settings icon
share icon
Pergunta

O que são enhypostasis e anhypostasis?

Resposta


A palavra hypostasis é latina para "pessoa" ou "substância". Refere-se à parte essencial de uma pessoa, ou seja, o que faz uma pessoa ser o que realmente é. O termo é usado ao se referir a Cristo e à sua natureza.

O Conselho de Nicéia afirmou o ensino das Escrituras de que Jesus compartilha sua natureza essencial com o Pai - Ele é "de uma substância com o Pai". No entanto, Cristo é mais, pois Ele assumiu também a natureza humana. O termo união hipostática refere-se à união da natureza humana e divina em Cristo. As palavras enhypostasis e anhypostasis são usadas para descrever o relacionamento de Jesus com a natureza humana.

Jesus é divino desde toda a eternidade, mas sua humanidade se tornou realidade cerca de 2.000 anos atrás. Então, como o Filho de Deus se tornou humano? Se Ele adotou uma hypostasis humana, significaria que Ele assumiu ou habitou um ser humano pré-existente - Ele entrou em um embrião que já havia sido concebido no ventre de Maria e que atuaria, caso Deus não interviesse, como outra pessoa. Para garantir que ninguém pense que este é o ensino cristão, a palavra anhypostasis é usada, an- sendo um negador. Jesus não adotou uma hypostasis humana - Jesus não se apoderou de outro ser humano e não assumiu o controle da natureza desse humano. Poderíamos dizer que a humanidade que Ele assumiu era impessoal.

Também devemos deixar claro que a natureza humana de Jesus era real. Sua humanidade não foi tirada de outra pessoa, nem era uma "máscara" que Ele usava. Jesus não fingia ser humano - Ele possuía natureza humana real. A palavra enhypostasis é usada para denotar esse fato. En- significa o mesmo que a palavra portuguesa em - Jesus estava realmente "em" uma natureza humana e era uma pessoa humana real. Então, ao usar a palavra enhypostasis, os teólogos estão dizendo que Jesus possuía uma verdadeira personalidade humana, mas que ela não podia existir sozinha (como a sua natureza divina podia e fazia). Jesus acrescentou à sua natureza e pessoa divinas, e o que foi acrescentado foi uma verdadeira natureza humana, não uma pessoa humana. No final, Jesus tem duas naturezas, mas Ele é apenas uma pessoa - Ele é a mesma pessoa que tem sido desde toda a eternidade, mas Ele acrescentou uma natureza humana à sua natureza divina pré-existente.

Às vezes, as palavras parecem complicar mais o assunto do que o necessário. No entanto, palavras técnicas são às vezes necessárias para pontuar detalhes teológicos finos mas importantes. A coisa mais importante é reconhecer que, em Cristo, Deus assumiu uma natureza humana genuína. A verdadeira natureza humana de Cristo é uma adição à Sua natureza divina genuína e Ele permanece uma única pessoa unificada, não duas. Porque a Segunda Pessoa da Trindade entrou na raça humana, Ele pôde morrer pelos pecados dos seres humanos e também se identificar com nossas fraquezas (ver Hebreus 2:14-18). Se as palavras enhypostasis e anhypostasis nos ajudam a entender e explicar a encarnação para os outros, então elas são úteis. Se elas apenas complicam a questão, podemos comunicar o mesmo conceito desta maneira: "2 naturezas; 1 pessoa".

Uma comparação com a Trindade pode também ajudar. Cada Pessoa da Trindade possui a única natureza divina indivisível. Essas três pessoas compõem o Único Deus Verdadeiro. Cristo é somente uma pessoa (como são o Pai e o Espírito), mas Ele tem duas naturezas - uma natureza divina (desde toda a eternidade) e uma natureza humana (desde a Sua concepção).

English



Voltar à página principal em português

O que são enhypostasis e anhypostasis?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries