settings icon
share icon
Pergunta

O que é a graça especial?

Resposta


A graça especial é um termo usado na teologia reformada ou calvinista, e se refere à ação de Deus na vida de seus eleitos quando Ele os regenera e os reconcilia consigo mesmo. É chamada de "graça" por ser um favor imerecido; é "especial" pois nem todos a recebem.

A graça especial é frequentemente contrastada com a graça comum, que é a misericórdia que Deus estende a toda a sua criação. A graça especial está ligada à doutrina da depravação total, que afirma que cada parte do homem - sua mente, vontade, emoções e carne - foram corrompidas pelo pecado. Devido à nossa depravação, não podemos fazer nada para alcançar a salvação por nossos próprios méritos. É necessário um ato especial de Deus para resgatar alguém do pecado.

De acordo com o calvinismo, as pessoas às quais Deus estende sua graça especial são os eleitos. Eles não são eleitos ou escolhidos com base em qualquer mérito próprio, mas puramente pela graça e misericórdia de Deus (Efésios 1:4-5). Um teólogo reformado proeminente definiu eleição como "aquele ato eterno de Deus pelo qual Ele, em Seu soberano bom prazer, e sem mérito previsto neles, escolhe um certo número de homens para serem os recipientes da graça especial e da salvação eterna" (Berkhof, L., Teologia Sistemática, Wm. B. Eerdmans Pub. Co., 1996, p. 114).

A distinção entre a graça especial e a graça comum tem como objetivo resguardar a exclusividade da salvação através de Cristo (Atos 4:12). Muitas pessoas podem sentir culpa por seu pecado ou apreciar a beleza da criação de Deus, mas esses sentimentos são o resultado da graça comum. Tais percepções, por si só, não podem salvar ninguém. Só a fé em Jesus Cristo pode salvar um indivíduo de seu pecado (Romanos 10:9). E essa fé é dada através da graça especial de Deus.

O conceito de graça especial é uma maneira de expressar a verdade de que ninguém pode se salvar, e todos devem confiar na graça de Deus para a salvação. É uma parte importante da soteriologia calvinista. A doutrina da graça especial distingue entre as bênçãos de Deus experimentadas por todas as Suas criaturas e o ato específico de Deus ao chamar Seus eleitos à fé em Cristo. Todo mundo experimenta as bênçãos de Deus em algum grau (Mateus 5:45), mas nem todos recebem o dom da salvação.

A articulação reformada da graça especial é um bom lembrete para todos os cristãos, independentemente das crenças teológicas, de que sua salvação é inteiramente um presente de Deus. Ou seja, “não vem das obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2:9).

English



Voltar à página principal em português

O que é a graça especial?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries