settings icon
share icon
Pergunta

O que significa que a Bíblia é inspirada por Deus?

Resposta


Em 2 Timóteo 3:16, Paulo declara: "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça." Este é o único uso na Bíblia da palavra grega theopneustos, que significa "sopro de Deus, inspirada por Deus, devido à inspiração de Deus", mas outras passagens bíblicas apoiam essa premissa básica de que a Escritura foi inspirada por Deus.

O poder do sopro de Deus na inspiração divina permeia a Escritura. Deus soprou "o fôlego da vida" em Adão (Gênesis 2:7), e Jesus "soprou sobre eles e disse-lhes: ‘Recebei o Espírito Santo’" (João 20:22). 2 Pedro 1:21 nos diz que "nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo." Aqui vemos as verdades da Escritura descritas como vindas diretamente de Deus, e não da vontade dos escritores que Ele usou para gravá-las.

Pedro observa que Paulo escreve "segundo a sabedoria que lhe foi dada" e que recusar-se a prestar atenção a essas mensagens é para a própria destruição dos leitores (2 Pedro 3:15-16). A Escritura vem do Espírito Santo, entregue por Ele "não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais" (1 Coríntios 2:13). Na verdade, os crentes bereanos fielmente usaram a Palavra inspirada de Deus para verificar a confiabilidade de Paulo: "Ora, estes de Bereia … receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim" (Atos 17:11).

A fé é central para como alguém recebe a validade ou o valor da Palavra inspirada de Deus. "Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente" (1 Coríntios 2:14). O "homem espiritual" é aquele a quem foi dado o dom da fé (Efésios 2:8-9) para a salvação de sua alma. Hebreus 11:1 diz: "Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem." Há uma justiça no evangelho revelada por Deus nas Escrituras, mas a nossa justiça vem e é mantida apenas pela fé. "O justo viverá pela fé" (Romanos 1:17).

Embora 2 Timóteo 3:16 seja o único lugar na Bíblia onde a frase "inspirada por Deus" é usada para descrever a Palavra de Deus, a Escritura está repleta de afirmações semelhantes. Na verdade, estas são as palavras de Deus lembrando-nos que a Sua verdade e amor podem ser encontrados lá para nos guiar em todos os aspectos da vida. O apóstolo Tiago poderia muito bem estar falando sobre a natureza da Escritura (e muitas outras coisas) quando proclamou: "Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança" (Tiago 1:17).

English



Voltar à página principal em português

O que significa que a Bíblia é inspirada por Deus?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries