settings icon
share icon
Pergunta

O que significa dizer que fora da igreja não há salvação?

Resposta


Para alguns, dizer que fora da igreja não há salvação é tão evidente que chega a ser redundante. Se todos aqueles que são salvos ou que serão salvos compõem a verdadeira igreja - o Corpo de Cristo - então, claro, aqueles que estão fora da igreja não são salvos. Dizer "excluído da igreja" é simplesmente outra maneira de dizer "não salvo". Uma vez que os indivíduos são salvos, também estão incluídos na igreja.

No entanto, alguns entendem a ideia de maneira diferente. A teologia romana católica adota o princípio extra Ecclesiam nulla salus (“fora da igreja, não há salvação”). A salvação só está disponível através da Igreja Católica Romana (ICR) porque é onde Cristo habita e é o distribuidor da graça de Cristo. É através dos sacramentos da ICR, que estão sob o controle da mesma e administrados por padres dentro dela, que se pode acessar a graça de Cristo necessária para a salvação.

Tomás de Aquino ensinou que fora da igreja não há salvação: "A unidade da Igreja existe principalmente por causa da unidade da fé; pois a Igreja não é nada mais do que o conjunto dos fiéis. E porque sem fé é impossível agradar a Deus, por esta razão não há espaço para a salvação fora da Igreja. Agora, a salvação dos fiéis é consumada através dos sacramentos da Igreja, nos quais [sacramentos] o poder da Paixão de Cristo é eficaz" (Exposição Primae Decretalis ad Archdiaconum Tudertinum, ed. by Fr. R. Verardo, Opusculum Theologica, Vol. I, Marietta, Turin, 1954, p. 425).

Em 1302, o Papa Bonifácio VIII emitiu uma bula papal na qual declarou enfaticamente a doutrina extra Ecclesiam nulla salus: “A Igreja é uma, santa, católica e também apostólica. Nós acreditamos nela firmemente e confessamos com simplicidade que fora dela não há nem salvação nem remissão dos pecados. É absolutamente necessário para a salvação que toda criatura humana esteja sujeita ao Pontífice Romano" (Unam Sanctum, Encíclicas Papais Online, www.papalencyclicals.net/bon08/b8unam.htm, acessado em 16/06/22).

No início do século XX, o Papa Leão XIII continuou a afirmar a doutrina católica de que não há salvação fora da Igreja Romana: “Esta é a nossa última lição para vocês: recebam-na, gravem-na em suas mentes, todos vocês: por ordem de Deus, a salvação só se acha na Igreja; o instrumento forte e eficaz da salvação é nada mais, nada menos do que o Pontificado Romano” (“Allocution for the 25th Anniversary of His Election,” February 20, 1903, Papal Teachings: The Church, Benedictine Monks of Solesmes, St. Paul Editions, 1962, ¶ 653).

E este do Papa João Paulo II em 1981: "O mistério da salvação é revelado para nós e é continuado e realizado na Igreja....e desta fonte única e verdadeira, como ‘água humilde, útil, preciosa e casta’, alcança o mundo inteiro....Temos que nos conscientizar e absorver esta verdade fundamental e revelada, consagrada pela tradição: 'Não há salvação fora da Igreja.' Dela sozinha flui com certeza e plenitude a força vivificante destinada a Cristo e ao Seu Espírito" (“Radio Message for Franciscan Vigil in St. Peter’s and Assisi,” October 3, 1981, L’Osservatore Romano, October 12, 1981).

Tudo o que foi dito acima mostra que a Igreja Católica Romana se vê como a única proprietária da salvação e que fora da igreja não há salvação.

Nos últimos anos, a doutrina extra Ecclesiam nulla salus foi suavizada até certo ponto. O ensino católico atual permite uma exceção para aqueles que são ignorantes sem culpa, ou seja, aqueles que não conheciam Cristo ou a ICR e, portanto, não rejeitaram conscientemente qualquer um dos dois. Outra exceção é feita para aqueles que têm uma compreensão deficiente da verdade, mas agem de acordo com sua melhor compreensão da verdade. Alguns protestantes seriam colocados nesta categoria, assim como pessoas de outras religiões em todo o mundo. Dado o estado atual das coisas, parece que o ensino "fora da igreja não há salvação" só se aplicaria a hereges voluntários.

Os evangélicos preferem dizer "fora de Cristo não há salvação", ou seja, sem fé em Cristo, ninguém pode ser salvo. Isso incluiria pessoas que nunca ouviram falar de Cristo. Eles não são julgados por não acreditar em alguém de quem nunca ouviram falar, mas por não obedecer à lei de Deus revelada a eles. De acordo com Romanos 1, ninguém obedece perfeitamente a lei de Deus revelada. Portanto, todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus (Romanos 3:23). "Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados" (Romanos 2:12). Portanto, todos precisam ouvir o evangelho. Sem acreditar nas boas novas, ninguém pode ser salvo.

English



Voltar à página principal em português

O que significa dizer que fora da igreja não há salvação?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries