpo de Cristo, para um "fim proveitoso" (1 Coríntios 12:7). O caos que muitas vezes resulta em igrejas que praticam a palavra do conhecimento e da sabedoria como dons de revelação claramente não são para um fim proveitoso. Confusas, nebulosas e às vezes contraditórias "palavras do Senhor" não vêm de Deus, pois Ele não é um Deus de confusão ou desordem (1 Coríntios 14:33). Nem tendem a aproximar os cristãos para a sua mútua edificação; pelo contrário, tendem a causar divisão e discórdia no corpo. Muitas vezes, os dons da palavra do conhecimento e da sabedoria são usados para ganhar poder e influência sobre outras pessoas, ou seja, para fazer com que outras pessoas se tornem dependentes daquele que alega possuir esses dons. Este uso indevido dos dois dons claramente não é de Deus.

Com isso em mente, oferecemos estas definições dos dons espirituais da palavra do conhecimento e da palavra da sabedoria:

A palavra da sabedoria - O fato de que este dom é descrito como a "palavra" da sabedoria indica que ele é um dos dons de fala. Este dom descreve alguém que possa entender e falar a verdade bíblica de forma a aplicá-la com habilidade às situações da vida com todo o discernimento. A palavra do conhecimento – Esse também é um dom de fala que envolve a compreensão da verdade com uma visão que só vem por revelação de Deus. Aqueles com o dom do conhecimento compreendem as coisas profundas de Deus e os mistérios da sua Palavra.
English



Voltar à página principal em português

O que são os dons espirituais da palavra da sabedoria e da palavra do conhecimento?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries