settings icon
share icon
Pergunta

Qual é o significado de homoousios?

Resposta


Homoousios (literalmente, "mesma substância") é um termo que se tornou muito importante na história da igreja e esteve no centro de uma controvérsia no início do século IV que levou ao Concílio de Niceia.

Homoousios é uma palavra composta em grego. A palavra homo simplesmente significa "mesmo". A maioria das pessoas reconheceria isso na palavra homossexual. O termo mesmo sexo é frequentemente usado no lugar de homossexual como em "casamento entre pessoas do mesmo sexo". Heterossexual/i> começa com a palavra grega hetero, que significa "diferente".

Ousious é a palavra grega para "substância ou ser". Refere-se à natureza essencial de algo - o que realmente é. Homoousios seria "da mesma substância". Heteroousios seria "de uma substância diferente". Existe mais uma palavra que é importante neste contexto: homoiousios. O i extra em homoiousios muda o significado para "de uma substância similar".

Então, em grego, no início do quarto século, se duas coisas fossem descritas como homoousios, significaria que elas eram exatamente o mesmo tipo de coisa. Se fossem descritas como heteroousios, significaria que eram coisas de tipos diferentes. E se fossem descritas como homoiousios, significaria que eram semelhantes - nenhuma era exatamente como a outra, mas não tão diferente a ponto de ser descrita como hetero.

Foi no início do século IV que um homem chamado Arius começou a ensinar que Jesus era homoiousios com o Pai - de uma "substância similar". Segundo o Arianismo, Jesus era "divino", mas não exatamente da mesma maneira que o Pai era divino. Ele não ensinou que Jesus era heteroousios, o que teria indicado que Jesus era simplesmente humano ou radicalmente diferente do Pai de alguma outra forma; em vez disso, ele ensinou que Jesus era "semelhante" ao Pai. Em resposta, um bispo chamado Atanásio insistiu que Jesus era homoousios com o Pai - da "mesma substância" - do mesmo tipo de ser. Em outras palavras, Jesus é divino da mesma maneira que o Pai é.

A questão foi resolvida no Concílio de Niceia. Os bispos da igreja discutiram e debateram o assunto e finalmente decidiram por esmagadora maioria que homoousios ("mesma substância") encapsula melhor o ensino do Novo Testamento sobre a natureza de Jesus. O Credo Niceno foi o resultado dessa reunião e lê-se em parte: "Cremos em um só Senhor, Jesus Cristo, o Filho Unigênito de Deus, gerado do Pai desde toda a eternidade, Deus de Deus, Luz de Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não criado, de uma só substância com o Pai." Essa última frase de uma só substância é uma tradução da palavra grega homoousios. A palavra homoousios não é encontrada nas Escrituras, mas o Concílio sentiu que essa era a melhor palavra para descrever o ensino bíblico ortodoxo a respeito de Cristo.

Encontramos o ensino de que o Pai e o Filho são homoousios em João 1:1, Filipenses 2:6 e Colossenses 2:9. Mais importante, o conceito de homoousios explica todo o escopo do ensino do Novo Testamento sobre a Pessoa e a natureza de Jesus Cristo. Jesus é totalmente Deus da mesma maneira que o Pai é Deus - eles são da mesma natureza divina.

English



Voltar à página principal em português

Qual é o significado de homoousios?
© Copyright Got Questions Ministries