settings icon
share icon
Pergunta

O que é o evangelho do reino?

Resposta


A frase 'evangelho do reino' e referências ao 'reino de Deus' e ao 'reino dos céus' são usadas repetidamente em conexão com o Senhor Jesus e Seu trabalho na terra. A palavra evangelho significa simplesmente 'boas notícias', e o termo traduzido como 'reino' é a palavra grega basileia, que significa "o domínio em que um rei soberano governa". Em todo o Novo Testamento, a palavra reino se refere consistentemente ao reino de Cristo nos corações dos crentes, já que, por enquanto, o reino de Cristo não é deste mundo (João 18:36).

Quando Jesus começou Seu ministério terrestre de três anos, Ele anunciou que "o reino de Deus está próximo" (Lucas 10:9; cf. Mateus 4:17). Marcos 1:14-15 dá uma descrição concisa do foco principal de Jesus durante Seu tempo na terra: "Depois que João foi preso, Jesus foi para a Galileia, pregando o evangelho de Deus e dizendo: Completou-se o tempo, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho." Quando interrogado sobre o Seu reino, Jesus explicou desta maneira: "O reino de Deus não vem com aparência exterior; nem dirão: Está aqui! ou: Está ali! Pois o reino de Deus está entre vós" (Lucas 17:20-21). Romanos 14:17 diz que o reino de Deus é uma questão "de justiça, paz e alegria no Espírito Santo".

O evangelho do reino é a mensagem de boas-novas de arrependimento, redenção e restauração oferecida por Deus a todos que receberem Cristo. Aqueles que aceitam essa oferta se tornam parte de Seu reino eterno (João 1:12). Aqueles que escolhem permanecer em seu pecado não podem fazer parte deste reino (1 Coríntios 6:9-10; Gálatas 5:19-21). Embora a graça torne esta oferta disponível a qualquer um que a receber, Jesus advertiu que seria muito difícil entrar em Seu reino e poucos o fariam (Mateus 7:14).

O evangelho do reino é a notícia de que há liberdade de nossa escravidão ao pecado, se nos arrependermos e nos voltarmos para Deus (Romanos 6:18-19). Nosso Redentor veio, mas é difícil entrar no reino de Deus, não porque Deus exige padrões impossíveis para nós, mas porque não queremos nos arrepender e mudar. Tendemos a amar mais as trevas do que a Luz (João 3:19). Muitos preferem se agarrar às suas antigas identidades pecaminosas do que permitir que Jesus os renove (2 Coríntios 5:17).

Aqueles que recebem o evangelho do reino tornam-se cidadãos do céu e são libertados da escravidão deste mundo (Gálatas 4:3–9). Segunda Coríntios 5:20 refere-se aos filhos de Deus como "embaixadores" de nosso Pai celestial. Assim como um embaixador estrangeiro mantém sua identidade nacional ao representar seu país em outro, os embaixadores espirituais do reino de Deus devem sua lealdade a Deus, mesmo quando residem neste mundo. Devemos seguir o código de conduta de nosso Pai celestial enquanto peregrinos na terra. Não precisamos nos conformar com os hábitos, valores e estilo de vida deste mundo, porque este não é o nosso lar (Romanos 12:1–2; 1 João 2:15–17).

Jesus disse: "Meu reino não é deste mundo" (João 18:36). Portanto, embora devamos viver aqui até que Deus nos chame para casa, não devemos viver para nós mesmos ou de acordo com o sistema de valores deste mundo. Aqueles que foram comprados pelo sangue de Jesus receberam o direito de viver de acordo com o sistema de valores de Deus. Cidadãos do reino de Deus vivem aqui em missão de nosso Pai, o Rei. Viver com uma mentalidade de reino nos capacita a tomar decisões mais sábias à medida que investimos nossas vidas na promoção do evangelho do reino.

Os filhos de Deus têm a promessa de reinar com Cristo em Seu futuro reino na terra. O cântico de louvor cantado pelos vinte e quatro anciãos no céu um dia incluirá estas linhas:

"Tu foste morto,

e com o teu sangue compraste para Deus

homens de toda tribo, língua, povo e nação;

e os constituíste reino e sacerdotes para nosso Deus;

e assim reinarão sobre a terra" (Apocalipse 5:9-10).

English



Voltar à página principal em português

O que é o evangelho do reino?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries