settings icon
share icon
Pergunta

O que se entende por "graça suficiente"?

Resposta


Graça é um "favor imerecido". A graça de Deus é sua concessão de coisas boas àqueles que só merecem punição. A palavra suficiente significa "adequado" ou "bastante". A graça suficiente fala da graça de Deus que concede salvação, preservação e tudo mais que o crente precisa nesta vida e na vida por vir.

A graça suficiente não é um termo bíblico, mas sim uma descrição técnica da graça de Deus, conforme revelada nas Escrituras. A única vez que as duas palavras são usadas juntas na Bíblia é em 2 Coríntios 12:9. Paulo tinha algum tipo de aflição física que lhe causava muitas dificuldades. Sem dúvida, ele pensou que poderia servir ao Senhor mais efetivamente se não tivesse essa doença física para retardá-lo. Ele diz que pediu ao Senhor repetidamente para afastá-la dele, mas a resposta do Senhor foi "A minha graça te é suficiente, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza." Em outras palavras, neste caso, Deus mostrou graça a Paulo não removendo a doença, mas dando-lhe a capacidade de suportá-la. Em resposta, Paulo diz: "Por isso, de muito boa vontade me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que o poder de Cristo repouse sobre mim."

O conceito de graça suficiente é que a graça de Deus é adequada (suficiente) para tudo de que precisamos. Primeiro, precisamos de salvação e perdão dos pecados. A graça de Deus oferece isso a todos que a aceitam. Em seguida, o crente precisa de graça para viver a vida cristã. A graça de Deus é suficiente aqui, esteja o crente passando por pobreza ou abundância, dor ou prazer. Freqüentemente, os cristãos se perguntam se poderiam sobreviver à perseguição e à dificuldade que leram em outras épocas ou ouvem em outros lugares. Um cristão pode se perguntar: "Se tivesse uma arma apontada para minha cabeça, eu negaria Cristo?" Se tudo o que estivesse em jogo fosse a determinação humana, poderia ser, na melhor das hipóteses, uma questão duvidosa. Mas o cristão pode confiar no fato de que a graça de Deus será suficiente para a dificuldade quando ela chegar, mesmo que não esteja evidente antes.

Na realidade, nenhum cristão é suficiente por si mesmo. Cada cristão, deixado à sua própria sorte, fracassaria miseravelmente. "Não que sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se viesse de nós mesmos, mas a nossa capacidade vem de Deus"(2 Coríntios 3:5) expressa a ideia lindamente sem usar o termo graça suficiente. Quando chegar a hora, a graça de Deus será suficiente para levar o crente a superar qualquer coisa que ele ou ela possa encontrar. Focando na graça suficiente de Deus, em vez de nas fraquezas humanas, os cristãos podem encarar o futuro com confiança. Com Paulo, os cristãos podem abraçar entusiasticamente suas próprias insuficiências, sabendo que essas insuficiências os impulsionarão em direção à graça totalmente suficiente de Deus.

English



Voltar à página principal em português

O que se entende por "graça suficiente"?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries