settings icon
share icon
Pergunta

O que é o livre arbítrio libertário?

Resposta


O livre arbítrio libertário (ou Libertismo) basicamente é o conceito que, metafisicamente e moralmente, o homem é um ser autônomo, alguém que opera independentemente, não controlado por outros ou por forças externas. De acordo com o Dicionário de Bolso de Apologética & Filosofia da Religião (InterVarsity Press, 2002), o livre arbítrio libertário é definido como "em ética e metafísica, a visão de que os seres humanos às vezes podem querer mais de uma possibilidade. Segundo esta visão, uma pessoa que fez livremente uma escolha particular poderia ter escolhido de maneira diferente, mesmo que nada no passado antes do momento da escolha tivesse sido diferente". No paradigma do livre arbítrio libertário, o poder da escolha contrária reina supremo. Sem essa habilidade de escolher de outra forma, os proponentes do livre arbítrio libertário afirmam que o homem não pode ser responsabilizado moralmente por suas ações.

Como mencionado antes, a palavra "autônomo" é chave para entender o livre arbítrio libertário. A palavra basicamente significa "autogoverno". Deriva de duas palavras gregas, autos e nomos, que significam "uma lei para si mesmo". Isso é o livre arbítrio libertário em poucas palavras. Nós, como agentes morais livres, podemos tomar nossas próprias decisões e não estamos sujeitos à vontade ou determinação de outro. Em qualquer situação dada, vamos chamá-la de X, podemos escolher livremente fazer a ação A. Além disso, se a situação X se apresentar novamente, podemos escolher livremente não fazer A (~A).

O oposto do livre arbítrio libertário é chamado de determinismo, e esse essencialmente nega o livre arbítrio - nossas escolhas são determinadas e pronto. Na situação X, eu sempre escolherei fazer a ação A, e na situação Y, eu escolherei fazer ~A, etc. Em vez de sermos seres autônomos, a humanidade é reduzida a autômatos - seres que executam respostas programadas para certas situações.

A primeira coisa a levar em conta em relação à posição bíblica do livre arbítrio libertário é o que a Bíblia diz sobre Deus. A Bíblia descreve Deus como soberano, e a soberania designa controle. Mas qual é exatamente a esfera da soberania de Deus? Salmo 24:1 deixa claro: "Ao SENHOR pertencem a terra e tudo o que nela existe, o mundo e os que nele habitam." Qual é a esfera da soberania de Deus? Tudo. Deus falou o universo, e tudo nele, à existência. Como Criador, Ele tem soberania sobre a Sua criação. Essa é a imagem usada em Romanos 9 quando Paulo se refere ao oleiro e ao seu barro.

Então, precisamos nos perguntar como o livre arbítrio libertário se encaixa com a soberania de Deus. Pode um ser humano, uma criatura, ser autônomo se Deus é soberano? A conclusão óbvia é que o livre arbítrio libertário é incompatível com a soberania de Deus. Considere este trecho do livro de Provérbios: "O coração do homem planeja seu caminho, mas o SENHOR lhe dirige os passos" (Provérbios 16:9). Isso não retrata o homem como um ser autônomo, mas sim como o homem operando dentro dos limites de um Deus soberano.

Consideremos outra passagem do Antigo Testamento: "Lembrai-vos das coisas passadas desde a antiguidade: Que eu sou Deus, e não há outro; eu sou Deus, e não há outro semelhante a mim. Sou eu que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade, as coisas que ainda não sucederam; sou eu que digo: O meu conselho subsistirá, e realizarei toda a minha vontade" (Isaías 46:9-10). Aqui novamente vemos um Deus soberano nos declarando que Ele realizará todos os Seus propósitos. O conceito de livre arbítrio libertário deixa aberta a possibilidade de que o homem possa recusar livremente fazer a vontade de Deus, mas Deus diz que todos os Seus propósitos serão cumpridos.

O homem não é uma "lei para si mesmo". O homem é uma criatura no universo do Criador e, como tal, está sujeito à vontade do Criador. Sugerir o contrário é elevar o homem além de sua estação e trazer Deus para o nível da criatura. Aqueles que defendem o livre arbítrio libertário podem não dizer isso abertamente, mas, logicamente falando, essa é a conclusão que deve ser tirada. Considere um slogan evangelístico popular encontrado em folhetos do evangelho cristão: "Deus vota por você, Satanás vota contra você, mas você tem o voto decisivo." Isso é como funciona a salvação? Deus é apenas um lado de uma luta cósmica com Satanás pelas almas dos homens, que deve recorrer a "táticas de campanha" para atrair eleitores para o céu? Essa visão de Deus é um Deus emasculado que espera desesperadamente que a humanidade utilize seu livre arbítrio para escolhê-lo. Francamente, essa é uma visão um tanto patética de Deus. Se Deus deseja salvar alguém, essa pessoa será salva porque Deus realiza todos os Seus propósitos.

Agora, devemos ter cuidado para não oscilar para a visão (igualmente) não bíblica de que Deus é o Títere divino e nós somos apenas Seus fantoches. Esta é a visão do determinismo rígido em que o homem é reduzido a um autômato fazendo respostas robóticas a situações. A Bíblia apresenta uma terceira opção entre o determinismo rígido e o livre arbítrio libertário, que é a visão chamada compatibilismo ou ,i>determinismo leve. Nesta visão, o homem faz escolhas reais e será responsabilizado por Deus por essas escolhas. As escolhas que o homem faz emanam de seus desejos. Deus concede à criatura uma certa quantidade de liberdade, mas essa liberdade sempre opera dentro dos limites da soberania de Deus.

Agora, ao abraçar essa visão, devemos evitar dois erros. O primeiro é alegar o que é chamado de "conhecimento médio". A doutrina do conhecimento médio ensina que Deus criou um mundo a partir do número infinito de mundos que Ele tinha disponíveis para criar, e Deus escolheu aquele mundo particular em que as criaturas livres tomaram as decisões que realizaram Sua vontade. O segundo erro a evitar é pensar que Deus é de alguma forma um manipulador cósmico que cria situações para que Suas criaturas façam livremente as escolhas que realizam a Sua vontade.

Há duas chaves para entender a vontade humana e como ela se relaciona com a soberania de Deus. A primeira é a queda. Antes da queda, podia-se dizer que o homem tinha uma vontade "livre" na medida em que podia obedecer ou desobedecer a Deus. Depois da queda, a vontade do homem foi corrompida pelo pecado ao ponto de ele perder completamente a capacidade de obedecer a Deus voluntariamente. Isso não significa que o homem não possa obedecer a Deus exteriormente. Ao contrário, o homem não consegue fazer nenhum bem espiritual que seja aceitável para Deus ou que tenha algum mérito salvífico. A Bíblia descreve a vontade do homem como "estando vós mortos nas vossas transgressões e pecados" (Efésios 2:1) ou como "escravos do pecado" (Romanos 6:17). Essas frases descrevem o homem como incapaz e não disposto a se submeter à autoridade soberana de Deus; portanto, quando o homem faz escolhas de acordo com os seus próprios desejos, devemos lembrar que os desejos do homem são depravados e corrompidos e totalmente rebeldes contra Deus.

A segunda chave para harmonizar a vontade "livre" do homem com a soberania de Deus é como Deus realiza Seus desejos. Quando Deus ordena todas as coisas que acontecem (Salmo 33:11; Efésios 1:11), Ele não apenas ordena os fins, mas também os meios. Deus ordena que certas coisas aconteçam e Ele também ordena como elas acontecerão. As escolhas humanas são um dos meios pelos quais Deus realiza a Sua vontade. Para prova disso, basta olhar para o êxodo. Deus diz a Moisés que endurecerá o coração de Faraó para que a glória de Deus na libertação de Israel seja manifestada através dele (Êxodo 4:21). No entanto, à medida que a narrativa continua, vemos que Faraó endurece o seu próprio coração (Êxodo 8:15). A vontade de Deus e a vontade do homem convergem.

Em conclusão, devemos tentar entender o esforço para importar o livre arbítrio libertário nas Escrituras. O raciocínio geralmente é para preservar a autonomia humana porque ela é vista como a chave para a responsabilidade moral. Isso também é feito para preservar a justiça de Deus. Deus não pode ser visto como justo se condenasse aqueles que não podem escolher contra suas vontades depravadas. No entanto, nessas tentativas de preservar a justiça de Deus e a responsabilidade humana, danos são feitos às Escrituras. A Bíblia afirma categoricamente a responsabilidade humana pelo pecado e a justiça de Deus, mas também rejeita claramente o livre arbítrio libertário. A Escritura afirma claramente que 1) Deus é soberano sobre todos os assuntos, incluindo os assuntos do homem; e 2) o homem é responsável por sua rebelião contra um Deus santo. O fato de não conseguirmos harmonizar completamente essas duas verdades bíblicas não deve nos fazer rejeitar nenhuma delas. As coisas parecem impossíveis para nós muitas vezes simplesmente porque não temos a mente de Deus. É verdade que não podemos esperar entender a mente de Deus perfeitamente, como Ele nos lembra: "Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos são os meus caminhos, diz o SENHOR. Porque, assim como o céu é mais alto do que a terra, os meus caminhos são mais altos que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos que os vossos pensamentos" (Isaías 55:8-9). No entanto, mesmo que não possamos compreender plenamente todas as coisas, nossa responsabilidade para com Deus é acreditar em Sua Palavra, obedecê-lo, confiar nele e nos submeter à Sua vontade, quer a compreendamos plenamente ou não.

English



Voltar à página principal em português

O que é o livre arbítrio libertário?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries