settings icon
share icon
Pergunta

O que é o dom espiritual de profecia?

Resposta


O dom espiritual de profecia está listado entre os dons do Espírito em 1 Coríntios 12:10 e Romanos 12:6. A palavra grega traduzida como "profetizar" ou "profecia" em ambas as passagens significa exatamente "proclamar" ou declarar a vontade divina, interpretar os propósitos de Deus, ou se dar a conhecer de alguma forma a verdade de Deus que tem o objetivo de influenciar pessoas. Muitas pessoas se equivocam ao acharem que o dom de profecia é a capacidade de prever o futuro. Embora saber algo sobre o futuro possa, por vezes, ter sido um aspecto do dom de profecia, esse dom era essencialmente um dom de proclamação, e não de previsão.

Um pastor/pregador que declara a Bíblia pode ser considerado um "profetizador" porque está proclamando o conselho de Deus. Com a conclusão do cânone do Novo Testamento, profetizar deixou de ser a declaração de nova revelação e passou a ser declaração da completa revelação que Deus já nos deu. Judas 3 fala da "fé que uma vez por todas foi entregue aos santos (grifo nosso)." Em outras palavras, a fé à qual nos apegamos já foi resolvida para sempre, e não precisa de adição ou refinamento proveniente de revelações extra-bíblicas.

Além disso, observe a transição de profeta à mestre em 2 Pedro 2:1: "Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres" (grifo nosso). Pedro indica que a era do Antigo Testamento tinha profetas, ao passo que a igreja terá mestres. O dom espiritual de profecia, no sentido de receber novas revelações de Deus para proclamá-las aos outros, cessou com a conclusão da Bíblia. Durante o tempo em que a profecia era um dom de revelação, ela foi usada para a edificação, exortação e consolação dos homens (1 Coríntios 14:3). O moderno dom de profecia, que é realmente mais parecido com o ensino, ainda declara a verdade de Deus. O que mudou é que a verdade de Deus hoje já foi totalmente revelada em Sua Palavra, enquanto que, no início da igreja, não tinha sido ainda totalmente revelada.

Os cristãos devem ser muito cautelosos com aqueles que afirmam ter uma mensagem "nova" de Deus. É uma coisa dizer: "Eu tive um sonho interessante na noite passada." No entanto, é uma outra questão dizer: "Deus me deu um sonho ontem à noite, e você deve obedecê-lo." Nenhum enunciado de qualquer homem deve ser considerado igual ou superior à escrita Palavra de Deus, a Bíblia. Temos de manter a Palavra que Deus já deu e nos comprometer à sola scriptura - apenas as Escrituras.
English



Voltar à página principal em português

O que é o dom espiritual de profecia?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries