settings icon
share icon
Pergunta

O que é a graça atual?

Resposta


A graça atual é um conceito na teologia romana católica da concessão do favor e poder de Deus àqueles que realizam boas obras. A Enciclopédia Católica define isso como "uma ajuda sobrenatural de Deus para atos salutares concedidos em consideração aos méritos de Cristo" (Pohle, J., Robert Appleton Company, 1909).

A Bíblia claramente ensina que somos salvos pela graça. Graça significa essencialmente "favor imerecido". Tanto protestantes quanto católicos concordam com o significado geral da graça; no entanto, muitas vezes eles interpretam de maneira bem diferente as palavras salvos pela graça.

Quando os protestantes falam de salvação pela graça, eles querem dizer que nossas obras não contribuem de maneira alguma para a nossa salvação. Deus nos salva enquanto estamos em nosso pecado e apesar do nosso pecado. Deus é aquele que justifica os ímpios. “Ora, o salário daquele que trabalha não lhe é atribuído como favor, mas como dívida. Contudo, ao que não trabalha, mas crê naquele que justifica o ímpio, sua fé lhe é atribuída como justiça" (Romanos 4:4-5).

Os protestantes acreditam que o sacrifício de Cristo em favor do pecador é tudo o que é necessário para Deus justificar o pecador. “Porque todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus; sendo justificados gratuitamente pela sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus, a quem Deus ofereceu como sacrifício propiciatório,* por meio da fé, pelo seu sangue, para demonstração da sua justiça. Na sua paciência, Deus deixou de punir os pecados anteriormente cometidos; para demonstração da sua justiça no tempo presente, para que ele seja justo e também justificador daquele que tem fé em Jesus” (Romanos 3:23-26).

Embora a teologia romana católica afirme a salvação pela graça, também adverte que Deus não pode simplesmente justificar alguém que é pecador, pois isso seria injusto. Deve haver uma razão suficiente para Deus justificar o pecador. Mesmo que o pecador nunca "mereça" isso em um sentido absoluto, ele deve mostrar que está no caminho certo para que a salvação final seja garantida. É neste contexto que a teologia católica fala sobre a "graça atual".

A teologia católica ensina que um católico romano deve cooperar com a graça de Deus para alcançar a salvação. Esta graça vem muitas vezes durante o dia, incentivando o indivíduo a fazer coisas que finalmente garantirão a salvação. O impulso para ler a Bíblia, ir à igreja, resistir à tentação, fazer uma boa ação, etc., são exemplos de graça atual de Deus. Segundo o catolicismo, quando o indivíduo aceita essa graça e segue as inclinações, ele está no caminho para alcançar a salvação "pela graça". Esse conceito preserva a "salvação pela graça" no nome, mas coloca a conquista final da salvação sobre o pecador para garanti-la - o que de fato não é salvação pela graça.

English



Voltar à página principal em português

O que é a graça atual?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries