� errado querer morrer?



 

Pergunta: "� errado querer morrer?"

Resposta:
Muitas pessoas que sofrem de doen�a terminal, condi��es dolorosas ou intensa tristeza e dor emocional se perguntam se podemos simplesmente pedir a Deus que tire nossas vidas. Isso � uma forma de suic�dio? Ser� que Deus vai nos levar para o c�u se orarmos para morrer? A quest�o que tamb�m surge � se tal ora��o � pecaminosa.

Querer escapar do sofrimento, seja f�sico ou emocional, � uma condi��o muito humana. At� mesmo o Senhor Jesus Cristo orou: "Meu Pai, se poss�vel, passe de mim este c�lice! Todavia, n�o seja como eu quero, e sim como tu queres" (Mateus 26:39). Esta foi a humanidade de Jesus falando. Jesus sabia do que estava por vir na cruz, mas observe que Ele se submeteu � vontade de Deus. Em todas as coisas, Jesus submeteu-se � vontade do Pai (Jo�o 5:30). No Jardim, Jesus provou que h� momentos em que � necess�rio sofrer, e Ele sofreu voluntariamente porque era a vontade do Pai.

Como crentes, devemos sempre orar: "Sua vontade seja feita." Nenhum de n�s vai morrer antes da hora certa. Davi confirma a verdade de que todos os nossos dias s�o planejados por Deus e nada vai encurt�-los fora da Sua vontade: "Os teus olhos me viram a subst�ncia ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda" (Salmo 139:16). Em vez de orar para morrer, � melhor orar pela for�a e gra�a de Deus para permanecermos firmes em qualquer sofrimento que estivermos vivenciando e confiar em Deus para determinar o tempo e os detalhes da nossa passagem.

O sofrimento � dif�cil, e �s vezes a parte mais dif�cil � entender o porqu�. O sofrimento � humilhante, e n�o gostamos de ser humilhados ou fracos e dependentes. Mas quando perguntamos: "Por que eu, Senhor?", a resposta pode ser apenas "Por que n�o voc�?". Quando crentes nascidos de novo sofrem nesta terra, Deus tem um prop�sito para esse sofrimento. Os Seus planos e prop�sitos s�o perfeitos e santos, assim como Ele � perfeito e santo. O salmista nos diz: "O caminho de Deus � perfeito" (Salmo 18:30). Se os caminhos de Deus s�o perfeitos, ent�o podemos confiar que tudo o que Ele faz - e tudo o que Ele permite � tamb�m � perfeito. Isso pode n�o parecer poss�vel para n�s, mas as nossas mentes n�o s�o a mente de Deus, assim como Ele nos lembra em Isa�as 55:8-9.

O ap�stolo Paulo sofria de um "espinho na carne" - alguma afli��o n�o explicada na B�blia - e tr�s vezes ele orou para que o Senhor removesse esse espinho. Mas Deus, o qual poderia ter aliviado o sofrimento de Paulo em um instante, optou por n�o faz�-lo. Ele lembrou a Paulo que o "espinho" era para que ele n�o se tornasse orgulhoso e se "ensoberbecesse com a grandeza das revela��es" que havia recebido, exaltando a si mesmo. No entanto, Deus n�o deixou Paulo impotente para sofrer sozinho. Deus lhe assegurou que a gra�a que lhe tinha sido dada era "suficiente" e que Ele seria glorificado atrav�s da confian�a de Paulo no Seu poder para sustent�-lo. A resposta de Paulo a essas verdades era que ele devia se alegrar por sua fragilidade e sofrimentos porque neles Deus � glorificado quando o milagre do Seu poder e for�a est� em exibi��o (2 Cor�ntios 12:7-10). Portanto, em vez de tentar escapar de qualquer tipo de sofrimento atrav�s da morte, devemos confiar em Deus e descansar nEle. O Seu prop�sito no sofrimento sempre trar� gl�ria a Ele e abundar� em b�n��os.

Quando estamos sob a press�o intensa do sofrimento, �s vezes sentimos como se simplesmente n�o pud�ssemos mais seguir adiante. Mas Deus nos lembra que n�o h� sofrimento ou prova��o pelo qual um crente passe que algu�m n�o tenha passado antes de n�s. Outros crentes j� sofreram dor que n�o podia ser aliviada pela medicina moderna. Outros crentes sofreram persegui��es e mortes horr�veis nas m�os dos inimigos de Deus. Outros crentes t�m sido solit�rios e abandonados; alguns foram presos por seu testemunho. Sendo assim, certamente n�o estamos sozinhos. Mas Deus � sempre fiel, e Ele n�o vai permitir que soframos ou sejamos testados acima do que podemos suportar, e tamb�m far� uma maneira de livramento de modo que seremos capazes de suportar (1 Cor�ntios 10:13).

Finalmente, para responder � quest�o de se � realmente pecaminoso orar para morrer: "tudo o que n�o prov�m de f� � pecado" (Romanos 14:23). Em outras palavras, se o nosso homem interior diz que � pecado, ent�o para n�s � pecado. H� tamb�m a Escritura que diz: "Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e n�o o faz nisso est� pecando" (Tiago 4:17). Existe apenas um pecado que nos manter� fora do c�u - o de rejeitar o Senhor Jesus Cristo como o nosso salvador. Mas orar a Deus para nos permitir morrer pode ser pecado porque indica falta de f�. Uma melhor ora��o seria: "Deus, prometeste me sustentar atrav�s de qualquer prova��o. Pe�o-lhe para aliviar o meu sofrimento ou fornecer um meio de escape. Mas em todas as coisas, n�o a minha vontade, mas a tua. Am�m".


Voltar � p�gina principal em portugu�s

� errado querer morrer?