settings icon
share icon
Pergunta

Graça Irresistível - é bíblica?

Resposta


"Graça Irresistível" é uma frase usada para resumir o que a Bíblia ensina sobre a obra sobrenatural do Espírito Santo na salvação dos pecadores. É representada pela letra "I" no acrônimo TULIP (irresistible grace em inglês) que é comumente usado para enumerar os que são conhecidos como os cinco pontos do Calvinismo ou as doutrinas da graça. A doutrina também é conhecida como "chamada eficaz", "graça eficaz", "chamada eficaz do Espírito" e "transformado pelo Espírito Santo". Cada um desses termos revela algum aspecto do que a Bíblia ensina sobre a doutrina da graça irresistível. No entanto, o que é importante não é o nome atribuído à doutrina, mas quão precisamente a doutrina resume o que a Bíblia ensina sobre a natureza e propósito da obra do Espírito Santo na salvação de homens pecadores, espiritualmente mortos. Não importa qual nome você usa para se referir à doutrina da graça irresistível, um estudo completo da Bíblia revelará que, quando corretamente compreendido, é uma descrição precisa do que a Bíblia ensina sobre este assunto importante.

De modo simples, a doutrina da graça irresistível se refere à verdade bíblica de que tudo o que Deus decreta acontecer inevitavelmente ocorrerá, mesmo na salvação de indivíduos. O Espírito Santo operará nas vidas dos eleitos para que eles inevitavelmente venham a ter fé em Cristo. A Bíblia ensina que o Espírito Santo nunca falha em trazer à salvação aqueles pecadores a quem Ele pessoalmente chama para Cristo (João 6:37-40). No coração desta doutrina está a resposta à pergunta: Por que uma pessoa acredita no evangelho e outra não? É porque uma é mais inteligente, tem melhores capacidades de raciocínio ou possui alguma outra característica que a permita perceber a importância da mensagem do evangelho? Ou é porque Deus faz algo único nas vidas daqueles a quem Ele salva? Se for por causa do que a pessoa que acredita faz ou é, então em certo sentido ela é responsável por sua salvação e tem motivos para se orgulhar. No entanto, se a diferença é apenas que Deus faz algo único nos corações e vidas daqueles que acreditam nEle e são salvos, então não há motivo para se orgulhar e a salvação é verdadeiramente um dom da graça. É claro, a resposta bíblica a estas perguntas é que o Espírito Santo realmente faz algo único nos corações daqueles que são salvos. A Bíblia nos diz que Deus salva as pessoas "segundo a sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar da regeneração e da renovação realizadas pelo Espírito Santo" (Tito 3:5). Em outras palavras, aqueles que acreditam no evangelho e são salvos o fazem porque foram transformados pelo Espírito Santo.

A doutrina da graça irresistível reconhece que a Bíblia descreve o homem natural como "mortos nas vossas transgressões e pecados" (Efésios 2:1; Efésios 2:5; Colossenses 2:13) e, porque o homem está espiritualmente morto, ele precisa primeiro ser feito vivo ou regenerado para poder entender e responder à mensagem do evangelho. Uma boa ilustração disso é vista em Jesus ressuscitando Lázaro dos mortos. Em João 11:43, está registrado que Jesus disse a Lázaro para "vir para fora" e que Lázaro veio à frente do túmulo. O que aconteceu antes que Lázaro - que estava morto há alguns dias - pudesse responder ao comando de Jesus? Ele tinha que ser reanimado, porque um homem morto não pode ouvir ou responder. O mesmo é verdade espiritualmente. Se estamos mortos em nossos pecados, como a Bíblia claramente ensina, então antes de podermos responder à mensagem do evangelho e acreditar no Senhor Jesus Cristo, primeiro devemos ser reanimados. Como Jesus disse a Nicodemos em João 3:3, é preciso "nascer de novo para ver o reino de Deus". João 1:12-13 nos diz que nascer de novo não é resultado de algo que fazemos - "a vontade do homem" - mas é um ato soberano de Deus. Assim como Lázaro não poderia se trazer de volta à vida ou responder ao comando de Jesus sem ser ressuscitado, o homem pecador também não pode. Efésios 2:1-10 deixa bem claro que enquanto ainda estamos mortos em nossas transgressões e pecado, Deus nos faz vivos. A Bíblia também é clara que o ato de nascer de novo ou ser regenerado é um ato soberano de Deus. É algo que Ele faz que nos permite acreditar na mensagem do evangelho, não algo que vem como resultado de nossa crença.

A razão pela qual esta doutrina é chamada de "graça irresistível" é que ela sempre resulta no resultado pretendido, a salvação da pessoa a quem é dada. É importante perceber que o ato de ser regenerado ou "nascer de novo" não pode ser separado do ato de acreditar no evangelho. Efésios 2:1-10 deixa isso claro. Há uma conexão entre o ato de ser feito vivo por Deus (Efésios 2:1, 5) e o resultado de ser salvo pela graça. (Efésios 2:5, 8). Isso é porque tudo que pertence à salvação, incluindo a fé para acreditar, é um ato da graça de Deus. A razão pela qual a graça de Deus é irresistível e eficaz (sempre produzindo o resultado desejado) é que Deus "nos tirou do poder das trevas e nos transportou para" o Seu reino (Colossenses 1:13). Ou, como o Salmo 3:8 coloca: "a salvação vem do Senhor".

Para entender a doutrina da "graça irresistível", é importante reconhecer que esta é uma graça especial dada apenas àqueles que Deus escolheu para a salvação (Seus eleitos) e é diferente do que é conhecido como "graça comum" que Deus concede tanto ao crente quanto ao incrédulo. Embora haja muitos aspectos da graça comum, incluindo a vida e tudo o que é necessário para sustentá-la, a graça comum é frequentemente referida como a "chamada exterior de Deus". Esta é a revelação de Deus de Si mesmo dada a todos os homens através da luz da criação e suas consciências. Também inclui a chamada geral do evangelho que sai toda vez que a mensagem do evangelho é pregada. Esta chamada pode ser resistida e rejeitada por aqueles que a recebem (Mateus 22:14; Romanos 1:18-32). No entanto, Deus também dá uma "chamada interior" que sempre resulta em salvação. Esta é a chamada de Deus que Jesus falou em João 6:37-47. A certeza desta chamada interior é vista em João 6:37: "Todo aquele que o Pai me dá virá a mim; e de modo algum rejeitarei quem vem a mim". João 6:44 confirma isto: "Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia."

Outros versículos onde a graça irresistível é vista incluem 2 Coríntios 4:1-6; Atos 13:48; Atos 16:14 e Romanos 8:30. Em 2 Coríntios 4:1-6, depois de explicar por que algumas pessoas não acreditam no evangelho (é velado para eles e suas mentes foram cegadas para ele), Paulo escreve: "Porque Deus, que disse: Das trevas brilhará a luz, foi ele mesmo quem brilhou em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo" (2 Coríntios 4:6). O Deus que disse: "Haja luz" (Gênesis 1:3) é o mesmo Deus que dá a luz da salvação àqueles que Ele escolhe, e o resultado é tão certo. A mesma verdade é vista de uma maneira diferente em Atos 13:48. Aqui se diz que "todos os que haviam sido destinados para a vida eterna creram". Deus salva aqueles que Ele escolhe salvar; portanto, Sua graça salvadora é sempre eficaz. Em Atos 16:14, temos outro exemplo da graça irresistível de Deus em ação. O Senhor abriu o coração de Lídia "para acolher as coisas que Paulo dizia." Finalmente, temos o que é chamado de "corrente dourada da redenção" em Romanos 8:29-30. Aqui vemos que todos os que Deus chama para a salvação (a chamada interna) serão salvos (justificados).

Um equívoco comum sobre a doutrina da graça irresistível é que ela implica que os homens são forçados a aceitar Cristo e são arrastados para o céu aos gritos e chutes. Claro, nenhuma dessas é uma descrição precisa da doutrina da graça irresistível como revelada na Bíblia. De fato, o coração da graça irresistível é o poder transformador do Espírito Santo pelo qual Ele toma um homem morto em suas transgressões e pecados e lhe dá vida espiritual para que ele possa reconhecer o valor incomparável da oferta de salvação de Deus. Então, tendo sido libertado da escravidão do pecado, aquele homem vem voluntariamente a Cristo.

Outro equívoco concernente a essa doutrina é que ela ensina que o Espírito Santo não pode ser resistido de forma alguma. No entanto, novamente, isso não é o que a doutrina ensina, porque não é isso que a Bíblia ensina. A graça de Deus pode ser resistida, e a influência do Espírito Santo pode ser resistida até mesmo por um dos eleitos. No entanto, o que a doutrina reconhece corretamente é que o Espírito Santo pode superar toda essa resistência e que Ele atrairá os eleitos com uma graça irresistível que os faz querer vir a Deus e os ajuda a entender o evangelho para que eles possam acreditar e acreditem nele.

A doutrina da graça irresistível simplesmente reconhece que a Bíblia ensina que Deus é soberano e pode superar toda a resistência quando Ele quiser. O que Deus decreta ou determina acontecerá. Esta verdade é vista em toda a Escritura. Em Daniel 4:35, vemos que "todos os moradores da terra são considerados nada; e ele age no exército do céu e entre os moradores da terra segundo a sua vontade; ninguém pode deter a sua mão, nem lhe dizer: Que fazes?" Salmo 115:3 declara: "Mas o nosso Deus está nos céus; ele faz tudo de acordo com sua vontade." A graça de Deus na salvação é irresistível porque quando Deus se propõe a cumprir Seu propósito soberano, nenhuma pessoa ou coisa pode resistir-lhe com sucesso.

A doutrina da graça irresistível resume com precisão o que a Bíblia ensina sobre a natureza da fé salvadora, bem como o que deve acontecer para superar a natureza depravada do homem. Já que o homem natural está morto em suas transgressões e pecados, é lógico que ele deve ser regenerado antes que possa responder à chamada exterior do evangelho. Até que isso aconteça, o homem resistirá à mensagem do evangelho e à graça de Deus; no entanto, uma vez que ele tem "nascido de novo" e tem um coração que agora está inclinado para Deus, a graça de Deus o atrairá irresistivelmente para colocar sua fé em Cristo e ser salvo. Esses dois atos (regeneração e fé) não podem ser separados um do outro. Eles estão tão intimamente conectados que muitas vezes não podemos distinguir entre eles.

English



Voltar à página principal em português

Graça Irresistível - é bíblica?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries